Conversa da treta sobre o Windows Phone

Status
Fechado a novas mensagens.
Neste caso foi ficheiros do OneDrive. Mas poderia apenas ser fotos no Onedrive

No PCa pesquisa da app fotografias considero fabulosa e as funções de partilha idem tal como no telemóvel
 
(...)

Portanto nem tem sido só a MS a ser gerida por mentecaptos com tiques de pseudo politiquice, armados em esquerda caviar salvadores das minorias e oprimidos(sim, estamos a falar de CEOs de empresas de soft/hardware). Kumbaya que tudo se irá resolver...

Com o mal dos outros posso eu bem, e ao contrário do que possa parecer não fico propriamente feliz com as falhas da Apple (confesso que dá-me algum gozo por causa da típica soberba dos adeptos da marca que conheço, mas não passa disso).

Quanto aos Cucks Lda. o Nutella anda com demasiado tempo livre o que não bate certo com a posição frágil em que está a colocar o principal produto da empresa. Talvez se julgue um Deus com os resultados do Azure, mas cada vez mais me parece que tais resultados iriam acontecer naturalmente.


Obviamente falava e sempre falei no âmbito da App de Fotografias que para todos os efeitos foi criada para ser o principal Hub de Fotos e Vídeos do Windows.

É irrelevante que tal funcionalidade de pesquisa exista no OneDrive, aliás, é mais um exemplo do amadorismo que reina para aqueles lados. A App de Fotografias deveria assumir o papel principal de Hub daquele tipo de conteúdo e deveria ter nela as funcionalidades de pesquisa do OneDrive, assim como muitas outras funcionalidades desde a simples agregação de Fotos/Vídeos provenientes de outros serviços (curiosamente a primeira versão da App de Fotografias do Windows 8 em PC's tinha esta capacidade onde dava para por exemplo adicionar a conta do Flickr) até à catalogação automática das Fotos/Vídeos captados.

Mas mesmo assumindo que a funcionalidade de pesquisa no OneDrive é suficiente, qual o Use Case para o cenário que tenho actualmente: o cartão de 64Gb quase cheio com a sincronização no OneDrive desactivada (60Gb de material no armazenamento local)?! Não há solução ... sou obrigado a fazer Upload das Fotos e Vídeos para o OneDrive para só depois poder usar a pesquisa inteligente.

Tudo isto nem era tão triste se as adversárias não fizessem tais coisas ... mas porra, azares dos azares até o fazem ...

Relembro, estamos em 2017 e a App Fotografias continua igual ao que era quando foi lançada (aliás, tem menos funcionalidades que a sua irmã mais velha presente inicialmente no Windows 8 - pelo menos esta tinha agregação a outros Serviços). Quem é o Gestor de Produto da App Fotografias?! Existe alguém?! Qual o RoadMap?! Quem o decide?!

É uma falta de visão, de ambição, de intercomunicação, de tudo! A Microsoft parece fragmentada por dentro onde em vez de estarem todos os departamentos interligados e prontos a criar sinergias entre eles através da partilha de conhecimento e soluções tecnológicas andam cada um fechado no seu próprio mundo como se de um grupo de autistas se tratassem.

Só assim se explica o facto da Cortana não ser mais do que é quando têm isto, ou a App Fotografias não ser Powered by AI quando têm isto, isto, e isto, etc. Parecem um grupo de gajos de costas voltadas uns para os outros a ser geridos por pessoal sem ambição, sem competências, sem porra nenhuma.
 
Só assim se explica o facto da Cortana não ser mais do que é quando têm isto
Se é Luis é bom, venha ele :p

não ser Powered by AI quando têm isto
Parece-me estar presente na versão PC. A partir daí posso personalizar de forma fácil , prática e rápida os meus álbuns de pessoas e poder localizar-los em segundos no telemóvel.
Mas não é só o reconhecimento facial que está espectacular. Localização de objectos, carros, barcos etc também estão. Até me indica as fotos onde houve uma caminhada. Ou seja, neste campo, penso que a imaginação é o limite

Sem dúvida que seria uma mais valia. Pode ser que venha nas próximas versões.

Parece-me uma versão evoluída das informações de ficheiro já existentes com resultados à moda do insta
 
Reconheço que faz falta a função de pesquisa na app fotografias no w10m.
No entanto para mim e penso que para a maioria das pessoas isso acaba por ser um não problema.
Uma pessoa quer a câmara do telemóvel para bater umas "chapas" de ocasião e eventualmente mostrar aos amigos como ficaram

Certamente não conseguirias pesquisar no telemóvel todas as fotos que tens nos teus 4 cartõesSD.
Seria mais eficaz pesquisar o teu carro na nuvem
Há sempre uma forma de matar coelhos em w10m
y4mXd-FHbYbTdERf18HgOz7l94A9uucERi3tum84CdpNkCQmqkSw7uK-6nwqvsz9LaDL9LkA0pjFDV6rZoGsM8AlBQS5C-r8D6g3PVwQKw8oIAfS1FjEJ7SEORBtHzLy_rhQDKkFgtX6RfP8mdqzCaZBBJFLvZQk4AeFLozSdJYS4BJftXxn9Tn9qQ_WwDDoMlZYYoFUq7EpocDkrG5M2jF3g


Acho espectacular a app fotografias. Se me apetecer organizo rapidamente no PC no todas as fotos em álbuns facilmente consultáveis no telemóvel da minha colecção de Videojogos para mostrar a um amigo, as fotos que tirei no local X que visitei há dois meses, as fotos do meu Carro ou as da Tia Marília. Isto se fizer muita questão de poder mostrá-las a toda a hora no telemóvel.

Conheço minimamente as opções Google Fotos e Fotografias da Apple e parecem-me trabalho de amadores quando as comparo com a App fotografias da Microsoft.
Amadores, portanto...... Enquanto faço uma pesquisa de chacha dentro da APP da Google, tu tens de ir ao PC ou ao onedrive para encontrar o que queres.
Mas a Google e a Apple e que são amadores.
Tão amadores que faço um print e ele aparece logo na galeria quando o que não falta são relatos por aí de pessoal que tira uma foto, faz download de uma imagem ou faz um print e demora as vezes uma horita para conseguir partilha lá em w10m. Mas a Google e a Apple e que são amadores. [emoji23] [emoji108]
b2c3944bd8fefdc31925df41e4e72d0d.jpg
db01a67f5711b1a1efc0d77524e3bc1f.jpg
 
Parece-me estar presente na versão PC. A partir daí posso personalizar de forma fácil , prática e rápida os meus álbuns de pessoas e poder localizar-los em segundos no telemóvel.
Mas não é só o reconhecimento facial que está espectacular. Localização de objectos, carros, barcos etc também estão. Até me indica as fotos onde houve uma caminhada. Ou seja, neste campo, penso que a imaginação é o limite
Continuo sem perceber como fazes isso. Já dei volta a app de fotos do 10, 10 mobile e onedrive.

EDIT: Afinal já descobri. Só mesmo abrindo o onedrive pela net. A minha biblioteca de fotos não cabe toda no onedrive
 
Em termos de georreferenciação das imagens têm esta app https://www.microsoft.com/pt-pt/store/p/geophoto/9wzdncrfj0f2

É uma app bonita e podemos ver onde tiramos as fotos. Na falta de melhor é uma das maneiras de ter acesso rápido às fotos de uma determinada localização e com algumas features. Permite localizar a foto, obter as coordenadas, navegar automaticamente até ao local onde foi tirada a foto, partilhar, todas as informações da foto, slide show, live tile
ORUmLkj.jpg

iGNJXWj.jpg

84RLZ0H.jpg

t9EABlL.jpg

TjJg5Ao.jpg

PWwRtUl.jpg

fer8T6e.jpg



-------

Está a chegar a hora pessoal, é uma questão de tempo até termos um 6 polegadas no bolso e full windows. Agora é que é, ou talvez para o ano, quem sabe em 2020:victory:
Windows 10 on ARM bits show up on Microsoft servers

https://mspoweruser.com/windows-10-on-arm-bits-show-up-on-microsoft-servers/

:D
 
Última edição:
Eu cada vez percebo menos o mundo do W10, entao a app fotografias do pc nao é supostamente a mesmo do w10m? Ou pelo menos supostamente nao deveria ser a mesma, não e essa a finalidade das uwp? Rodar em tudo que seja w10?
Ja se fala em w10Arm assim com tanta certeza, quando ainda nao vimos nada? W10m ja é para esquecer e venha o w10arm, e ja é esse que conta? Alguem tem algum dispositivo para haverem essas certezas todas? Nao é melhor mudar o nome do topico para Conversa da treta sobre w10Arm, ja que o windows phone e w10m ja nao contam?
Obrigado a quem me puder elucidar. :msmiley1:
o q a malta n percebe é q o win32 ainda tem mais features q são programadas de forma mais fácil/rápida do q UWP e como já n vale a pena mexer na app de um SO abandonado, é deixar andar...
w10m já há qualquer coisa (para n falar dos demos q já vimos) mas já li q vão adiar a saída para n ser outro w10m.
Já tem ... são os equipamentos que os acompanham diariamente.

Ninguém vai sacar de um capacete na rua para ter informação AR sobreposta no espaço em que se encontra, mas muitos vão fazer isso com os seus Smartphones (faziam no WP8 com aquela App da Nokia). Até chegarmos ao ponto de ter um HoloLens portátil e suficientemente "natural" de usar vão demorar imensos anos ... mais rapidamente vais ter as grandes marcas de óculos a desenvolver Smartglasses que comunicam com Smartphones Android/Apple (como os SmartWatches, Bands e afins) ou parcerias entre os mesmos que obviamente não irão abordar a MS (consequência normal da ausência do Consumer Market).

---ng vai sacar capacetes, vão usar óculos, ainda q um pouco mais volumosos q os atuais óculos de sol/leitura. e n vão ser "sacados", vão ser como uma peça de roupa q vestes ao acordar e tiras ao deitar. duvido q tenhamos de esperar assim tanto...---

Não é uma questão de contar ou não, é uma questão de se tratar de uma UWP que sendo bem feita tem que abordar obrigatoriamente os diversos tamanhos de janela/ecrã cujo custo de a lançar para W10M era zero.

Não ganham nada em simplesmente matar o W10M antes de ter o WoARM cá fora, e paralelamente nem sequer estão a aproveitar a própria plataforma de desenvolvimento aplicacional. Depois, o WoARM não é o D. Sebastião que pintam, vai ser algo que vai estar presente em Laptops apenas inicialmente (até chegarem Smartphones ou o Lendário Surface Phone não nos doe a cabeça). Adicionalmente, se há coisa que aprendemos com a MS é que tudo o que tem potencial ou é potencialmente positivo nunca se materializa:

---achas q ainda vale a pena aproveitar o w10m?

- Apresentam nas //Build funcionalidades interessantes, são retiradas do próximo Update; ---- já viste a definição de "interessante"? eles gostam de chamar interessante a tudo o q fazem (obvio) mas quem dita o interesse é o utilizador
- Apresentam o HoloLens, andam anos a fazer Demos e brincadeiras sem ser criado qualquer tipo de caminho para o Consumer Market;
- Introduzem a Cortana, anos depois continua unicamente útil apenas num idioma (mesmo tendo o LUIS a funcionar incrivelmente bem em Português); --- andam todos obcecados pelo mercado americano. acham q tudo o q tem sucesso lá tb tem no resto do mundo...
- Surpreendem todos com uma apresentação "À Apple" de novos Devices como o Surface Book e o Surface Studio, anos depois continuam unicamente disponíveis em <10 países; --- como é obvio se tivessem procura tb existiam no resto...
- Têm os Cognitive Services, não os usam em nenhum Software de Consumo relevante; --- estão a testar e a afinar com as pesquisas bing.
- Atingem taxas de praticamente 100% na interpretação de Audio, a Cortana continua a ser UniLingue;
- Introduzem as UWPs, fogem do mercado que seria o natural catalisador das mesmas; --- como sabes, as uwp foram pensadas séculos antes, provavelmente qd fizeram o wp8.0
- Introduzem as Bridges, cancelam uma (que independentemente dos problemas de performance trabalhava) e a outra foi usada meia dúzia de vezes;
- Falam das Hosted Web Apps ... continuam a usar Apps nativas nos SOs de terceiros, enquanto que no W10/W10M usam Wrappers sem cuidados básicos com algo tão simples como um SplashScreen (quem já usou sabe do que falo);
- Uma das maiores motivações das UWP (a maior?!) é poder desenvolver algo uma vez e estar disponível em todo o ecossistema Windows, continuam a lançar cá para fora UWPs com funcionalidades exclusivas de PC, exclusivas em PC, ou apenas esta última leva suporte;
- Introduzem o Windows 10 iOT, passados 2 anos continuamos sem conseguir meter um Vídeo/Stream a trabalhar decentemente (útil para Dashboards de Domótica por exemplo).

--- antigamente é q se pensava em desenvolver um produto e só se parava no fim. hoje em dia o q conta é a telemetria e se ng usa iot eles n vão retirar devs do pc. eles deram uma oportunidade ao mercado de usar uwps em todo o lado e o mercado respondeu da forma como todos já sabemos. obviamente q eles acabaram por ignorar um bocado a importância das uwp (infelizmente).

- (...)

Quanto à relevância das funcionalidades de filtragem de Fotos, por favor não te limites tanto a nível de Use Cases. Eu com o meu 950XL tiro Gb e Gb de fotos nos mais diversos contextos (caminho para a 4ª vez com o cartão de 64Gb cheio - que terá que ser esvaziado para enviar o meu Lumia para a garantia devido ao problema da câmara que já aqui relatei). Como tal, tenho N situações em que preciso/desejo encontrar uma ou várias fotos.

---infelizmente tu és a excepção e os devs trabalham para as regras :p

"Ei, onde estão fotos da minha colecção de Videojogos para mostrar a um amigo"
"Onde estão as fotos que tirei no local X que visitei há dois meses"
"Olha aqui fotos do meu Carro"
"Tenho aqui fotos da Tia Marilia"

(...)

Em W10M a solução que tenho é fazer Scroll na lista enorme de Fotografias que tirei, ou na melhor das hipóteses tenho uma ideia da data, dou um salto ao mês em questão e lá tenho que fazer o tal Scroll. Como a minha colecção de Videojogos está em casa dos meus pais, seria-me muito mais fácil seleccionar/filtrar as Fotos em função do local onde foram tiradas, ter as fotos com Auto-Tags de Objectos/Pessoas para encontrar Fotos com carros, ou ter um Album automático com as fotos da Tia Marília, etc.

Isto é do mais relevante que existe e devia estar inserido no conjunto de serviços mínimos que uma Aplicação de Fotos deveria ter em 2015 ... quanto mais em 2017.



Algum iluminado da MS com uma folha salarial superior à que merece saberá responder-te a todas essas questões.

basicamente ng faz ou atualiza programas se for para ng usar. e sim, sabes bem q tu, eu, e alguns pseudo-fans q a plataforma tem n contam. seja a app de fotos, cortana ou qualquer outro projecto supostamente "cool". excepçao feita quando têm planos para os integrar no futuro onde sejam de presença obrigatória (ex: cortana) ou impingida.
ps: tb te respondi a bold.

Uma pena que a minha plataforma preferida (como User e Dev) seja gerida por um bando de mentecaptos ... Story of My Life :(
eu acho q estás demasiado focado na MS e nos seus erros (tb, pudera, é a única coisa q se fala por aqui) e estás-te a esquecer (espero q seja a palavra mais adequada) de q a google e a apple tb cometeram erros crassos na fase inicial dos seus produtos (e ainda cometem) o q prova q em ultima análise, as pessoas pouco importância dão a isso. no fim o q conta é o q vende. a "sorte" destes 2 foi a MS ter acordado tarde, pk se lá tivesse chegado primeiro, então já andávamos aqui a usar os seus "erros" como bodes expiatórios!

@cribeiro por acaso pensava q já íamos ter algumas apresentações ou mesmo produtos este mês, mas plos vistos eles só querem saber do natal :p
 
o q a malta n percebe é q o win32 ainda tem mais features q são programadas de forma mais fácil/rápida do q UWP e como já n vale a pena mexer na app de um SO abandonado, é deixar andar...
w10m já há qualquer coisa (para n falar dos demos q já vimos) mas já li q vão adiar a saída para n ser outro w10m.


basicamente ng faz ou atualiza programas se for para ng usar. e sim, sabes bem q tu, eu, e alguns pseudo-fans q a plataforma tem n contam. seja a app de fotos, cortana ou qualquer outro projecto supostamente "cool". excepçao feita quando têm planos para os integrar no futuro onde sejam de presença obrigatória (ex: cortana) ou impingida.
:p
Tu, tal como eu e mais pessoal daqui tem apps na store, e sabes que para uma app ser completamente universal é so necessario um esforço minimo, e fazer deploy na store para os devices que quiseres, a Ms se nao o faz para o mobile é porque nao quer, porque uma uwp pode correr no PC, Xbox, Hololens blablabla..... uma app feita para o w10 em ARM pode muito ser uma app para o w10m, basta perder mais 2min de trabalho, se a MS nao faz/nao tem feito/nao vai fazer isso, é porque nao quer.
Na minha opiniao é ate altamente redutor nao fazer deploy ao .appx em todos os devices disponiveis, caso a app tenha capacidade para tal. (PC, Xbox, Mobile, Tablet....)
 
A Microsoft é uma empresa gigantesca com uma faturação e lucros gigantescos.
Provavelmente não passa a vida a dar tiros nos pés...

A grande maioria da pessoas ainda acha que o negócio da Microsoft é o "Windows 10"...:(:(:(
 
Tu, tal como eu e mais pessoal daqui tem apps na store, e sabes que para uma app ser completamente universal é so necessario um esforço minimo, e fazer deploy na store para os devices que quiseres, a Ms se nao o faz para o mobile é porque nao quer, porque uma uwp pode correr no PC, Xbox, Hololens blablabla..... uma app feita para o w10 em ARM pode muito ser uma app para o w10m, basta perder mais 2min de trabalho, se a MS nao faz/nao tem feito/nao vai fazer isso, é porque nao quer.
Na minha opiniao é ate altamente redutor nao fazer deploy ao .appx em todos os devices disponiveis, caso a app tenha capacidade para tal. (PC, Xbox, Mobile, Tablet....)
regra geral sim, mas as win32 ainda têm acesso a muitos mais recursos que as UWP. e no caso da app fotos, duvido q eles tenham interesse em converter essas apis do cognitive para uso em arm. ng tira milhares de gigas de fotos com a xbox ou com a HoloLens (ainda) e o mobile como o conhecemos tb ja n conta, portanto....
 
Não tiram mas podem visualizar. Usar a xbox para ver as fotos de algo na tv p.e. Acho que existe um conflito entre a app de fotos e o OneDrive que podiam tentar juntar
 
Coitada da Microsoft, se outros estão onde estão com 15% e 85% de market share talvez seja porque fizeram por isso, cometeram menos erros e seu timing foi melhor. :rolleyes:


EDIT:


Por falar em timing, então e o update de Setembro não sai?
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo