Conversa da treta sobre o Windows Phone

Status
Fechado a novas mensagens.
qual é mesmo o problema das PWAs? perdes notificações, mas podes tê-las via mail.
aqui a única diferença q (para já) reparei é q a iniciar em vez dos 4seg demora 5 e ainda n encontrei o chat, mas para primeira versão n está nada má.
se calhar se a malta se concentrasse em ir ao feedback hub via mobile, pesquisar por PWA e votar em vez de vir aqui reclamar "para o ar" podia ser q os conseguíssemos fazer mudar de ideias...
 
Só por nao abrir 100 abas no edge já era uma vantagem grande para WM. Ao menos cada website ficava no seu "container".

Tenho curiosidade em como funcionam essas PWA em termos de privacidade, nomeadamente tracking cookies e afins. Se uma PWA consegue seguir-nos pela internet, ou assim que é fechada os dados sao todos limpos.
 
qual é mesmo o problema das PWAs? perdes notificações, mas podes tê-las via mail.(...)

Claro, aliás, para quê usar talheres quando se pode comer com as mãos...

E andamos assim, mais um pingo da chuva desviado.

Para além das push notifications, sem service workers não há acesso a content caching prioritization(fore ou background), server side rendering, controlo de workloads em threads separadas, gestão dinâmica de updates, Cache API(vs Web Storage), ...

Como já é hábito terem apps capadas no W10M(que alguns aqui acham serem a crème de la crème), não vejo qual será o problema de terem PWAs capadas. Invariavelmente vão ser melhores que na concorrência... ou então passam de bestiais a bestas(como há os bots como backup...).
 
Basicamente como o @AudigyMaster disse, não é só notificações push, service workers é o faz de uma PWA uma PWA, uma app no sentido clássico da coisa, sem isso é meramente um website. Se isso é suficiente para alguns, fica ao seu critério.
 
1. O Instagram é mais fluído e tem mais atualizações. E desde dezembro até hoje só me ocupa 569 MB de memória, enquanto que no W10M em uma ou duas semanas chegava na boa aos 900 MB. Tinha que andar sempre a repor a app.
2. O Facebook nunca me deu problemas no Nokia 6. No Lumia 640 bastava fazer algum scroll ou abrir fotos para a app crashar.
3. O Messenger tem mais funcionalidades, e não demora 10 segundos a abrir. Além que não precisamos de abrir para responder (algo que o W10M suporta, mas o Messenger não). E dá para enviar fotos sem crashar 10 vezes.
4. O YouTube é "tranquilo"; mas o MyTube era é mais porreiro porque dava para ouvir música com o telemóvel em stand-by ou fora da app.
5. Não, as app da Quora que há são web-wrappers. E no Edge fazias algum scroll e o site ficava em branco.
6. Uso o Chrome porque não me apeteceu perder tempo com o Edge; além que também deixei de usar o Edge no desktop.
7. Entre o tapatalk e mtalk é me indiferente; ambos fazem o que é suposto.
8. O Spotify tem mais funcionalidades e não está abandonado.
9. Uso o Google Maps porque sincroniza com o Google Maps no PC. Também tenho o Here We Go (ex-Here Maps);
10. O Shazam tem mais funcionalidades e é mais rápido. E também não está abandonado.

Instalei o OneDrive e ele carrega as fotos automaticamente. Aí não há diferenças para o W10M; aliás as fotos até vão para a mesma pasta onde o Lumia carregava as fotos.

EDIT:
https://mspoweruser.com/instagram-app-no-longer-available-for-windows-phone-in-the-microsoft-store/

Instagram app no longer available for Windows Phone in the Microsoft Store

Golpe de guilhotina no debilitado ecosistema da windows store.
Agora sim, é o principio do fim.

@bseixas, o Instagram sair da loja é provavelmente um dos maiores golpes para o W10M. É que o Edge não faz o mesmo que a app, aqui não há como como disfarçar. Nem o 6tag é alternativa. O 6tag deve estar abandonado aí há dois anos.
So falta o Face e/ou whatsApp para isto morrer imediatamente.
 
:wow:
Azure Sphere OS

Starting small: For the first time Microsoft is selling a custom version of Linux, intended for IoT devices

...Part of an end to end solution which includes a chip design, the custom Linux distribution, Microsoft-designed security features and monitoring and the promise of 10 years of updates, the OS marks the first time in 43 years Microsoft has sold an OS not created in Microsoft...

...Taiwanese chipmaker MediaTek has suggested they may adopt the solution, which Microsoft says will not cost more than $10 per chipset...

Nem comento, mas posso apenas dizer que podiam já agora inventar um novo SO baseado no Linux para o meu 950XL, com possibilidade de ter a play store. Azure Mobile™ Powered by MS :D
 
A Microsoft acabou de anunciar um novo SO para IoT devices, SO esse baseado em Linux:
Microsoft’s Next OS is Based on Linux, Not Windows
https://www.thurrott.com/internet-of-things-iot/156628/microsofts-next-os-based-linux-not-windows

“Of course we are the Windows company,” Microsoft’s Brad Smith said during the webcast while holding up a tiny IoT-optimized micro-controller unit (MCU) chip. “But what we’ve recognized is, the best solution for a computer of this size—in a toy—is not a full-blown version of Windows. It is what we are creating here.”

And what Microsoft is creating here is Azure Sphere OS, a new operating system aimed at tiny MCU-based IoT devices that is based on Linux.

“It is a custom Linux kernel complemented by the kinds of advances that we have created in Windows itself,” Smith continued. “For anyone who has been following Microsoft, I’m sure you’ll recognize that, after 43 years, this is the first day that we’re announcing that we’ll be distributing a custom Linux kernel. It’s an important step for us. It’s an important step, I think, for the industry. And it will enable us to stand behind the technology in a way I believe the world needs.”

 
Seguindo o pensamento do @cribeiro, a Microsoft podia lançar uma versão do Android para os Lumias que ainda restam. Uma versão do Android com Live Tiles e com acesso à Google Play Store. :D
 
Última edição:
lol claramente a MS já n considera o Linux uma ameaça. afinal de contas até tem incorporado algumas versões ou compatibilidades no w10.
pra já n vale a pena investir muito nisto. tlv um dia qd já houver um windows core…

Claro, aliás, para quê usar talheres quando se pode comer com as mãos...
qual é o problema? em vez de teres tudo ao molhe no centro de notificações até podes ter organizado automaticamente no email.
E andamos assim, mais um pingo da chuva desviado.
yep, tal como o face e as suas violações de privacidade :p
Para além das push notifications, sem service workers não há acesso a content caching prioritization(fore ou background), server side rendering, controlo de workloads em threads separadas, gestão dinâmica de updates, Cache API(vs Web Storage)
tal como disse, demora +1seg a abrir. lá dentro n noto nenhuma diferença. n quero saber se tenho cache ou n.
sem isso é meramente um website
mas é um website virado para o touch, com aspeto de app e, acima de tudo, (esperemos) com todas as features q as pessoas esperam de uma app.
btw acho q a PAWA faz cache.
So falta o Face e/ou whatsApp para isto morrer imediatamente.
se calhar mais depressa os desinstalo do tlm. sinceramente nem sei pk tenho uma conta no face se raramente la vou. deve ser para q me possam fazer tracking por onde quer q navego e para reunirem tudo o q podem (e n podem) sobre mim…
WhatsApp até agora tem-se portado bem, mas com praticamente todagente q conheço com sms e chamadas gratis, já praticamente nem o uso.
 
e qd as cartas acabarem, como fazes? :facepalm:

entretanto ironicamente pode bem ter sido a nokia a acabar com o wp (ou plo menos as suas hipóteses de sucesso):

https://www.*****.com/mercado/noticias/n122622/funcionario-fabricantes-fracasso-windows-phone.html

ex-funcionário (ex-diretor senior do wp) explica q se as oems e operadoras tivessem pegado no wp tlv tivessem mais hipóteses de concorrer contra a google ou apple.
claro q se eles tb tivessem oferecido o SO em vez de cobrar por ele, como inicialmente fizeram teria ajudado mas em ultima análise pode-se especular q foi o domínio da nokia q acabou por afastar novas tentativas da Samsung e afins o q consequentemente afastou os devs e por fim os users.

edit: a sério q um site brasileiro está censurado no forum? n será engano?
bem, fica plo menos o link original: https://twitter.com/BrandonWatson/status/979862894857699328
 
Entretanto extrai o .appx do "novo" instagram, ja o instalei e roda como o outro, nem e melhor, nem pior é mehhhhh...

E qual é a versão que tens?
É igual à minha?

[10.915.27849.0]

Ou é a mencionada no MSPU?

[10.1096.227.13.0]

É que a numeração dá a entender que será a referida no MSPU a mais recente, no entanto, se li bem, eles referem que é uma versão mais antiga.

Estou completamente baralhado.. :shifteye:
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo