Conversa da treta sobre o Windows Phone

Status
Fechado a novas mensagens.
O Facebook em W10m está tão optimizado que nem aparecem as fotos todas no "Camera Roll", true story acabadinha de confirmar, isto já para não falar do "abrir definições no Iphone" e a camera sempre a piscar, optmização 5* em W10m... :rofl: :neutral:

Quanto aos benchmarks (que tanta urticária causam aqui) inspiram tanta confiança como a Microsoft no mobile... :-D
 
o problema aqui foi q a MS n devia estar a contar q a concorrência conseguisse "prender" os seus clientes com loja/apps compradas/ecosistema/etc.
Só respondo a esta porque as outras creio que já respondi em outros posts às outras questões.
cada um responde ao q quiser. pena n teres respondido ou colocado o link da tua resposta. pouco ou nada do q tenho dito aqui n disse já antes mas sei q é chato repetirmo-nos, portanto respondes se quiseres.
Forword Compatibility é a capacidade de um sistema correr funcionalidades feitas para versões posteriores ao do sistema. Normalmente resolvido com um update de software para a versão mais recente.
então estás a dizer q o wp7 e o wp8 n tiveram updates? e q a concorrência os tem? a apple pode ser tb exemplar nisso, mas já no android n é isso q se vê. normalmente tens updates enquanto o hw está á venda, o q significa q se comprares algo em promoção/fim de vida nunca vês updates para o mesmo.
explica lá como é q posso ter as features do 8 ou 9 no meu tablet com o 5...
 
@LSDigital obviamente que o Vodafone ultra 6 nao me enche as medidas, tal como nao enche por exemplo o Elite X3, ja levo muitos anos de wp sendo ele o meu SO preferido, por gosto pessoal, MAS, nao ando com palas, so óculos que o iris scanner nao consegue ultrapassar, e sei que, este percurso todo da Ms no mobile desde o wp7, foi do mais amador possível, houve alguma esperança ainda no wp8.1 numa altura que o OS tinha apps, e tudo funcionava bem, depois veio o update para o w10m, e a forma como se tinha de fazer esse update e isso, aliado a forma amadora que a MS geriu o mobile mais a fraca adoção das uwp, foi o ultimo prego de um SO que um update o deixou moribundo. Depois, foi so desligar a maquina.

Sent from mTalk
 
Última edição:
MAS, nao ando com palas, so óculos que o iris scanner nao consegue ultrapassar, e sei que, este percurso todo da Ms no mobile desde o wp7, foi do mais amador possível, houve alguma esperança ainda no wp8.1 numa altura que o OS tinha apps, e tudo funcionava bem, depois veio o update para o w10m, e a forma como se tinha de fazer esse update e isso, aliado a forma amadora que a MS geriu o mobile mais a fraca adoção das uwp, foi o ultimo prego de um SO que um update o deixou moribundo. Depois, foi so desligar a maquina.
n andas com palas, mas deves andar encadeado (quer dizer, encantado) com a concorrência pk de amador n teve nada. claramente n andas a ver bem, se dizes q o 8 tinha apps e dás a enteder q o 10 n, uma vez q as apps do 8 correm no 10, já para n falar q com o 10 apareceram muitas mais apps.
lá está, outro dev q achava q as uwp iam reinar em 1 ou 2 anos… sinceramente n sei em q mundo vocês andam...
 
Ha apps no w10m de valor mas o que o que o consumidor mais consome, e tudo chacha, e vou voltar a falar novamente nas sociais, compara a experiencia que tinhas com o messenger e o facebook no wp 8.1, ambas funcionavam bem, rapidas a abrir em 2 ou 3 segundos tinhas o feed de noticias aberto, sem random crashs, e nao tao fracas quando comparadas as equivalentes nas outras plataformas como as que tens agora.
Agora tentas partilhar qualquer coisa e a app crasha, e o meu tlm tem 4GB de ram apesar do SO reconhecer so 3.5GB.
A melhor app para instagram continua a ser a 6tag, e ja nao e atualizada a anos. No 8.1 passavam se meses sem reiniciar o tlm, agora se estiveres uma semana sem o reiniciar, aparecem bugs atras de bugs.
Vivo num mundo tecnologico que evoluiu imenso com os anos que passaram e uso um tlm que parece ter um Os de 2015.... oh wait... tem mesmo, mas alto...... tem bug e security fixes, feitos as tres pancadas que tem vindo a degradar cada vez mais a performance do tlm e para o comprovares, basta pores o teu XL no anniversary update.

Vou treinar. Um abraço
 
Última edição:
obviamente q faltam apps e as q aparecem nem sempre são as mais desejadas mas regra geral (tlv 99%) as apps do 8 estão mt bem no 10. claro q se uma app for descontinuada pode deixar de funcionar, mas aí nada feito…
n costumo partilhar no insta, mas há quem o faça cá em casa e só com 1Gb.
o q é o SO de 2015?
o q é q o XL tem no AU? alguma coisa q eu nunca vi qd por la andei?
 
E qt tempo te aguenta a bateria?
O consumo não é relevante. No meu caso, a app da bryton só a abro no final de cada treino para sincronizar com o GPS.
No caso do Wahoo, gastará o mesmo que levar o smartphone sincronizado com o radio do carro por exemplo. Apenas porque o GPS em questão, permite receber alertas de chamadas/mensagens e outras apps.
O consumo de bateria não tem nada a ver com o levar uma app de exercício a gravar, tipo Strava ou Endomondo
 
então estás a dizer q o wp7 e o wp8 n tiveram updates?

Não estou a dizer nada disso. Estou a dizer apenas o que disse. Se quiseres reformular o que disse estás à vontade como é óbvio.

Nessa matéria, comparativamente a Apple é exemplar. O iOS 11 suporta até o iPhone 5S, 2013, 5 anos de dispositivos. Se a Apple fosse a MS nesta matéria teria suportado apenas alguns do ano anterior ao lançamento.

e q a concorrência os tem? a apple pode ser tb exemplar nisso

Exacto.

O caso do Android para mim é interessante. Como a taxa de adopção das ultimas versões do OSs é muito muito baixa, armado com batalhões de OEMs e utilizadores, os devs continuam a desenvolver para OSs de versões anteriores e não para o novo. Logo não tem o mesmo efeito que teve no WP, que tinha poucos utilizadores.
No entanto tem efeitos perversos em matéria de inovação e progresso evidentes.

A MS por seu turno, apenas como uma unidade militar de poucos e OEMs e utilizadores, detendo ela uma empresa especialista em fazer telemóveis, a Nokia (mesmo antes só a Nokia é que estava a apostar tudo no WP), em vez de fazer como a Apple faz, capitalizando essa vantagem, não, faz como a Google faz nesta matéria. Puft.

Armada com a experiência do WP8 e Windows 8, já fez o Windows 10 de forma diferente a todos os níveis. Nesta passagem, como a Google com o Android, vale-lhe o batalhão de OEMs e utilizadores Windows que tem, sem isso tinha ido com os porcos também. A maior parte dos devs continuam a fazer grandes apps nativas principalmente para o Windows 7, até a própria MS o faz, porque têm biliões de utilizadores com esse essa versão do Windows. O mesmo cenário não estava o WP logo tal foi na minha opinião suicídio para o WP.

Mas tentou fracturar a coisa mesmo no Windows 10 o que lhe correu e tem corrido mal. A reformulação da loja para entrarem apps, mesmo que não sejam desenvolvidas em UWP, apenas empacotadas, deveria ter sido feita logo de inicio, mas não. Face ao facto de "ninguém" estar a desenvolver para o Windows 10, a loja ficou decrépita e vê-se forçada a abrir a Windows Store apps feitas para o Windows 7 e Web.

Queres ver como isso seria bem feito? Olha para a App Store da Apple. Tem 8 anos. A Apple simplesmente disponibilizou a App Store não restringindo coisa alguma relativamente à tech usada para a criar. Apenas exigindo uma forma de empacotamento. A ideia era apenas uma, mais segurança e conveniência para o utilizador, mais fácil distribuição para os devs que tal intendessem, passando a ser a Apple o distribuidor dessa apps. Brilhante. Apesar da a App Store ter muito menos apps do que a oferta que existe para o macOS, também não é um empecilho para o developer que queira usar a App Store quer não. Melhor, não criou a ideia que existem poucas apps para o macOS desde que apareceu a App Store. Parece que não houve alteração alguma de antes para depois, mas de facto houve ...

Nesta matéria o contrário aconteceu no Windows 10. A determinada altura a falta UWP apps levava a falta de apps para a Windows Store aliada à importância que a MS dava a isso, quase que passava a ideia que existem menos apps para o Windows 10 do que para o Windows 7, o que é uma ideia falsa. O que nunca faltou ao Windows 10 foram apps, uma muito vasta maioria das apps do Windows 7 são suportadas, não estão é todas na App Store. Havia e há falta de UWP apps que a MS tentou meter pela goela abaixo de toda a gente, que nem ela usava efectivamente para coisa alguma relevante. Trapalhada total, criada apenas pela MS.

Retirando as restrição do UWP, até ela agora já lá publica as suas React Native e Electon apps.

Agora com o problema resolvido com uma solução que faz sentido ... lembra-se de outra. Windows 10S, ou S Mode. Mais uma que estava no macOS desde que existe App Store.

Copiam e copiam mal, mal mal e mal!!!!! Pelo menos copiem bem caramba! Copiem a pensar nos utilizadores, a pensar nos devs caramba.

Fica bem. Roger out.
 
Última edição:
eu estou só a tentar perceber o q queres dizer com o wp7/wp8 n ser forward compatible. se achas q as tuas afirmações são verdades absolutas sem qualquer tipo de discussão, tudo bem...
 
yamahia, não é para mim mas posso responder do meu uso: quase igual a não ter nada ligado.

Excepto há uns meses, ainda no Nougat, uma versão da app mandava a bateria abaixo em horas.

Reclamação à Polar, em uma semana novo firmware para o M430 (aparelho na altura com 4 anos após o lançamento, 2 anos e 2 meses de compra. Suporte 5*) e nova versão da app e voltou ao normal.

Mas atenção que o uso não é semelhante ao Endomondo ou outros do género, aí usas o GPS do telemóvel e é garantido um gasto muito superior de bateria.

No meu caso e do @Daniel_mb1 , o aparelho sincroniza ou em modo manual, sou em que decido, ou como no M430 de x em x tempo.

O gasto de bateria é apenas nesses segundos e claro, no Bluetooth.

EDIT: era o M400 e não o M430. Esse é o actual, depois da porta USB do M400 ter entregue a alma ao nadella
O consumo não é relevante. No meu caso, a app da bryton só a abro no final de cada treino para sincronizar com o GPS.
No caso do Wahoo, gastará o mesmo que levar o smartphone sincronizado com o radio do carro por exemplo. Apenas porque o GPS em questão, permite receber alertas de chamadas/mensagens e outras apps.
O consumo de bateria não tem nada a ver com o levar uma app de exercício a gravar, tipo Strava ou Endomondo
Já percebi.Têm ambos um GPS externo como o meu Garmin. Ok assim compreende-se.
É que já vi malta com os telefones num suporte acoplado ao guiador da bicla. Deve servir para uma voltita no Quintal.

Pois o meu 60csx ainda é do tempo dos symbian Já estou habituado a gerir tudo com o PC.
E quando me apetece ir para terras desconhecidas há sempre aquelas grandes comunidades do Wikiloc e do GpSies que disponibilizam todos os caminhos possíveis e imaginários. Quando gravo coisas novas também para lá envio. Pode ser que sirva a alguém. E assim é que deve ser o espírito
Mais uma vez, para a minha utilização não me faz confusão nenhuma não ter app para isso, nem estou a ver o que poderão acrescentar. Noutros tempos quando tinha mais paciência até desenhava no google Earth e exportava para o GPS.
De qq forma acredito que as app específicas para esses modelos de GPS sejam uma mais valia para quem as tenha.
Não posso é deixar de relacionar com um auto rádio que comprei há uns tempos com app para iOs e Android. Até me assustei qd vi a caixa eheh. Falso alarme, o rádio faz tudo o que é suposto com os meus w10m e não precisa das app para nada.
 
Última edição:
Eu entendi assim, menina dessas versões suporta apps das versões seguintes, ou seja, wp7 nao suporta 8/8.1 e 8.1 nao suporta do 10. https://en.m.wikipedia.org/wiki/Forward_compatibility
E isso @Trance?

EDIT: Não tinha lido o Wiki. Exacto é isso mesmo.

A forma mais fácil de perceber neste contexto é que o sistema pode ser actualizado com a ultima versão do OS. Sistemas que suportam versões futuras, suportam porque as coisas são desenhadas para isso, tanto ao nível de hardware como ao nível de software.

A Apple por exemplo garante isto a 5 anos. Isto é, quando sai uma versão do iOS esta versão suporta todos os dispositivos lançados nos últimos 5 anos. Ou visto de outra forma, da data de lançamento do dispositivo, vais ter 5 anos de actualizações evolutivas (forword compatibility, não é só bug fixes e optimizações, mas novas funcionalidades).

Isto dá muita estabilidade tanto ao utilizador, mas também para os criadores de aplicações.

Por exemplo, a MS cria o OneNote e indica que o iOS minimo é o 10. Ao fazer isto suporta logo o iPhone 5S (lançado há 5 anos). Mas o iPhone 5S suporta o iOS 11, portanto fica ela por ela :) Espertos não?

O utilizador não sabe nada disto, o que sabe é que é que o seu telemóvel comprado há 5 anos corre o iOS11 e o OneNote lançando para ele. E o dev tem a confiança que mesmo estes seus clientes são servidos. E que o telemóvel comprado no ano de lançamento vai ter 5 anos de actualizações evolutivas aproximadamente é um ciclo continuo sem interrupções, em linha com o tempo de vida padrão dos aparelhos.

Mais uma que deita por terra a teoria que a Apple está interessada em obsoletismo prematuros. Obviamente em cada ano vai tentar te convencer que precisas desesperadamente da ultima coca cola do deserto e fazem isso muito bem. Mas se não quiseres, vai-te convencer para o ano, e para o ano e para o ano, sempre mantendo contacto saudável, trazendo mais e mais funcionalidades para o teu dispositivo até que cedes ... É um revenda pela positiva, não pela negativa. O que não quer dizer que não cometa erros, a optimização custa dinheiro e na ansia de disponibilizar novas funcionalidades por vezes o faz com alguma falta de optimização, mas normalmente volta a trás e optimiza, não só por beneficio dos clientes, mas também para estabilidade futura do sistema. Um sistema de tão grande como este rapidamente pode resvalar para algo ingerível se não estiver a ser optimizado recorrentemente.

Em contra ponto, como já disse várias vezes! A MS lançou o WP7 e dois anos depois laça WP8 (nenhum dispositivo WP7 foi actualizável para esta versão tanto quanto sei, isto não é forword upgradability). 3 anos depois laça o WP10 (apenas alguns o foram tanto quanto sei) e ao fim 2 anos com o WP10 já o descontinuou.

Janelas temporais tão curtas que leva que pessoas que comprem um dispositivo num ano, e no mesmo ano não é actualizável para a ultima versão do software. Quanto mais os que são lançados no ano anterior. Um absurdo total! Olha o Nokia 1020, faz hoje apenas 4 anos, não recebeu o WP10 e este por seu turno já foi descontinuado. Lolololl.
 
Última edição:
1130.gif


WP_20180711_15_20_14_Rich_LI.jpg


:whistle::whistle::whistle:
 
Mais uma vez, para a minha utilização não me faz confusão nenhuma não ter app para isso, nem estou a ver o que poderão acrescentar. Noutros tempos quando tinha mais paciência até desenhava no google Earth e exportava para o GPS.
De qq forma acredito que as app específicas para esses modelos de GPS sejam uma mais valia para quem as tenha.
Não posso é deixar de relacionar com um auto rádio que comprei há uns tempos com app para iOs e Android. Até me assustei qd vi a caixa eheh. Falso alarme, o rádio faz tudo o que é suposto com os meus w10m e não precisa das app para nada.

A app no meu Bryton não acrescenta nada. Pois todas as configurações são feitas no próprio Cilcocomputador, e o ficheiro com a gravação do percurso fica disponível na memoria do aparelho, e ligando ao pc, consegue-se copiar esse ficheiro e carrega-lo para sites que fazem o registo dos exercidos, tipo o Trainingpeakes ou o mais conhecido Strava... agora francamente é muito mais simples chegar ao fim do treino, sacar o telemóvel ligar o bluetooth e sincronizar. Até porque a app, envia automaticamente para esses sites de registo de treino que mencionei anteriormente.

Com o Wahoo, a app torna-se quase obrigatória, pois todas as settings do aparelho são feitas in-app. É só mais uma coisa que o diferencia de todos os outros ciclocomputadores. A facilidade com que se abre a app, e mudam-se todos os ecrãs e configurações. É muito mais simples no smartphone, do que nos botões do aparelho.

É só mais uma situação que me levou a abandonar o W10m.
 
Claro, há que respeitar
De qq forma acho que o meu 60csx ainda me vai durar mais uns bons anitos.
Aquilo aguenta pancadaria até dizer chega, imersões, enormes amplitudes térmicas. Coisas que mesmo um CAT tenho sérias dúvidas que aguente.
O que quer dizer que não será por causa dos trilhos que me vou ver obrigado tb a mudar de SO nos tempos mais próximos.

De qq forma, agora que falamos nisto será que não há nenhum Garmin mais recente que trabalhe com esta aplicação?
https://www.microsoft.com/pt-pt/p/garmin-connect-mobile/9nblggh20c82
Parece que sim;)
 
Voces a falar de garmins e outros e eu a pensar o que tinha quando praticava ciclismo..... Sou um gajo novo e ate me sinto velho a vossa beira.
hrSBSMf.jpg


E este e o ultimo que comprei, com estes nao ha stress com apps, ou falta delas.
n6zCqYd.jpg


O primeiro pulsometro que comprei quando tinha uns 15 anos nem sequer se encontra na net



Sent from mTalk
 
Eu entendi assim, nenhuma dessas versões suporta apps das versões seguintes, ou seja, wp7 nao suporta 8/8.1 e 8.1 nao suporta do 10. https://en.m.wikipedia.org/wiki/Forward_compatibility
E isso @Trance?

Sent from mTalk
obviamente q n, mas n significa q o 7 n tenha recebido o 7.5 e o 7.8, tal como quem comprou com o 8 recebeu vários updates e com o 10 a mesma coisa. cada update era forward compatible.
Sistemas que suportam versões futuras, suportam porque as coisas são desenhadas para isso, tanto ao nível de hardware como ao nível de software.
exato, mas tal como o android e ios, isso n acontecia nas primeiras versões. no 10 ja podias ter apps com features novas q corriam na mesma nas versões antigas do 10 (á excepção dessa feature).

A Apple por exemplo garante isto a 5 anos. Isto é, quando sai uma versão do iOS esta versão suporta todos os dispositivos lançados nos últimos 5 anos. Ou visto de outra forma, da data de lançamento do dispositivo, vais ter 5 anos de actualizações evolutivas (forword compatibility, não é só bug fixes e optimizações, mas novas funcionalidades).
isso vai da politica de cada OEM. Na MS anda entre os 2 e os 4 anos consoante o modelo.
Isto dá muita estabilidade tanto ao utilizador, mas também para os criadores de aplicações.
n penses q a apple é o paraiso dos devs, pois ela por vezes tb obriga os mesmos a atualizar as apps para se adaptarem ás mudanças na linguagem de desenvolvimento.
Mais uma que deita por terra a teoria que a Apple está interessada em obsoletismo prematuros.
lol isso é o q se vê e diga-se, nisso são exemplares (mas tb n é 5 anos para todos os modelos)mas a obsolência programada está naquilo q n se vê, q é deixar o tlm tão lento q te obriga a mudar para um novo. houve gente a processar a apple por o ultimo update ao 4s deixa-lo extremamente lento e nem sequer foi facultativo no sentido q se n o fizesses todos os dias eras lembrado para o fazer. pergunta ao google q ele mostra-te.
A MS lançou o WP7 e dois anos depois laça WP8 (nenhum dispositivo WP7 foi actualizável para esta versão tanto quanto sei, isto não é forword upgradability).
como disse, o 7 teve 2 updates. n foi exemplo, eu sei. tanto q a MS aprendeu com isso e melhorou. mas a verdade é q os OEMs tb desvalorizaram bastante e rapidamente o hw como forma de compensar por isso.
no android por ex. tens hw q nem um update leva. sei q n valorizas os updates de bugs e segurança, mas pk os tens. no android nem isso...
3 anos depois laça o WP10 (apenas alguns o foram tanto quanto sei)
todos os modelos (exceto o 530) podiam ser atualizados com sw oficial, alguns tinham era de ser via insider.
Um absurdo total! Olha o Nokia 1020, faz hoje apenas 4 anos, não recebeu o WP10 e este por seu turno já foi descontinuado. Lolololl.
via insider podias.
 
Nao conta mesmo, olha eu a dizer ao meu pai, ah e tal, inscreve te como insider, vai a loja e instala a app e depois o ring que quiseres.... Ja foste!!

Sent from mTalk
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo