Pronto, pelos vistos estão a comer da mão da MS pela primeira vez.
Quanto a essas manchas do Surface Laptop, essa também era uma preocupação que tinha relativamente ao mesmo que infelizmente confirma-se ... mas sabes que isso também depende do tipo de utilizador (há quem transpire mais e menos das mãos - eu sou dos primeiros). O meu MacBook Pro com pouco mais de 1 ano de uso começou a ter o alumínio "comido" nas mesmas zonas e não deixa de ser um "glorificado" (usando as tuas palavras) MacBook Pro - procura por "MacBook Pro Pitting".
Dou de barato e concordo com a péssima reacção da MS (o que revela amadorismo tremendo por parte de alguém que já leva anos disto), mas não engulo este Bashing e tentativa de passar a ideia que afinal a linha Surface é uma porcaria (não são perfeitos, tal como nenhum produto é). De uma forma resumida: "Nem 8, nem 80".
Contudo, acaba por ser normal quando há Hype relativamente a algo - há uma corrida desmesurada para encontrar problemas ... da mesma forma que houve uma festa com os iPhones que dobravam, etc, etc, e etc.
P.S: Não estou a ser defensivo, nem sequer a negar problemas (o amigo Panay não me paga nem sequer tenho acções da Microsoft), falo apenas como mero apreciador da linha em questão (e até tenho um exemplar em casa).
Olhando para trás acho que se percebe que o WM (insira o nome correcto conforme a altura) nunca foi concorrente a nada. Nunca houve interesse no mercado e os sítios onde chegou a ter algum ms até acho que se deveu mais ao nome da Nokia que outra coisa.
Só o modelo da Apple é que funciona com marketshares baixas (e não são particularmente baixas).
Concordo que sempre faltou interesse do mercado (mesmo nos melhores momentos do WP, a Microsoft tinha que "implorar" pelo suporte 3rd Party), mas penso que mal ao bem conquistou algum espaço e teve méritos (o de fornecer uma alternativa estável e fluída a preços competitivos, de trazer para a Indústria conceitos e ideias que mais tarde ou mais cedo foram adoptadas pelos adversários, e ser uma referência em algumas coisas do mundo Mobile - fotografia por exemplo).
Quanto ao modelo da Apple, o MarketShare é baixo (tanto em Desktops como em Smartphones perdem significativamente para os adversários que lideram os respectivos mercados) mas tem uma fusão perfeita de Hardware/Software, é extremamente forte em UX e, por fim, representa um ideal elitista (status) que leva pessoas a gastar demasiado para aquilo que são as suas reais necessidades - não estou a dizer que não há motivos para comprar iDevices, não confundir se faz favor.
Tem o seu espaço mais que conquistado e não necessita de liderar para se manter de pedra e cal (como a Nintendo no mundo dos Videojogos).
Também tenho essa percepção, o Surface é muito popular em empresas, há pessoas que têm e adoram e muita gente gostava de ter. Não é popular como tablet mas sim como portátil muito portátil.
Conheço Devs (alguns trabalham na Microsoft) e os Surface são a ferramenta de eleição para Visual Studio e outras ferramentas com uma vertente extremamente profissional. Eu nunca olhei para os Surface como Tablets que podiam ser Portáteis, mas sim como Portáteis que podiam ser Tablets se é que me percebes
Um dia adorava ter um (o Surface 4 que está em casa é da esposa e só da esposa), mas antes de tomar qualquer tipo de decisão nesse campo adorava experimentar um Surface Book (rezar que um dia cheguem às lojas Portuguesas).