Conversa da treta sobre o Windows Phone

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Pelo contrário. Parece-me louvável que em 2 anos 75% dos aparelhos não devolvam um único problema. Melhor que isso parece-me difícil, quer estejamos a falar de Tablets, telemóveis, carros motas etc....

Isto é a sério? 75% de reliability em 2 anos não é mau, é péssimo. Sinceramente o que leio por aqui já excede o ridículo.

Tal métrica apresenta enormes custos para a marca, seja em confiança na mesma pelos clientes seja em suporte que invariavelmente terá que entrar em cena e que envolve custos adicionais. Depois temos ainda a métrica de devoluções, que no Surface Book só em termos de reliability issues teve 16%. Por comparação, a Apple no iPad tem unicamente 2% de devoluções.
 
1 drain de bateria = 1 problema. Em 24 meses surgir um drain é grave? Não me parece pelo que vou lendo por aqui
1 aquecimento=1 problema. Em 24 meses um aquecimento é grave? Tb n me parece exactamente pela mesma razão. i7's sem ventoinhas... não há milagres, mas...

Já os 16% de devoluções parecem-me merecer outro tipo de análise e não estavam referidos nos artigos postados.
De qq formar creio que temos dispositivos ainda mais recentes com uma taxa de devolução superior ( por ex. sam s8)
 
1 drain de bateria = 1 problema. Em 24 meses surgir um drain é grave? Não me parece pelo que vou lendo por aqui
1 aquecimento=1 problema. Em 24 meses um aquecimento é grave? Tb n me parece exactamente pela mesma razão. i7's sem ventoinhas... não há milagres, mas...

A Consumer Reports refere especificamente "two-year breakage rates of 25 percent", breakage não é um termo aplicado a um simples problema ocasional mas a algo mais sério que impossibilita regularmente a utilização do equipamento ou que afecta fortemente a sua fiabilidade.

Já os 16% de devoluções parecem-me merecer outro tipo de análise e não estavam referidos nos artigos postados.
De qq formar creio que temos dispositivos ainda mais recentes com uma taxa de devolução superior ( por ex. sam s8)

É que nem te dás ao trabalho de ler(último paragrafo do artigo):
https://mspoweruser.com/claim-bad-drivers-killing-hardware-innovation-microsoft-lying/
the detachable Surface Book, which had a 16% return rate due to reliability issues
 
Mais uma barraca na linha consumer.
Parece afinal a linha surface nao é o mar de rosas que pintam por aqui.
Apos relatório negativo da consumer reports a MS responsabiliza a intel e maus drivers pelos problemas.

https://mspoweruser.com/consumer-re...urface-recommendation-due-reliability-issues/
https://mspoweruser.com/claim-bad-drivers-killing-hardware-innovation-microsoft-lying/
Estás a confundir tópicos, a Microsoft não culpou a Intel pelo report da Consumer Reports.

É melhor ir direto à fonte que ler as coisas por terceiros:
https://www.thurrott.com/mobile/mic...saying-internally-surface-quality-reliability

A Microsoft no final de 2015 culpou a Intel por alguns problemas no Surface Book e no Pro 4:

Multiple senior Microsoft officials told me at the time that the issues were all Intel’s fault, and that the microprocessor giant had delivered its buggiest-ever product in the “Skylake” generation chipsets. Microsoft, first out of the gate with Skylake chips, thus got caught up by this unreliability, leading to a falling out with Intel.

Mas a história não era realidade:

Since then, however, another trusted source at Microsoft has provided with a different take on this story. Microsoft, I’m told, fabricated the story about Intel being at fault. The real problem was Surface-specific custom drivers and settings that the Microsoft hardware team cooked up.

Isto aparentemente aconteceu porque a Microsoft apressou os lançamentos desses dois modelos.
Agora está a ser mais cautelosa:

But the net result was that Microsoft had to push out some existing designs quickly to get ahead of the reliability issues. The result was Surface Laptop, an uninspiring product whose origin is years old (Julie Larson-Green was still working at that part of Microsoft at the time), and the new Surface Pro, which is obviously just a minor update. More forward-leaning products like a new Surface Hub, code-named Aruba, and a mobile device code-named Andromeda, were pushed back, in the former’s case to 2019.

De referir que o famoso projeto Andromeda foi adiado para 2019 exatemente por causa disso.

De qualquer forma, aqui está um gráfico interno que o Thurrott obteu com a percentagem de devoluções do Surface (numa janela de 90 dias):

90-day-return-rate-1024x576.jpg



Um resumo:
So here are the key takeaways. The facts, if you will, that we can squeeze out of this communication.

One, that the Consumer Reports findings are largely skewed by Surface Book and Surface Pro 4 devices, which Microsoft’s internal data proves suffered from massive reliability issues over a long period of time.

Two, that Microsoft’s internal data shows that it essentially fixed those products.

Three, that subsequent Surface devices launched in far more reliable states. (This may explain why the firm has ignored USB-C/Thunderbolt 3, by the way.)

Four, that Surface customers—whatever the reason—are very happy with their purchases. (With the understanding that there is less correlation, I believe, between product reliability and customer satisfaction with premium products.)

And five, that Microsoft is determined to tell its story and to reassure its customers that it is serious about providing an excellent and high-quality experience to all Surface customers.

Put simply, Microsoft Surface has had some reliability issues. And Microsoft believes it has turned the corner on those issues.

O resultado é este, pela primeira vez a The Verge não elegeu um MacBook como primeiro nos portáteis recomendados:

THE BEST LAPTOP YOU CAN BUY RIGHT NOW (2017)
https://www.theverge.com/2017/8/4/1...icrosoft-windows-apple-macbook-hp-dell-lenovo

Escolheu o Surface Laptop.
 
Ver a plataforma Windows/PC reduzir-se á insignificância é cada vez mais uma realidade.
Num mundo com o foco na mobilidade parece-me insuficiente limitarem-se a oferecer para todas as plataformas os seus serviços para uma empresa da dimensão da MS.

Como o teu vizinho existem outros tantos milhares, que fazem cursos e teses em devices móveis não MS.
Algo impensável há 10 anos, em que o PC+WORD era única ferramenta com qualidade para esta função.

Perante tal incapacidade de resposta ás exigências do novo consumer market, foi encontrada a escapatória do Enterprise que lhes preenche as medidas em termos monetários, time to market longos.

A Microsoft acabou por contribuir significativamente para as melhorias a nível de produtividade do Android e iOS, trazendo o Office para todos.

Atenção, eu sou a favor desta independência de plataforma (acima de tudo em Software 3rd Party, o que não é o caso), mas a forma como foi feita e para quem foi feito funcionou como um tiro no próprio pé. Claro que faz sentido trazer o Office para os locais onde estão os consumidores, mas o problema foi cometido antes, ter-se permitido perder de tal forma grosseira o Consumer Market o que os "obriga" a estar presentes em força no Android/iOS.

Contudo, a situação ainda era recuperável ... mas fizeram tudo aquilo que não podiam ter feito (abandonar o mercado Mobile e paralelamente matar a sua plataforma de desenvolvimento - uma vez que é o mercado Mobile que de momento é o catalisador do desenvolvimento de Software). O plano podia ser o W10 ARM, mas isso não impedia de manter o W10M bem vivo e beneficiava todo o ecossistema.

Seremos nós que estamos a ser alarmistas ou não há ninguém dentro da MS que veja o mesmo?

Mais uma barraca na linha consumer.
Parece afinal a linha surface nao é o mar de rosas que pintam por aqui.
Apos relatório negativo da consumer reports a MS responsabiliza a intel e maus drivers pelos problemas.

https://mspoweruser.com/consumer-re...urface-recommendation-due-reliability-issues/
https://mspoweruser.com/claim-bad-drivers-killing-hardware-innovation-microsoft-lying/

Relativamente a isto, vai com calma ...

Não é porque uma entidade, seja ela qual for, coloca em causa da qualidade da linha Surface que de repente vou mudar a percepção e experiência que tenho com algo. Agradeço os apontamentos e as estatísticas, mas para mim a linha Surface continua a ser um mar de rosas (o S4 da minha esposa continua a portar-se lindamente e confere uma versatilidade notável), além de serem um prazer de Look & Feel (quando vou a uma loja é sempre um gosto brincar com um).

Não estou a desvalorizar um número significativo de problemas, mas não vou a partir de agora pensar "Surface é m€rd@" ou não ficar ansioso perante qualquer produto feito pelo Panay e companhia.

Contudo, a reacção da Microsoft é toda ela errada e reforça a negatividade da notícia.

Escolheu o Surface Laptop.

Antes de mais, Parabéns pela análise/esclarecimento.

Quanto ao Surface Laptop, é uma "delícia" mexer num. Pena não ter a versatilidade dos Surface (remoção do teclado) o que coloca em causa a necessidade/utilidade do Touch Screen.
 
A unica vez que ouvi falar no consumer reports foi por causa da bateria dos macbooks ha uns meses atras. É uma fonte que desconheco e nunca me baseie para a compra de um equipamento.
Mas se a MS está a fazer este ruido todo em torno disto, é porque é uma fonte com a qual se importa.

Relativamente á linha surface e os problemas de hardware, por acaso ja tinha lido comentarios nos ultimos anos de pessoal que ja ia no terceiro ou no quarto surface, problemas nas dock dos book, screen bleeding, baterias a inchar e a descolar ecras, muitos bugs de software, eram coisas comuns de ler.
Mas nunca tinha visto estes dados como foram revelados agora.

O Surface Laptop como é o que "menos inventa" é capaz de ser o menos problematico. Agora so o tempo dirá como a alcantara aguentara.

Peco desculpa ao @LSDigital por ter interpretado erradamente o seu post.
 
todagente sabe q esses gajos são fans da apple, para recomendarem um surface é pk se renderam.
para mim, enquanto for clara a sua preferência cega pela apple, valem o q valem.
curiosamente isto até pode ser o inicio de uma mudança de opinião da minha parte. mas mantenho a minha opinião antiga sobre o passado.
 
A Microsoft acabou por contribuir significativamente para as melhorias a nível de produtividade do Android e iOS, trazendo o Office para todos.

Atenção, eu sou a favor desta independência de plataforma (acima de tudo em Software 3rd Party, o que não é o caso), mas a forma como foi feita e para quem foi feito funcionou como um tiro no próprio pé. Claro que faz sentido trazer o Office para os locais onde estão os consumidores, mas o problema foi cometido antes, ter-se permitido perder de tal forma grosseira o Consumer Market o que os "obriga" a estar presentes em força no Android/iOS.

Contudo, a situação ainda era recuperável ... mas fizeram tudo aquilo que não podiam ter feito (abandonar o mercado Mobile e paralelamente matar a sua plataforma de desenvolvimento - uma vez que é o mercado Mobile que de momento é o catalisador do desenvolvimento de Software). O plano podia ser o W10 ARM, mas isso não impedia de manter o W10M bem vivo e beneficiava todo o ecossistema.

Seremos nós que estamos a ser alarmistas ou não há ninguém dentro da MS que veja o mesmo?
Olhando para trás acho que se percebe que o WM (insira o nome correcto conforme a altura) nunca foi concorrente a nada. Nunca houve interesse no mercado e os sítios onde chegou a ter algum ms até acho que se deveu mais ao nome da Nokia que outra coisa.
Só o modelo da Apple é que funciona com marketshares baixas (e não são particularmente baixas).


Relativamente a isto, vai com calma ...

Não é porque uma entidade, seja ela qual for, coloca em causa da qualidade da linha Surface que de repente vou mudar a percepção e experiência que tenho com algo. Agradeço os apontamentos e as estatísticas, mas para mim a linha Surface continua a ser um mar de rosas (o S4 da minha esposa continua a portar-se lindamente e confere uma versatilidade notável), além de serem um prazer de Look & Feel (quando vou a uma loja é sempre um gosto brincar com um).

Não estou a desvalorizar um número significativo de problemas, mas não vou a partir de agora pensar "Surface é m€rd@" ou não ficar ansioso perante qualquer produto feito pelo Panay e companhia.

Contudo, a reacção da Microsoft é toda ela errada e reforça a negatividade da notícia.



Antes de mais, Parabéns pela análise/esclarecimento.

Quanto ao Surface Laptop, é uma "delícia" mexer num. Pena não ter a versatilidade dos Surface (remoção do teclado) o que coloca em causa a necessidade/utilidade do Touch Screen.
Também tenho essa percepção, o Surface é muito popular em empresas, há pessoas que têm e adoram e muita gente gostava de ter. Não é popular como tablet mas sim como portátil muito portátil.
 
Estás a confundir tópicos, a Microsoft não culpou a Intel pelo report da Consumer Reports.

É melhor ir direto à fonte que ler as coisas por terceiros:
https://www.thurrott.com/mobile/mic...saying-internally-surface-quality-reliability

(...)

De qualquer forma, aqui está um gráfico interno que o Thurrott obteu com a percentagem de devoluções do Surface (numa janela de 90 dias):
https://www.thurrott.com/wp-content/uploads/2017/08/90-day-return-rate-1024x576.jpg

O resultado é este, pela primeira vez a The Verge não elegeu um MacBook como primeiro nos portáteis recomendados:

THE BEST LAPTOP YOU CAN BUY RIGHT NOW (2017)
https://www.theverge.com/2017/8/4/1...icrosoft-windows-apple-macbook-hp-dell-lenovo

Escolheu o Surface Laptop.

O relatório da Consumer Reports baseou-se em inquéritos aos utilizadores, não a estatísticas que aparecem estrategicamente à superfície para melhorar a imagem de um produto em jeito de damage control(não há referencias a se os return rates são globais ou unicamente os tidos por falha verificável, e se os números dizem respeito a vendas em brick and mortar e online dos retalhistas que comercializam o produto ou só unicamente nas Microsoft Store[onde o suporte é onsite o que tende a minimizar os returns]).

Pior, a MS ao se desculpabilizar acusa o consumidor. Disparam em todos os sentidos menos o deles, a culpa dos problemas no Surface 4 passa pela Intel, depois no Surface Book pela nVidia, agora nos Consumer Reports pelos consumidores. A Apple teve o famoso "you are holding it wrong" aquando do antennagate, mas ao menos não andou a varrer o problema para debaixo do tapete de um fornecedor de componentes qualquer:

Forgive me, but I’m about to invoke Apple here, twice. Back in 2010 Apple had just released the iPhone 4. Much like Microsoft’s Surfaces were – and still are – reviewers and users as a collective group loved them and were immensely satisfied by them. The device was a marvel of engineering and pleasing to the touch and gaze. One small problem though, due to a design flaw, some iPhone 4s had issues connecting to network towers, this was the event known as “antenna-gate”.

Not only did Apple investigate, but they penned a transparent open letter to their customers, stating “We have gone back to our labs and retested everything, and the results are the same— the iPhone 4’s wireless performance is the best we have ever shipped. For the vast majority of users who have not been troubled by this issue, this software update will only make your bars more accurate. For those who have had concerns, we apologize for any anxiety we may have caused.”

Late last year, Apple also had a brush with consumer reports. In a review of the MacBook Pro, Consumer reports kept hitting lower battery runtime than promised. Much like in Microsoft’s case, supporting blogs were posted from reviewers who had tested the same device, and Apple took umbrage with the result. Working with Consumer Reports, the firm identified the issue at hand which caused C.R to receive such low results and resolved it. Consumer Reports updated their review, Apple was happy, Apple fans and bloggers were happy, a bug was squashed in MacOS, and everyone lived happily ever after.

It really shouldn’t be rocket science. Is there a reliability issue with your expensive product? Apologize for it and fix it. Did Consumer Reports hurt your feelings? Work with them to see how you can improve.

Já o glorificado Surface Laptop, recebeu a avaliação mais baixa da iFixit alguma vez dada a um equipamento em termos de reparação, onde é imperatório danificar fisicamente e irremediavelmente o equipamento para tarefas tão simples como aspirar o pó da fan de refrigeração. Não obstante, têm surgido casos a relatar a fantástica higiene proporcionada, bem como a enorme longevidade e valor no mercado de usados de um laptop com um palmrest em tecido poliéster impossível de substituir. Uma verdadeira maravilha da engenharia:
ScWld9p.jpg


E claro, uma enorme recomendação de essa mui respeitável e admirada instituição que é a Verge(comem da mão que dá mais, sempre foi assim).
 
Pronto, pelos vistos estão a comer da mão da MS pela primeira vez.

Quanto a essas manchas do Surface Laptop, essa também era uma preocupação que tinha relativamente ao mesmo que infelizmente confirma-se ... mas sabes que isso também depende do tipo de utilizador (há quem transpire mais e menos das mãos - eu sou dos primeiros). O meu MacBook Pro com pouco mais de 1 ano de uso começou a ter o alumínio "comido" nas mesmas zonas e não deixa de ser um "glorificado" (usando as tuas palavras) MacBook Pro - procura por "MacBook Pro Pitting".

Dou de barato e concordo com a péssima reacção da MS (o que revela amadorismo tremendo por parte de alguém que já leva anos disto), mas não engulo este Bashing e tentativa de passar a ideia que afinal a linha Surface é uma porcaria (não são perfeitos, tal como nenhum produto é). De uma forma resumida: "Nem 8, nem 80".

Contudo, acaba por ser normal quando há Hype relativamente a algo - há uma corrida desmesurada para encontrar problemas ... da mesma forma que houve uma festa com os iPhones que dobravam, etc, etc, e etc.

P.S: Não estou a ser defensivo, nem sequer a negar problemas (o amigo Panay não me paga nem sequer tenho acções da Microsoft), falo apenas como mero apreciador da linha em questão (e até tenho um exemplar em casa).

Olhando para trás acho que se percebe que o WM (insira o nome correcto conforme a altura) nunca foi concorrente a nada. Nunca houve interesse no mercado e os sítios onde chegou a ter algum ms até acho que se deveu mais ao nome da Nokia que outra coisa.
Só o modelo da Apple é que funciona com marketshares baixas (e não são particularmente baixas).

Concordo que sempre faltou interesse do mercado (mesmo nos melhores momentos do WP, a Microsoft tinha que "implorar" pelo suporte 3rd Party), mas penso que mal ao bem conquistou algum espaço e teve méritos (o de fornecer uma alternativa estável e fluída a preços competitivos, de trazer para a Indústria conceitos e ideias que mais tarde ou mais cedo foram adoptadas pelos adversários, e ser uma referência em algumas coisas do mundo Mobile - fotografia por exemplo).

Quanto ao modelo da Apple, o MarketShare é baixo (tanto em Desktops como em Smartphones perdem significativamente para os adversários que lideram os respectivos mercados) mas tem uma fusão perfeita de Hardware/Software, é extremamente forte em UX e, por fim, representa um ideal elitista (status) que leva pessoas a gastar demasiado para aquilo que são as suas reais necessidades - não estou a dizer que não há motivos para comprar iDevices, não confundir se faz favor.

Tem o seu espaço mais que conquistado e não necessita de liderar para se manter de pedra e cal (como a Nintendo no mundo dos Videojogos).

Também tenho essa percepção, o Surface é muito popular em empresas, há pessoas que têm e adoram e muita gente gostava de ter. Não é popular como tablet mas sim como portátil muito portátil.

Conheço Devs (alguns trabalham na Microsoft) e os Surface são a ferramenta de eleição para Visual Studio e outras ferramentas com uma vertente extremamente profissional. Eu nunca olhei para os Surface como Tablets que podiam ser Portáteis, mas sim como Portáteis que podiam ser Tablets se é que me percebes ;)

Um dia adorava ter um (o Surface 4 que está em casa é da esposa e só da esposa), mas antes de tomar qualquer tipo de decisão nesse campo adorava experimentar um Surface Book (rezar que um dia cheguem às lojas Portuguesas).
 
Última edição:
Pronto, pelos vistos estão a comer da mão da MS pela primeira vez.

Quanto a essas manchas do Surface Laptop, essa também era uma preocupação que tinha relativamente ao mesmo que infelizmente confirma-se ... mas sabes que isso também depende do tipo de utilizador (há quem transpire mais e menos das mãos - eu sou dos primeiros). O meu MacBook Pro com pouco mais de 1 ano de uso começou a ter o alumínio "comido" nas mesmas zonas e não deixa de ser um "glorificado" (usando as tuas palavras) MacBook Pro - procura por "MacBook Pro Pitting".

Já comeram imenso da mão da Apple ao ponto de chegarem ao ridículo e serem chacota na indústria. Há que mudar de ares para manter o interesse dos leitores(o Verge nunca foi o andro preferido dos fanboys da Apple, para isso temos o 9to5 e o MRumors), que também vão mudando de modas e opiniões.

Só mesmo na mente daqueles iluminados(com enormes exemplos de "iluminação" recentes) é que faz sentido colocar um material poroso numa superfície de enorme contacto e desgaste físico. O marketing lá convenceu alguns papalvos...

Quanto à corrosão no alumínio, conheci alguns casos em modelos mais antigos(MBP 2009 e anteriores), curiosamente de pessoas com hipersudorese(inclusive a minha esposa). Neste momento ela tem um MBPr de 2013(early), usado por ela diariamente de modo intensivo(usa-o no trabalho[+Apple Cinema LCD] e casa) desde Maio de 2013 até Maio deste ano(substituído por um MBPr 2016), e está assim:
MBPrPlmrst.jpg


Dou de barato e concordo com a péssima reacção da MS (o que revela amadorismo tremendo por parte de alguém que já leva anos disto), mas não engulo este Bashing e tentativa de passar a ideia que afinal a linha Surface é uma porcaria (não são perfeitos, tal como nenhum produto é). De uma forma resumida: "Nem 8, nem 80".

Contudo, acaba por ser normal quando há Hype relativamente a algo - há uma corrida desmesurada para encontrar problemas ... da mesma forma que houve uma festa com os iPhones que dobravam, etc, etc, e etc.

P.S: Não estou a ser defensivo, nem sequer a negar problemas (o amigo Panay não me paga nem sequer tenho acções da Microsoft), falo apenas como mero apreciador da linha em questão (e até tenho um exemplar em casa).

O problema é mesmo esse, o de a Microsoft focar-se como vitima disto tudo(apontam em todas as direcções menos para eles próprios) em vez de apresentar um comunicado aberto aos clientes e à press a frisar que vão trabalhar com os parceiros(CR) sobre as concerns dos clientes de modo a fazer mais e melhor. O que fica nisto tudo é que a MS não passa de um bando de whiners que arranjam desculpas falsas(Skylake) e que atiram sob tudo e todos inclusive consumidores, em vez de pedirem desculpa aos clientes afectados e prometerem corrigir os problemas para ontem.

Basicamente resume-se:
It really shouldn’t be rocket science. Is there a reliability issue with your expensive product? Apologize for it and fix it. Did Consumer Reports hurt your feelings? Work with them to see how you can improve.
 
O problema da MS é mais ter muita gente a falar quando deviam ter um porta-voz e pronto. Muitas vezes é alguém q responde "a quente" e nao representa a opinião da empresa. Infelizmente n é só com ela...
 
Mais uma barraca na linha consumer.
Parece afinal a linha surface nao é o mar de rosas que pintam por aqui.
Apos relatório negativo da consumer reports a MS responsabiliza a intel e maus drivers pelos problemas.

https://mspoweruser.com/consumer-re...urface-recommendation-due-reliability-issues/
https://mspoweruser.com/claim-bad-drivers-killing-hardware-innovation-microsoft-lying/

Bem, não é de admirar, o meu asus já mandei 3 baterias para o caixote do lixo, pelos belos e abençoados drivers da intel.

Basicamente o Intel MEI (Management Engine Interface) e associados que fazem a gestão do chipset na questão de energia, suspensão e encerrar.
Por default, com os que vêm pelo W.Update fazem com que o PC quando se manda encerrar, entra em modo Limbo, levando a bateria até à morte, ou seja ele não se desliga totalmente, fica desligado, mas as fans continuam a trabalhar ao de leve e o HDD também, mas tudo o resto desliga.

Para reiniciar, faz um Full Shutdown primeiro, que até se ouve o disco a estalar.
E a suspensão e hibernação, simplesmente reincia.
Procurando no site da asus ou da intel pelas drivers mais recentes, não existem.

Perfeito.
Solução? Um gajo qualquer chamado Ivan que tem o website no ar com tudo o que existe de atualizado para os portateis da asus.
Ou isso ou ir buscar a outras marcas como HP que também dispõe atualizado e fica tudo a trabalhar decentemente
Mas o site da intel ou a ASUS? Ahh não .. não há nada de atualizado para ninguém.
 
O problema da MS é mais ter muita gente a falar quando deviam ter um porta-voz e pronto. Muitas vezes é alguém q responde "a quente" e nao representa a opinião da empresa. Infelizmente n é só com ela...

É dificil ter uma opinião única e clara quando a estratégia é atirar barro à parede e ver o que pega.
 
Ontem estava na IP3 e precisava de ir a Mortágua. A minha filha com o seu Google Mapas mandou-me para um caminho florestal e depois o GPS baralhou-se e não saia dali. Vi um carro espanhol tb no mesmo sitio a fazer inversão de marcha. Devia ser uma outra "vitima". Peguei no meu Mapas e pus a indicação que queria e "voila". Cheguei ao sitio num instante e sem problemas. Mais uma vez se prova que o Mapas não é tão mau assim.
 
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