Conversa da treta sobre o Windows Phone

Status
Fechado a novas mensagens.
Relativamente ao sentimento "meh" com o iPhone/iOS eu acho que é geral para ser sincero, e isso acontece porque o conceito de Smartphone não tem muito mais por onde evoluir.

Olhamos para os equipamentos de gama média/alta e cada vez mais vejo um Touro preso num quarto - tanto poder de Hardware para tão poucas evoluções de Software, estando este constrangido ao contexto de um Smartphone.

Sinceramente, acho e continuarei a achar que o próximo passo natural é a visão inicialmente pensada pela Canonical e trazida no W10M na forma do Continuum. Era uma primeira versão, mas já pude saborear em primeira mão um pouco daquilo que me fez olhar para os Smartphones como algo muito mais que um mero Smartphone.

A Microsoft devia, não ... tinha a obrigação de ter inteligência suficiente para perceber isto e saber explorar o abrandamento natural de evoluções no mundo do Smartphone nos rivais para expandir o seu espaço fortalecendo directa e indirectamente o seu mercado principal, assim como colocar-se numa excelente posição no que diz respeito a um ecossistema verdadeiramente universal.

Isto é um tema que me afecta mais do que devia, até porque profissionalmente obriga-me a repensar muitas coisas além de ser obrigado a abandonar tecnologias e metodologias de trabalho que estão muito à frente das alternativas massivamente adoptadas. No outro dia estava aqui a ajudar um superior meu numas dúvidas em UWP (está a fazer uma experiência em iOT) e uma vez estas clarificadas aproveitei para demonstrar como a App corria no meu Lumia e restante ecossitema e que portas eram consequentemente abertas. Esse meu superior vira-se para mim e diz algo como "Estes tipos da MS em Desenvolvimento de Software são uns monstros, incrível mesmo!", ao qual eu reagi com um sorriso amarelo pois embora concordar, sei bem o que a casa gasta.

Não tenho dito nada aqui, mas nas últimas 3 semanas tenho estado a trabalhar em Xamarin (uma App que será apenas para Android e iOS - o que demonstra bem que nem aqui a MS consegue beneficiar-se) e é incrível o poder da plataforma e a facilidade com que se mete a correr em SOs de terceiros e tão dispares dos da MS técnicas e metodologias de programação que não são nada comuns em tais plataformas. Ver os Conceitos de Data-Binding a correr de forma tão natural em Android e iOS a partir de um ViewModel único partilhado por ambas as plataformas enquanto deixa quem apenas conhecia MVC e afins "invejoso" pelo MVVM é algo lindo, é poesia.

Entretanto aprendi bastante Android juntando aos conhecimentos que já tinha em iOS e Windows. Ainda tenho pouco tempo de Android, mas já sei de ante mão que não tenho nem de longe nem de perto o poder e a clareza de um XAML, assim como tenho que dar várias voltas para fazer algo que é tão natural como respirar (Selectors, Custom Elements, etc) - nem vou falar do suporte das várias APIs e afins.

Sou um gajo revoltado por natureza, mas esta situação da MS ser esmagada por quem tem ambientes de desenvolvimento tão "arcaicos" (não é a melhor palavra, mas é o que sinto) materializa ainda mais a minha tristeza em lágrimas com toda esta situação. Muitos exemplos existirão, mas se há coisa que este exemplo demonstra é que não basta encontrar ou ter as coisas, é preciso o Kit de Unhas para o saber explorar. A Microsoft tem aquele que é provavelmente o melhor IDE do mercado, tem de forma padronizada uma metodologia de desenvolvimento poderosíssima, tem uma Markup Language que é um autentico recital, tem um OneCore que possibilita ter o mesmo binário a correr em todos os tipos de Devices deles ... isto chega ao ridículo de até facilmente se meter o mesmo código a correr em Android/iOS sem qualquer alteração assente nas (agora) suas tecnologias de Cross-Platform.

O @Dark Ang3L acabou por resumir toda a desilusão (ou ilusão) na sua última frase. Antes do lançamento do Windows 10 estava eu a trabalhar numa UWP há uns 2 meses vindo do mundo do iOS (onde estive 2 anos) convencido que as UWP, o OneCore e todos os planos e 1001 formas de trazer Apps para a plataforma iriam criar uma nova realidade, muros seriam derrubados, o Software não seria mais de Desktop, Smartphone ou Consola mas sim de tudo e todos tal como a Web o é. A própria velocidade de implementação (que suponho já dar continuidade ao que era a realidade no Desenvolvimento de Software para Windows - quem já cá estava poderá confirmar) e a forma natural, óbvia e clara como as coisas trabalhavam permitia imaginar as UWPs a aparecer como cogumelos (da mesma forma que apareciam as Win32).

As minhas expectativas não eram altas, eram altíssimas. Claro que também não me deixava invadir pela êxtase, sempre fui uma pessoa tremendamente negativa, mas eu via as coisas a acontecer em meu redor e era impossível não ter boas perspectivas para o futuro. Um ano depois, já com um misto de apreensão e esperança, arranjei a bom preço o meu 950XL e a respectiva Dock e voltei a ficar motivado. Mais, ao usar o Continuum pela primeira vez enquanto rapidamente me esquecia que durante umas horas de Browsing, Downloads e afins estive sempre a usar o meu Smartphone, voltava a sentir motivação e a voltar a ver aquelas barreiras de que falava antes a ser derrubadas.

Nada se veio a confirmar/materializar em coisas boas. A Microsoft recuou no jogo quando o adversário estava fechado na sua defesa com medo de atacar, recuou no jogo no exacto momento em que deveria ter apostado tudo. A visão do OneCore, das UWPs e das suas possibilidades era algo que vinha a ser feito ainda antes dos tempos do W8 ... quando finalmente têm algo palpável e funcional (e até tinham em seu poder o Know How de uma grande empresa da Indústria) recuam, fogem intencionalmente. Não compreendo e morrerei sem compreender!

Acredito piamente que fazendo o contrário teriam conseguido expandir o Market Share em Mobile e teriam ajudado o Windows 10 em PCs a chegar aos números que provavelmente nunca veremos a acontecer, além de que teriam aberto espaço para um caminho que levaria o Smartphone a ser algo mais, da mesma forma que os Laptops vieram trazer a mobilidade aos velhos, pesados e brancos Desktops.

O Sr. Nadella (que desta vez chamarei pelo verdadeiro nome para não ofender uma marca que faz um produto tão saboroso) trazia uma ideia de mudança que inicialmente parecia positiva, mas no final das contas esta mudança é apenas o inicio daquilo que será o fim de uma enorme empresa no Consumer Market. Pior que isso, venderam a alma ao diabo tendo trocado uma posição de constantes Geeks curiosos (e por vezes desajeitados) por uma de Cucks Wannabees com tiques de Politiquices e porcarias que em nada têm a ver com aquilo que deveriam estar a fazer. A visão já estava em falta (lembro-me do Ballmer a gozar com o iPhone), mas pelo menos havia o reconhecimento do erro e um esforço em perseguir aquilo que é o presente e será o futuro durante os próximos anos (e servirá de ponte para o futuro posterior como vemos a Apple e Google a fazer com o AR).

A morte do Windows 10 Mobile não é propriamente novidade, mas o que irá acontecer no futuro próximo acelerará ainda mais a morte de todo o ecossistema - cenário não tão claro ainda por causa do PC Gaming e necessidades Profissionais.

O pior mesmo é a ausência de motivos para qualquer tipo ou forma de esperança. Agora já se fala nas PWA como próxima intenção/objectivo. Como ficam as UWPs?! É uma pergunta para a qual prefiro nem saber a resposta, só sei que tudo isto a que assistimos só demonstra desnorte, alguém que quer tudo mas não tem qualquer tipo de foco. Parece um clube de futebol desesperado em ganhar títulos que todos os anos compra uma equipa nova (reinicia a estratégia) só porque não teve sucesso imediato na época anterior. Não há uma estrutura de crescimento porque não há estratégia com foco, com a teimosia necessária para a implementação de uma ideia, sem essa estratégia e teimosia não há espaço para o crescimento.

Fico triste com tudo isto, mesmo ... a sério. Mas se há coisa a retirar daqui é aquilo que todos sabemos: pessoas erradas nos locais errados são uma combinação muito perigosa. Haverá sempre a tentativa de haver vitimização (em alguns casos acho que até havia espaço para isso) e apontar os dedos a factores de terceiros, mas a verdade é que tudo isto que vivemos, o facto da MS pouco ou nada dizer às novas gerações são o reflexo da incompetência criminosa (sublinho o "criminosa") de quem tem ocupado os lugares errados dentro da empresa. Como disse o outro Marcelo, "nem para servir à mesa serviriam" quanto mais comandar pessoas.

Sei que para muitos isto poderá parecer demasiado trágico até porque é apenas um SO, apenas um conjunto de linhas de código que formam Software, mas é o que sinto como Utilizador que cresceu com a Microsoft e como Dev (que curiosamente até sou bastante "novato" no mundo do C#, XAML e afins - antes tinha feito umas brincadeiras em VB). Muitos acham que o "tragicismo" por mim pintado é exagerado perante os resultados da empresa e a satisfação dos accionistas, mas isso é como o futebol ... as vendas de jogadores, o dinheiro que entra é relevante para a SAD, mas o valor desportivo, a qualidade do futebol é o que realmente interessa para o Consumer Market e é este que irá influenciar (custe o que custar) o alcance da marca, o andar nas bocas do mundo, os títulos, as vendas e por fim o dinheiro que vai para a SAD completando assim o ciclo.

A saída do Mobile irá matar a Microsoft no Consumer Market, e a forma como geriram o W10M num momento crucial (concretização do OneCore e das UWPs) poderá simbolizar um tombo que não terá recuperação. Um dia pode ser que venham a reconhecer que o tempo perdido em desvaneios como o HoloLens (não um desvaneio em si, mas o TimeToMarket e o tempo perdido) teria sido muito melhor usado em fortalecer o W10M e dar-lhe a possibilidade de ser bem sucedido (já muito fez ele estando os seus pais a "lixar" para ele - falo como utilizador satisfeito com boas experiências - nenhum dos meus Lumias me deixou ficar mal alguma vez).

Porra para isto (para não dizer outra coisa)!
 
Última edição:
(...)Só acho as notificações uma porcaria comparado com Android.

Nem me fales nisso... que coisa mais acéfala, e pelos vistos nem sequer pensaram em corrigir ou melhorar esse aspecto no iOS11. Foi mais um prego que me fez estar agora unicamente à espera da saída do Pixel 2. Vou mudar de ares, sei que vou perder algumas coisas mas sinceramente o iOS no estado actual não me satisfaz.

(...)
idem. nunca gostei da UI do iphone. acho demasiada outdated e infantil/bonecada. é apenas a minha opinião e n o digo com o intuito de ofender ng nem sequer dar a entender q nunca venha a comprar um mas sinceramente, neste momento estou mais inclinado para comprar um android barato de 50 ou 100€ e assim andar até aparecer de novo um SO móvel minimamente interessante.

Entendo perfeitamente achares a UI do iOS outdated, de certo modo tens razão. Pior, o pouco que alteram na sua maioria ou peca por tardio e portanto gera pouco impacto ou não tem qualquer nexo lógico ou representa regressões a vários níveis(o ego do caraças que aqueles tipos albergam não permite seguir as trends do mercado à primeira, ou foram eles os primogénitos ou então tem que ser tudo tarde e a más horas, muitas vezes com segundas escolhas que nem sempre representam as melhores).
 
Relativamente ao sentimento "meh" com o iPhone/iOS eu acho que é geral para ser sincero, e isso acontece porque o conceito de Smartphone não tem muito mais por onde evoluir.
(...)

Grande intervenção! :clap:

Só discordo com um ponto, o que fiz quote em cima.

O conceito de smartphone actual está longe de estático e sem modo por onde evoluir. O surgimento dos minimized bezels é só mais um exemplo de evolução dentro desse conceito(técnico), e ainda agora estamos a começar a arranhar a superfície. É natural que o software estabilize um pouco neste momento em que os concorrentes tentam fidelizar os seus utilizadores, a evolução visual torna-se mais cautelosa e naturalmente parca reduzida ao essencial. Mas há muito para melhorar ainda dentro deste conceito, não é preciso reinventar a roda.

Quanto à keynote da Apple, os aspectos menos bons suplantaram os bons de larga maneira. A estratégia cash cow iPhone está a começar a se tornar mais evidente, e é natural que o mercado reaja com pouco entusiasmo. Em termos técnicos apresentaram uma solução de autenticação em tudo inferior à anterior, e para ajudar ao cepticismo no momento chave da apresentação e num ambiente controlado, falhou pura e simplesmente(andam agora a apagar fogos, mas a verdade é que não funcionou). Depois disso nem mesmo a palhaçada do Craig com os animojis(:rolleyes:) animou a malta. No que isto se tornou, qualquer dia lançam um dicionário de pitês para juntar aos animojis... e acaba por se tornar num dos major selling points.
 
O senhor que se segue e em complemento às UWP apps, chama-se PWA. Tem todos razão quando dizem que o nosso futuro está numa app chamada edge:D.

Progressive Web Apps(PWA), na windows store e em todo lado, comming soon™ by MS. Uma única app para todos os sistemas, o sonho de qualquer DEV:D Para insiders a partir de Outubro...

Adoro esta siglas, PWA...em tempos tínhamos a TWA:D

https://www.windowscentral.com/microsoft-teams-and-progressive-web-apps-coming-soon-windows-store

Eu já tinha dito que a web veio pra ficar e substituir tudo. Ninguém de boa cabeça atualmente quer fazer 3 apps separadas com código completamente diferente (ios(objectiveC ou swift)/android(java)/web(javascript)) quando pode fazer uma e lançar para as mesmas 3 e suportar tudo o resto. Da mesma maneira que as apps de desktop simples "morreram", as de mobile simples vão "morrer" e ser substituídas por web apps.
 
Eu já tinha dito que a web veio pra ficar e substituir tudo. Ninguém de boa cabeça atualmente quer fazer 3 apps separadas com código completamente diferente (ios(objectiveC ou swift)/android(java)/web(javascript)) quando pode fazer uma e lançar para as mesmas 3 e suportar tudo o resto. Da mesma maneira que as apps de desktop simples "morreram", as de mobile simples vão "morrer" e ser substituídas por web apps.

Pensava que essa teoria do all-in-one era para a Xamarin... bolas MS, foste gastar 500 milhões para comprar a Xamarin para nada?
 
@Rexobias O Windows sempre teve muitos programas exclusivos no seu auge até ao momento que a web chegou e destronou o ecossistema. As "apps" mobile ficaram em voga por causa do desempenho fraco e funcionalidade limitada da web na altura que foi o que levou à origem da app store e do ecossistema fechado do iOS, porque a ideia original do iOS era ser tudo web based. Um ecossistema fechado é mau para todos principalmente quando as empresas que os detêm são todas Americanas. A Europa ficará sempre em desvantagem com isso. Já a web é um ecossistema de todos. Claro que aplicações mais pesadas nunca irão ser em web, pelo menos nos próximos 10 anos.
 
A performance do WebGL, sem contar com as limitações, ainda está a milhas de usar o unity3d no seu modo nativo. Além disso, em mobile nem é suportado.
Antes ainda tinhas o unity web player que tinhas tudo o que o modo nativo tinha, mas isso morreu devido à morte do suporte do NPAPI pelos major browsers.
 
...Porra para isto (para não dizer outra coisa)!
Grande post, em tamanho, em conteúdo, em qualidade. Não querendo ser o Tony Carreira cá do sitio, neste caso vou fazer copy paste do mesmo e enviar para MS.:D

Estes gajos não sabem mesmo o que andaram a fazer.

Entretanto a HP deita também a toalha ao chão?

http://www.windowslatest.com/2017/0...tally-leaks-hp-elite-x3-successor-3-1-device/

HP Elite X4 - um 3 em 1 - com android?

Afinal é uma montagem feita no nosso querido Photoshop:D. Este pessoal teima em gozar com os pobres windows mobiles. Qual será a imagem verdadeira?:-D
hp_pro_x3_android.jpg
Windows-10-Store-HP-Elite-x3.jpg


Nos entretantos mais um Surface Phone, um concept claro, para nos abrir o apetite:D
Surface-Phone-concept-laptop-8DFineArt-2.jpg
Surface-Phone-concept-laptop-8DFineArt-1.jpg
 
Desculpem a dureza, mas um Surface Phone para quê? Para estar à venda por 1000 euros para um nicho de um nicho de um nicho ainda mais pequeno? A Microsoft já que estourou o mercado móvel dela, que se dedique ao menos a fazer com que o Windows 10 no PC não passe à irrelevância, já que com a realidade virtual/aumentada/mista está-se a ver que o iOS e o Android vão-lhe passar a perna como quem estala os dedos.
 
Eu acho que faz todo o sentido a MS lançar um novo dispositivo móvel, chamem-lhe o que quiserem. Sem a vertente móvel, o windows PC está também a curto/médio condenado a um nicho e à mesma irrelevância que atinge o mobile.. O facto de custar 1000 euros não me chateia, desde que abra o apetite a outras oem's fabricarem dispositivos semelhantes a um preço mais convidativo...

A MS vai regressar mobile, seja de que forma seja. O problema é que entretanto vaporizaram toda a sua base de utilizadores, com consequências muito gravosas para a estratégia futura. Cada dia que passa, mais difícil se torna esse regresso e o seu possível sucesso.

Claro que tudo isto não é uma ciência exacta e vamos ter de esperar sentados, para não cansar. Claro que 500 euros estão fora de questão, quanto mais os possíveis 1000 ou mais..:p
 
Desculpem a dureza, mas um Surface Phone para quê? Para estar à venda por 1000 euros para um nicho de um nicho de um nicho ainda mais pequeno? A Microsoft já que estourou o mercado móvel dela, que se dedique ao menos a fazer com que o Windows 10 no PC não passe à irrelevância, já que com a realidade virtual/aumentada/mista está-se a ver que o iOS e o Android vão-lhe passar a perna como quem estala os dedos.

Para ser apresentado com N funcionalidades que à primeira vez parecem bestiais mas que depois ninguém lhes pega e passado 12 meses a Apple ou a Samsung agarram nelas e implementam-nas como deve ser.. BOOM!
 
Relativamente ao sentimento "meh" com o iPhone/iOS eu acho que é geral para ser sincero, e isso acontece porque o conceito de Smartphone não tem muito mais por onde evoluir.
por isso é q apesar da situação atual do SO nos deixar com um sentimento amargo, mudar significa mais do mesmo. no android pouca gente recebe updates durante 2 ou mais anos e os q recebem, recebem cada vez menos features a cada nova versão. o ios há-de ir pelo mesmo caminho assim q tiver num nível mais próximo do do android.
quando finalmente têm algo palpável e funcional (e até tinham em seu poder o Know How de uma grande empresa da Indústria) recuam, fogem intencionalmente. Não compreendo e morrerei sem compreender!
lol n é assim tão difícil. no mercado, continuar a insistir num produto q n vende é um acto de suicídio.
Agora já se fala nas PWA como próxima intenção/objectivo. Como ficam as UWPs?!
como sempre ficaram. mesmo q soubéssemos q a MS iria desistir do mobile há muitos tipos de hw onde um ecrã de 5 ou 6" é suficiente. nem q seja em maquinas de tabaco, frigorificos ou afins.

Para ser apresentado com N funcionalidades que à primeira vez parecem bestiais mas que depois ninguém lhes pega e passado 12 meses a Apple ou a Samsung agarram nelas e implementam-nas como deve ser.. BOOM!
e é assim q deve ser feito. é o progresso natural das coisas. quem inventou a roda n foi o mesmo gajo q inventou o pneu. queres uma aposta? :D
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo