Conversa da treta sobre o Windows Phone

Status
Fechado a novas mensagens.
... e se servir?!
Pode muito bem acontecer, cá estaremos para ver e apreciar.
Algo desse estilo pode e deve acontecer, não tem é que ser pelo lado do hardware em que o telefone seria o novo PC, adaptando-se ele e as suas aplicações ao contexto de uso.
Neste momento vejo a coisa mais provável pelo lado do utilizador, ou seja, todo o ambiente de trabalho, as contas, as fotos, os ficheiros estarem sempre presentes, provavelmente via cloud em multidispositivos.
 
Pode-me estar a escapar algo, mas não me lembro de ver alguém aqui neste tópico a afirmar ou a dar a entender que acredita que um eventual "Surface Phone" (chamemos-lhe assim) será barato e acessível. Penso ser óbvio para toda a gente que esse eventual equipamento nunca custará menos que 1000€, assim como é também óbvio que não é um mero Smartphone (a tal nova categoria que o nosso "amigo" Nutella sempre deu a entender).
só podemos julgar pelo q vamos lendo nos sites do costume. o problema é q mesmo esses ja disseram tanto q de certeza q n vai ser a realidade (estamos a falar de previsões, patentes, etc) que fica difícil saber o q quer q seja.
temos de estar abertos para tudo. veremos o q virá...
Basta ter em conta o HoloLens (ao qual sempre fui contra pois a prioridade devia ser o recreio onde os outros meninos estavam, estão e continuarão a estar) que foi apresentado, provocou imenso hype e depois foi morrendo, morrendo e morrendo até ser um recipiente de cepticismo.
qual é o problema de ter uma equipa de gajos a trabalhar num HoloLens? em q é q isso prejudica o trabalho das outras equipas?
n li o artigo, mas se n sublinham q estamos numa fase inicial, com bastante falta de otimização (q por sinal continuará a haver mesmo com o SO já lançado) então n passa de um click bait ou de um artigo tendencioso.
entretanto se alguém anda a pensar q isto é para substituir/acabar com os I3/5/7 da intel: :facepalm:
n sei até onde a tecnologia ainda pode ir mas sei por onde já passou e lembro-me perfeitamente como era o poder de processamento dos primeiros smartphones q tive. tudo dito.
 
qual é o problema de ter uma equipa de gajos a trabalhar num HoloLens? em q é q isso prejudica o trabalho das outras equipas?

Eu diria que não prejudica, contudo há um claro problema de percepção. A imagem que passa com todo o ShowOff com algo que pouco evoluiu em 3 anos (não retirando o merecido mérito e conquistas do mesmo), e a tentativa de esconder o W10M (chegando ao ponto de termos entrevistas sob a condição de não se falar sobre o mesmo) passa uma imagem que a prioridade é o AR/VR e não o Mobile.

Isto prejudica todo o ecossistema da MS.

n li o artigo, mas se n sublinham q estamos numa fase inicial, com bastante falta de otimização (q por sinal continuará a haver mesmo com o SO já lançado) então n passa de um click bait ou de um artigo tendencioso.
entretanto se alguém anda a pensar q isto é para substituir/acabar com os I3/5/7 da intel: :facepalm:
n sei até onde a tecnologia ainda pode ir mas sei por onde já passou e lembro-me perfeitamente como era o poder de processamento dos primeiros smartphones q tive. tudo dito.

No Reddit no tópico sobre o artigo, e mesmo nos comentários ao mesmo no MSPU, a narrativa do artigo é facilmente desmontada.

Mas olha ... "Surur" ... isto deveria ser logo sinal do que se adivinha :D
 
Eu diria que não prejudica, contudo há um claro problema de percepção. A imagem que passa com todo o ShowOff com algo que pouco evoluiu em 3 anos (não retirando o merecido mérito e conquistas do mesmo), e a tentativa de esconder o W10M (chegando ao ponto de termos entrevistas sob a condição de não se falar sobre o mesmo) passa uma imagem que a prioridade é o AR/VR e não o Mobile.
n podemos julgar as coisas apenas pelas aparências. obviamente ao V1 do HL n há muito a fazer. o q espero é q estejam a preparar um V2, completamente retro-compatível (obviamente) mas melhorado em algumas coisas, sobretudo tamanho e preço.
esconder o W10M? queres q digam q foi abandonado? q já n vai receber mais features? n percebi onde queres chegar. primeiro pk já são mt poucos os q realmente querem saber, depois pk já n há nada mais a saber. de resto, n creio q falar mais sobre os futuros planos da MS em relação ao mobile os beneficie em algo minimamente palpável. correm o risco do tiro lhes sair pela culatra (se n conseguirem realizar o mais pequeno pormenor q seja, pois as pessoas n perdoam, já se viu) e o segredo sempre foi a alma do negócio (se é q ainda existem segredos).
 
n podemos julgar as coisas apenas pelas aparências. obviamente ao V1 do HL n há muito a fazer. o q espero é q estejam a preparar um V2, completamente retro-compatível (obviamente) mas melhorado em algumas coisas, sobretudo tamanho e preço.
esconder o W10M? queres q digam q foi abandonado? q já n vai receber mais features? n percebi onde queres chegar. primeiro pk já são mt poucos os q realmente querem saber, depois pk já n há nada mais a saber. de resto, n creio q falar mais sobre os futuros planos da MS em relação ao mobile os beneficie em algo minimamente palpável. correm o risco do tiro lhes sair pela culatra (se n conseguirem realizar o mais pequeno pormenor q seja, pois as pessoas n perdoam, já se viu) e o segredo sempre foi a alma do negócio (se é q ainda existem segredos).

Podem estar a preparar uma V2, V3, o que quer que seja ... o problema está no Delta t entre a apresentação e estar nas mãos das pessoas. Durante o tempo que demoram a colocar as coisas no mercado, já toda a excitação inicial (o hype) foi esgotado e outras empresas já meteram algo parecido, ou assente na mesma tecnologia, no mercado (ter em conta o ARKit e o Tango).

Quanto ao W10M, falava obviamente dos últimos 3 anos, não do momento actual onde já sabemos que morreu (e mesmo este anúncio quando apareceu foi na forma de 2/3 Tweets casuais).

Estou a criticar directamente a forma de comunicação (ou ausência de comunicação) da MS e a forma como todo este processo foi gerido ... e as coisas podem e têm que ser julgadas pelas aparências, perante uma empresa que não sabe comunicar com os seus clientes é efectivamente a única forma que temos de interpretar qual o futuro a curto prazo. Escusado será dizer o quanto é importante ter acesso a esta informação por parte de quem desenvolve Software (nem falo sequer a título individual, mas sim empresarial).

O segredo é importante para um negócio, mas o segredo só tem verdadeiro valor se for apresentado num momento muito próximo do lançamento (tem em conta a Apple que apresenta e no máximo em 1 mês os produtos estão nas mãos dos clientes). Se é para apresentar e andar em Beta ou Demos privados/semi-públicos durante 3 anos (3 anos, como é tanto tempo meu deus) é preferível manter escondido para sempre. Com atitudes destas era preferível abrir as portas e mostrar a toda a gente o que fazem ... porque fazendo uma analogia é o que têm feito com a inércia manifestada.

Não há nenhuma forma de comunicação clara e directa. Se em 2018 vamos ter um Device que irá inaugurar uma nova categoria (o que tudo indica porque as APIs que vão aparecendo a cada Build do W10 não estão lá a enfeitar - mais uma vez, sabemos disto por parte de um tipo no Twitter) isso necessitava obrigatoriamente de já estar a ser divulgado oficialmente para que os Devs já estivessem a desenvolver previamente para a plataforma.

Já agora, o beneficio de ter o W10M (mesmo em estado moribundo) era que simbolizava a presença num mercado (que representa aquilo que sabemos). Desde o anúncio semi-oficial do Joe temos assistido ao abandono de Devs que sempre foram fiéis à plataforma (o último são os Game Troopers, li hoje). É a diferença entre ter um casarão com dois idosos a lá viver sozinhos, ou um casarão abandonado que rapidamente é vandalizado terminando nos famosos tijolos a tapar portas e janelas). O W10M poderia já estar morto em termos práticos, mas desde os Tweets do Joe que as coisas só têm piorado não para o W10M mas para o ecossistema do W10.

A partir do momento que as UWPs têm um carácter universal neste ecossistema, e tendo em conta que para o ano vem um novo equipamento, só tinham a ganhar em manter o W10M em pé (suporte - Apps, Devs, Features - iriam transitar naturalmente para o próximo). Deste modo como as coisas estão quem se seguir vai encontrar um deserto!
 
Podem estar a preparar uma V2, V3, o que quer que seja ... o problema está no Delta t entre a apresentação e estar nas mãos das pessoas. Durante o tempo que demoram a colocar as coisas no mercado, já toda a excitação inicial (o hype) foi esgotado e outras empresas já meteram algo parecido, ou assente na mesma tecnologia, no mercado (ter em conta o ARKit e o Tango).
Por vezes n sei bem com quem é q estou a falar. julgo ainda ser com o sr "rexobiass" mas se é mesmo com ele, algumas coisas já lhe deviam ser logicas. ora vejamos:
-V1 já está nas mãos de quem o pode comprar há algum tempo.
-o q os outros têm nem sequer é a mesma coisa. (seja melhor ou pior, n é).

Estou a criticar directamente a forma de comunicação (ou ausência de comunicação) da MS e a forma como todo este processo foi gerido ... e as coisas podem e têm que ser julgadas pelas aparências, perante uma empresa que não sabe comunicar com os seus clientes é efectivamente a única forma que temos de interpretar qual o futuro a curto prazo. Escusado será dizer o quanto é importante ter acesso a esta informação por parte de quem desenvolve Software (nem falo sequer a título individual, mas sim empresarial).
-essa informação q queres tem o poder de acabar com tudo de uma só vez. se vais dizer oficialmente q abandonaste o SO, devs e users saltam logo de barco (os q interessam) e é o fim. pessoalmente acho q os users têm mais a perder pk nem todos podem saltar logo mas os devs tb perdem, sem users para rentabilizar o seu trabalho.

O segredo é importante para um negócio, mas o segredo só tem verdadeiro valor se for apresentado num momento muito próximo do lançamento (tem em conta a Apple que apresenta e no máximo em 1 mês os produtos estão nas mãos dos clientes). Se é para apresentar e andar em Beta ou Demos privados/semi-públicos durante 3 anos (3 anos, como é tanto tempo meu deus) é preferível manter escondido para sempre. Com atitudes destas era preferível abrir as portas e mostrar a toda a gente o que fazem ... porque fazendo uma analogia é o que têm feito com a inércia manifestada.
-ainda n sabes se o "SP" vai ser anunciado com 1 mês de antecedência ou se vai andar 3 anos em betas.

Não há nenhuma forma de comunicação clara e directa. Se em 2018 vamos ter um Device que irá inaugurar uma nova categoria (o que tudo indica porque as APIs que vão aparecendo a cada Build do W10 não estão lá a enfeitar - mais uma vez, sabemos disto por parte de um tipo no Twitter) isso necessitava obrigatoriamente de já estar a ser divulgado oficialmente para que os Devs já estivessem a desenvolver previamente para a plataforma.
-então? afinal já n é melhor anunciar apenas 1 mês antes? os devs só têm de fazer aquilo q a MS recomenda: apps UWP, o resto é com ela. isso diz-me claramente q as atuais apps UWP serão compatíveis com o q aí vier. aliás, é por isso que nem todos os devs desistiram do w10m, pk as apps atuais serão compatíveis. se n fossem, já n teríamos faces, whats e afins há bons meses!

Já agora, o beneficio de ter o W10M (mesmo em estado moribundo) era que simbolizava a presença num mercado (que representa aquilo que sabemos). Desde o anúncio semi-oficial do Joe temos assistido ao abandono de Devs que sempre foram fiéis à plataforma (o último são os Game Troopers, li hoje). É a diferença entre ter um casarão com dois idosos a lá viver sozinhos, ou um casarão abandonado que rapidamente é vandalizado terminando nos famosos tijolos a tapar portas e janelas). O W10M poderia já estar morto em termos práticos, mas desde os Tweets do Joe que as coisas só têm piorado não para o W10M mas para o ecossistema do W10.
-vês como uma informação dessas tem o poder de acabar com tudo quase instantaneamente? mas ele n disse nada de novo, aliás, quem n sabia q estavam a prolongar o inevitável. por mim se isso trouxe apps atualizadas durante mais algum tempo, ainda bem q demoraram a fazer o anuncio oficial mas digo-te já: n toco no VS há já uns bons meses e como eu, outros devem ter feito o mesmo. n era preciso nenhuma palavra oficial a dizer nada...

A partir do momento que as UWPs têm um carácter universal neste ecossistema, e tendo em conta que para o ano vem um novo equipamento, só tinham a ganhar em manter o W10M em pé (suporte - Apps, Devs, Features - iriam transitar naturalmente para o próximo). Deste modo como as coisas estão quem se seguir vai encontrar um deserto!
e é o q está a acontecer, ainda ontem recebemos atualizações. os devs q se acharem em condições financeiras para continuar, cá vão ficando e atualizando as suas apps, em preparação para o q há-de vir. é por isso q isto n vai começar do zero, mas vai quase. e isso pouco importa. o q importa mesmo é haverem OEMs a vender full-pcs desdobráveis baratos e haver quem os compre. o resto são tretas.
 
Não consegui resolver que a app não aparece como estando instalada, mas já desisti que entretanto aparecem mais 5 apps a dar erro de update na store.

Ultimamente algumas apps têm dado erro na actualização. A única forma com que consigo fazer que elas instalem é ir à página de cada uma das apps, carregar no "X" para limpar o erro, e de seguida clicar em "Actualizar". As apps com este procedimento já actualizam/instalam correctamente sem erro, mas é necessário fazer isto manualmente para cada uma delas que teima em não actualizar no ecrã das actualizações.
 
@Raen

No caso da app de meteorologia não resolve por nada e entretanto já fiz o repor da app como o @ppt tinha sugerido mas também não resolveu, as outras entretanto lá actualizaram mas isto também já é offtopic, no W10m está tudo a funcionar que nem um relógio suiço excepto o update cumulativo de Novembro que parece não aparecer estando em Insider. :D
 
excepto o update cumulativo de Novembro que parece não aparecer estando em Insider. :D
Eu estou no insider e nunca tenho os cumulativos.
Neste momento tenho a build 15254.1 e estou na fast. Já tenho essa build há uns tempos, que ultimamente não tem vindo nada para os insiders. Penso que a finalidade do insider é estar à frente das cumulativas, mas parece que fomos finalmente apanhados.
 
A minha duvida era essa, se havia update cumulativo em Insider ou não que já instalei tanta build em tanto Lumia que me perdi. :-D

Moral da história, se queres instalar a FCU e não ficar para trás Insider mas agora se não quiseres ficar para trás nos updates cumulativo tem de se fazer repor para sair do Insider, é que se agora a próxima build em Insider aparecer daqui a 3 ou 6 meses...

No 830/930/1520 isso nem é um problema (mais um repor menos um :D) mas já no 640 XL o repor não é opção.
 
Penso que o insider no mobile estará praticamente terminado. Sem features novas, não se prevê novos bugs, por isso pouco mais haverá a fazer no sistema. Neste momento está muito estável e o que se pede é que vão fazendo updates às apps, que não desapareça nenhuma essencial, enquanto se aguarda por algo novo ou se muda para a concorrência. No meu caso, dou neste momento mais relevância à manutenção das apps, para assim esticar o mais possível a continuidade no tempo dos meus lumias.
 
segundo eles, o insider ainda vai receber api's compatíveis com as do pc para q as novas apps universais possam continuar a correr por aqui tb. além disso existem updates a apps apenas para insiders.
 
@yamahia

Quando vi o teu post aqui pensei "deixa lá ver qual é o defeito novo no X que ele encontrou", mas desta vez enganaste-me. :-D

---

Por aqui já está a familia inteira Lumia na 15254.12 e fora do Insider. :D
 
Além do multi-janela ser um Big Deal, só este vídeo "delicioso".
Aparentemente
Mas é um concept
Tb qd vi o concept do nokia8 fiquei babado e depois saiu "aquilo"
Mas Linux não diz muito á maioria das pessoas, se fosse windows ficava já com as orelhas em pé
Vamos então estar atentos ao s9 para ver do que isso é capaz
A Dex tem uma ventoinha teremos que ver tb se é suficientemente poderosa para arrefecer o bicho a trabalhar a esse nível

Quando vi o teu post aqui pensei "deixa lá ver qual é o defeito novo no X que ele encontrou", mas desta vez enganaste-me. :-D
O X está visto. Certamente vai melhorar com as actualizações, pelo menos é o que dizem os entendidos.
Para já parece que tb desbloqueia com uma imagem reflectida num espelho.
Portanto está longe de ser um sistema seguro.
Pelo menos tão seguro como a nossa Iris :p
Por aqui já está a familia inteira Lumia na 15254.12 e fora do Insider. :D
É sempre um risco alterar o registo mas pelos vistos não tem havido azares, o que me dá alento para fazer o mesmo ao meu 930 qd eu achar que está na altura.
Para já funciona todos os dias e bem na AU e recebe tb actualizações. As ultimas foram todas as App's da Microsoft. A AU por enquanto não está a ser "marginalizada" portanto deixa andar.
 
A AU será provavelmente marginalizada quando sair de suporte. As empresas andam em geral bem atrás nas atualizações... o meu PC novinho da empresa está na AU, mas não me queixo muito porque podia ter-me calhado um Windows 8.1.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo