Conversa da treta sobre o Windows Phone

Status
Fechado a novas mensagens.
Também já sou insider das apps. Isto afinal ainda respira..
xjdlmRT.jpg

WosjLCp.jpg
 
Última edição:
Parece que pegaram então no programa Insider e lhe deram uma nova vida. Muito bem, ou antes, menos mal.

A Microsoft ainda assim acaba por ficar mal nesta história pela forma como conduziu o processo... Comunica o fim das builds Insider através de um tweet informal (outra vez, tweet esse que muitos bloggers "copy pasta" aproveitaram mais uma vez para anunciar a morte total do W10M, omitindo nas notícias a referência ao programa Insider) e sobre esta nova vida Insider nada diz...

Quando arranjar um Mi A1 vermelhinho (algo que está nos meus planos mas não é para já), logo vejo por mim mesmo esse "passo atrás" em relação ao 640 XL...

Não fosse o meu ser um 950 XL e sentir que iria passar de cavalo para burro numa data de funcionalidades, já teria arranjado um (para manter tudo o que tenho no 950 XL, só mesmo indo para um S8 ou S8+ e largar boa nota...). Tirando algumas falhas, pelas quais a Xiaomi é claramente responsável por desleixo e/ou incompetência, é um telemóvel equilibrado e bom para o preço.
Uma outra alternativa seria um OnePlus, mas o 5T também tem as suas falhas, onde a câmara está outra vez na lista não sendo nenhum supra-sumo, com falta também de OIS. Talvez seja o 6...

O Mi A1 vermelho está actualmente a 216,30 € na Amazon.es. Se quiseres aproveita, eu já o teria feito, é realmente a côr mais eye candy de todas. Mais barato só mesmo em Gear Best e afins, com os problemas de assistência e entrega que já lhes são conhecidos...

Quanto ao 640 XL, sim não é nenhuma maravilha em ambientes de pouca luz, mas o Mi A1 consegue ser bem pior de tanto grão com que fica a imagem, some-se a isso a falta de OIS e numa mão mais trémula ainda pior.

as cameras dos lumias sempre foram o topo na sua gama. n conheço o A1 mas n me parece ter sido lançado qd o 640XL, certo?
por essas e por outras "artimanhas" é q ter um android para mim é ter um bichinho de estimação. é bom pra quem gosta e tem tempo :)

Não sei se estavas a ser sarcástico ou não, mas sim, o Mi A1 é de 09/2017 e à semelhança da maioria dos Android na gama média, passado mais de 2 anos continua a estar abaixo da prestação dos Lumia com Zeiss, OIS e PureView - testemunho com o caso do 640 XL.

Já tinha dito isto no tópico do Mi A1 quando outro user foi lá comentar que vindo de um Lumia 830 a câmara do Mi A1 era uma... e foi prontamente criticado por outros com a lenga-lenga do "é um telemóvel de 200 €, estavas à espera do quê?", quando na casa dos 200 € na gama Lumia se arranjavam telemóveis com câmara claramente melhor. O argumento a ser desculpa, é-o somente no mercado Android.
 
Última edição:
13 MP (f/2.0, 28mm, 1/3"), Carl Zeiss optics, autofocus, LED flash

Isto é a camara do 640 XL e não é Pureview nem tem OIS, tira boas fotos com boa luz mas volto a dizer que não é melhor que outros Android na casa dos 100/200€ que já tive/tenho.

De resto e para terminar o tema Mi A1 aqui (até porque tem um tópico dedicado), acho muito bem que quem tem um se queixe e faça barulho, só assim talvez a Xiaomi se mexa e venha a colocar no futuro a Google Cam HDR+ out of the box como alias devia ter sendo um equipamento Android One.

PS: E sim, o Lumia 830 quando foi lançado custava 399€ e não 160/249€.

---

Quando ao ter algo só porque se gosta porque se tem de perder tempo essa é precisamente a minha sensação/experiência com o W10m, que nestes últimos 24 meses perdi mais tempo a resolver problemas nele do que em smartphones Android, mesmo com estes a correr custom ROMs.
 
Última edição:
@bseixas Epá, o teu post deixou-me na dúvida e fui verificar e realmente não tem OIS nem PureView... :confused: Ainda à pouco tempo andei pelo GSM Arena a ver as specs ao detalhe do 640 XL e não sei de onde tirei a ideia de que para além de lentes Zeiss tinha OIS e PureView, sempre andei convicto de tal :facepalm:

Apesar disso, continuo a dizer que tem melhor câmara que o Mi A1, pelo menos com a stock app (dado que não testei a Gcam até hoje). É Android One mas é o único em que as actualizações são disponibilizadas pela marca e não directamente pela Google, como acontece em todos os outros, pelo que tudo está dependente da Xiaomi...

Em lado algum disse que o 830 era telemóvel de gama média-baixa (a tal margem 160/249€), como o 640 XL, é antes média-alta, mas sim, a comparação acabou por me sair furada dado que nem o 640 XL tem OIS e PureView :rrotflm:

A propósito desta conversa toda, revisitei reviews do 640 XL:

https://www.windowscentral.com/microsoft-lumia-640-xl-review


«Snapdragon 400. It's a generation old now, but WP OS is optimized to run on this specific hardware and performance is better than on Android»

Outros tempos :tareon:
 
Última edição:
Sem duvida era uma grande máquina em WP8.1 com quadcore e 1gb de RAM. Se o 550 e 650 viessem com mais RAM a história hoje podia ser outra...não foram competitivos.
 
Esta app é bem mais pesada que anterior e falta saber se a MS a vai optimizar para o windows mobile ou se não passa de uma experiência para o que se segue. Para equipamentos com 1gb pode ser pesada, pelo menos neste momento. Temos de aguardar por próximos updates, mas para quem é insider, não se livra dela sem um reset.
 
Quando ao ter algo só porque se gosta porque se tem de perder tempo essa é precisamente a minha sensação/experiência com o W10m, que nestes últimos 24 meses perdi mais tempo a resolver problemas nele do que em smartphones Android, mesmo com estes a correr custom ROMs.
Apenas para esclarecer este parágrafo. O único tempo q perdi com WP foi qd passei o 930 de 8.1
para w10m,a maioria dele a ler e a reler o tutorial do @jose.ribeiro.
De resto a papinha tem-me chegado toda feita, e bem, pelo @cribeiro e restantes colegas do insider.
 
os forums n te dão a noção de nada pois n sabes quantas pessoas o lêm nem das q cá vêm quantas têm o hw ou n. uma coisa q sabemos é q as pessoas so falam se tiver alguma coisa mal e, muito importante, n conseguirem corrigir. eu so posso falar do universo fisico q conheço. quanto aos pcs, é raro encontrares um q funcione a 100%. o meu do trab teve uns bons meses sem Bluetooth e o sd nunca deve ter trabalhado. eu simplesmente n faço caso... e é um I5 da Toshiba, n deve ter sido mt barato...
os novos surfaces continuam a inovar, n é mais do mesmo e basta mudar de hw para q o fw tenha de começar do 0. mesmo q seja reaproveitado vai dar ao mesmo. com isto n quero dizer q possam dar problemas, até podem mas n deviam claro.
"os forums n te dão a noção de nada pois n sabes quantas pessoas o lêm nem das q cá vêm quantas têm o hw ou n"
Dão sim senhor. Se não tens capacidade (ou vontade) de assimilar, filtrar e interpretar de forma eficaz a informação disponível é outro assunto. Mas claro que é possível com alguma margem de erro obviamente, daí a necessidade de alargar o mais possível as fontes tal como afirmei mas é perfeitamente possível.

"Só falam se tiverem alguma coisa a dizer mal, e mais importante não conseguem corrigir".
Quanto à primeira parte da frase isso é simplesmente mentira, basta leres alguns tópicos para verificares que isso não é verdade. Vai lá ler uns 10/15 tópicos aleatórios e vê se o que o que afirmaste é verdade ou não, nem precisas de sair aqui do "pequeno mundo" WM para verificar que quando um modelo é bom os posts positivos surgem com naturalidade em muito maior quantidade que os negativos, e que os negativos a surgirem dão para distinguir que tipo de problemas são....

...O que me leva à segunda parte da frase e é aí que entra a capacidade de interpretação, o perceber se o problema está entre o teclado e a cadeira e/ou se resume a um pequeno problema/bug de software e a pessoa simplesmente não chega lá e vem pedir ajuda....ou se aquilo de facto são problemas que nem com ajuda lá vai, só mesmo devolvendo/levando para garantia.
Que nem todas as pessoas tenham essa capacidade de análise para fazer a filtragem até dou de barato, mas é perfeitamente possível distinguir as coisas, agora se tu não o consegues fazer/preferes meter tudo no mesmo saco para dar a sensação que é tudo a mesma coisa isso já e um problema/escolha tua, há quem consiga e nem é nada difícil sinceramente.

"quanto aos pcs, é raro encontrares um q funcione a 100%. o meu do trab teve uns bons meses sem Bluetooth e o sd nunca deve ter trabalhado. eu simplesmente n faço caso..."

Nada contra nem a favor, é uma escolha tua e estás no teu direito, no pc de trabalho eu faço o mesmo porque nem sequer tenho permissões de administrador para resolver os pequenos problemas que aparecerem. Agora nos meus 5 pc's cá em casa funciona tudo a 100%, era o que mais faltava não funcionar. No entanto essa afirmação não serve para nada o que estava a ser discutido, é palha se me permites o termo. Dá no entanto para que eu use isso como exemplo....
.....de que uma pessoa minimamente perspicaz ao ler isso entende que o defeito não é dos pcs em questão, do hardware...é sim do software que no teu caso por preguiça e no meu por não ter permissão estão com esses pequenos defeitos, o problema está entre o pc e a cadeira e não no pc.
Como pudeste verificar é bem fácil ler a informação, assimilá-la e interpretá-la percebendo se o problema é de hardware ou software.

"os novos surfaces continuam a inovar, n é mais do mesmo e basta mudar de hw para q o fw tenha de começar do 0. mesmo q seja reaproveitado vai dar ao mesmo. com isto n quero dizer q possam dar problemas, até podem mas n deviam claro."
Neste momento inovam tanto como qualquer outro portátil de qualquer outra categoria, uns pequenos updates nos CPU/GPU, umas pequenas alterações no design mas que basicamente a fórmula é igual, e uns melhoramentos no trackpad/teclado/ecrã tal como em qualquer outro dispositivo.

Basicamente só para dizer que se eles continuam a inovar todos os portáteis do mundo também continuam a inovar portanto o mau e bom é exactamente igual para todos. Daí eu ter dito que nas primeiras gerações ainda se percebia porque era algo totalmente diferente do que existia, agora já não! Agora já estão na fase de ir afinando e melhorando a fórmula tal como todos os outros. Por isso é bom que, tal como todos os outros, comecem a dar apenas pequenos problemas pontuais em algumas unidades como é natural em qualquer aparelho electrónico, e que não continuem a dar BSOD's com "um sopro".
 
"os novos surfaces continuam a inovar

Que pérola.
É engraçado como as coisas mudam facilmente.

Ainda há umas semanas tudo o que é Android e iOS existia falta de inovação nas util mas gerações.

Os Surface vão levando uns updates ao hardware e já é inovação.
 
@ppt

Sem esconder conteudo do Whatsapp pode ser "complicado"... :D


@Raen

Tens sempre a hipótese de voltar para 640XL com WP8.1 e vender o Mi A1, que não faltarão certamente compradores (ao contrário dos Lumia).

Sobre a review do WC isso era no tempo em que eles eram uns vendidos, mas ao WP8.1...


@yamahia

Bom para ti mas esclarecer o quê? Não há nada para esclarecer, há sim que respeitar as experiências e opiniões dos outros que possam por um ou outro motivo não ser iguais à tua.


@Rseven

O costume, já Android é sempre mais do mesmo e o W10m é que reinventou a roda. :-D
 
Bem após utilizar melhor a APP das fotos após actualização já posso falar hehe

A APP está pesada para o hardware do 640xl. Acredito q nos 950 n há problema.

Gosto bem mais do look. Está mais prático ver as fotos e álbuns e as opções estão mais acessíveis.

Encontrei um problema ou outro. Ainda tem trabalho pela frente.

Mas no geral gostei. Apesar de usar agora Android Oreo, aqui o 640xl ficou mais melhor fixe

Vender o Mi A1 para voltar ao 640Xl apenas por causa das fotos, que acho q nao existe assim uma diferença tão grande, acaba por ser suicidio hehe
 
Última edição pelo moderador:
Quem quiser mudar de plataforma tem aqui uma excelente oportunidade a custo zero
yHX21o4.jpg


Acrescente-se que os problemas de throttling desapareceram misteriosamente após o recente uptade ao OS. Logo, irão poupar imenso em baterias.
 
@Raen

Tens sempre a hipótese de voltar para 640XL com WP8.1 e vender o Mi A1, que não faltarão certamente compradores (ao contrário dos Lumia).

Sobre a review do WC isso era no tempo em que eles eram uns vendidos, mas ao WP8.1...

O 640 XL com WP8.1 dá um bom telefone de backup e para umas brincadeiras de vez em quando. Para telefone principal, já passou o tempo dele.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo