Conversa da treta sobre o Windows Phone

Status
Fechado a novas mensagens.
tal como ng me perguntou nada, tb a ti com certeza n te perguntaram.
mas se para já n foi por isso, veremos se n será em breve...

mas isso é normal. no android tb acontece. pode n ser um browser inteiro mas sim o seu "engine".

isso é irrelevante. se tiveres um negócio e a concorrência tiver a prejudicar-te ilegalmente tens direito a reclamar e pedir recompensa, certo? independentemente de ires fechar a porta amanha ou daqui 100 anos.

1) No Windows 7 foi questionado
2) Que saiba o Android funciona sem o Google Chrome instalado. Podes é dizer que as aplicações, nomeadamente as web app, fazem recurso do motor do Chrome. No entanto isso é irrelevante a nível de concorrência, porque o utilizador não se apercebe que é x ou y motor que estão a ser usados
3) Mas o Symbian fechou portas por efeito da posição dominante da Google, e do seu Android, quando na altura o seu competidor era o iOS? Sim, a Nokia "fechou portas" por uma tendência introduzida pela Apple, que despoletou o Android, pelo vazio deixado pela Nokia… Voltando à origem deste tópico, o Windows Mobile foi vitima de concorrência desleal? Se sim, de que forma?
 
1) ser questionado q browser queres é diferente de ser questionado se concordas com a obrigatoriedade dessa questão.
2) tal como disse. o utilizador n percebe, tal como tb n percebe q o q quer q exista, da concorrência, só uma pequena parte é q é feito por ela, nomeadamente a UI da app. O resto é google.
3)o symbian fechou portas pk, tal como a MS, n se adaptou a tempo ás novas tendências, simples. e n falo na UI apenas, mas tb em tudo o resto q o android trouxe: SO free ás OEMs, personalização ás OEMs, etc. o IOS n é competição de nenhum SO como um todo, apenas do high-end de cada SO em si.
O que a comissária censura nessa estratégia não é a dominância do mercado pelo Google, mas antes as manobras – “que são práticas ilegais”, insistiu – que impediram o “desenvolvimento de ecossistemas Android concorrentes”.

“Desde 2011, o Google impôs restrições ilegais aos fabricantes de dispositivos Android e aos operadores de redes móveis com o intuito de cimentar a sua posição dominante nas pesquisas genéricas na Internet”, resume a Comissão:

Em especial, a Google:

  • exigiu aos fabricantes que pré-instalassem a aplicação de pesquisa Google Search e a aplicação de navegação (Chrome) como condição para a concessão de licenças da sua loja de aplicações (Play Store);
  • fez pagamentos a alguns fabricantes de grande dimensão e a operadores de redes móveis, na condição de pré-instalarem em exclusividade a aplicação Google Search nos seus dispositivos; e
  • impediu os fabricantes que pretendiam pré-instalar aplicações da Google de vender um só dispositivo móvel inteligente que fosse que funcionasse com versões alternativas do Android não aprovadas pela Google (as chamadas «ramificações do Android»).
 
1) ser questionado q browser queres é diferente de ser questionado se concordas com a obrigatoriedade dessa questão.
2) tal como disse. o utilizador n percebe, tal como tb n percebe q o q quer q exista, da concorrência, só uma pequena parte é q é feito por ela, nomeadamente a UI da app. O resto é google.
3)o symbian fechou portas pk, tal como a MS, n se adaptou a tempo ás novas tendências, simples. e n falo na UI apenas, mas tb em tudo o resto q o android trouxe: SO free ás OEMs, personalização ás OEMs, etc. o IOS n é competição de nenhum SO como um todo, apenas do high-end de cada SO em si.

Respondendo ao teu quote, como vês, o problema é a Google impingir, pela sua posição privilegiada como empresa, que o Android seja "Googlalizado". O Android devo recordar é um produto open-source e a Google faz é parte do seu consórcio. Um bocadinho como o Symbian, o Symbian ao contrário do que aparentava, não era da Nokia e até era a demonstração do que a comissão europeia fala em políticas desleais, sendo altamente financiado pelos Europeus. Hipocrisia portanto, se fosse um produto europeu fechava-se bem os olhos à questão.

No fim, isto é mais política que outra coisa qualquer, é compensar as fugas fiscais gritantes que estás tecnológicas andaram a fazer no Espaço Europeu, a reboque de uma bandalheira fiscal que se vive na CEE (é a Irlanda, o Luxemburgo, a Holanda... Mas Portugal captar os reformados nórdicos já não pode ser lol)

Pela tua resposta estamos conversados acerca do Android não ter ilegitimamente destronado o Windows Mobile.
 
Atenção que no Android não és obrigado a utilizar o "motor web" do sistema. O Firefox por exemplo não o faz (está a agora a prepara um novo Firefox com essa base).
No android não tens a mesma limitação que tens no iOS e na Store do Windows que só podes lá colocar um browser com o motor do SO.
 
Tive um lumia 550 como segundo telefone. Foi a maior porcaria que tive. Problemas:

Bloqueava - so resolvia retirar a bateria
Internet - só aparecia o teclado quando apetecia, e apetecia muito poucas vezes.
Youtube - 10 min seguidos e tinha de desligar o telefone pois bloqueava.
Super bloqueio - Do nada e sem que reperasse ficava bloquedo com o ecrã todo negro e back light ligado. Caso acontecesse durante a noite o alarme não tocava nem recebia nada. Só resolvia retirar a bateria.
Baralhado - de vez em quando esquecia-se do país onde estava e ficava como os menus em outras linguas.
Chamados - não conseguia atender, ficava bloqueado.
- Perda de wifi - Perdia o sinal wifi e so voltava a ganhar sinal depois de reiniciar o telemovel.
Mais umas coisas....
- Os bloqueios acontecia 4 a 5 vezes por dia e os superbloqueos 1 a 2.

Bom:
Fluido e menus organizados quando não estava sempre a bloquear.

Este telemovel não serve nem para 4 telemovel, só mesmo para curiosidade.

Os outros lumias não faço ideia de como se comportam.
 
Eles não querem nada alem de multar uma empresa (...)

Estou a a assumir é que eles simplesmente querem é multar e facturar, o monopólio e afins são só o meio para lá chegar e não tenho grandes duvidas que será só uma questão de tempo até alguma coisa se arranjar para a Apple também, bem pior para o consumidor é a tributação absurda sobre um carro importado na UE mas disso a CE não multa ninguém nem opina como deveria ser.

Como disse antes, os OEM não lançam Android sem Chrome/Google Search porque simplesmente não o querem fazer nem é do seu interesse (nem do meu como consumidor que se quisesse usava outro browser/motor de busca), da mesma forma que a maioria desses OEM também não quiseram nem viram interesse em lançar um W10m smartphone.


@HaLf-LiFe

O W10m até nos bloqueios é diferente do resto. :D
 
Há OEMs que querem senão isto não tinha avançado para a frente. Basta ver a Samsung com a Bixby e o Samsung internet browser.

A MS já sofreu com o mesmo no passado. E acho muito bem. Se achas que o mercado deve ser tão liberal como o é nos Estados Unidos em que eles fazem o que lhes apetece e o consumidor come e cala, pah, é contigo. Podes sempre emigrar (se já não o fizeste? :007:). É tão bom o mercado lá que para terem internet fixa que às vezes nem 20Mbps dá, pagam mais de $100. É isto que queres cá na Europa? O caso da Apple já foi em frente e foram obrigados a pagar os impostos a que se esquivaram. E sim, é também para faturar para depois investir nos países da EU, em que Portugal está incluído.
 
Última edição:
Acho que até não se perde nada em deixar isto andar, mesmo que se acabe por usar Chrome e Google Search, acho que não se perde nada para o consumidor permitir-se outras opções.

O mesmo com forks de Android.
 
https://android.googlesource.com/platform/packages/apps/GlobalSearch/+/592150ac00086400415afe936d96f04d3be3ba0c^!/

Este link mostra um commit em que a Google meteu literalmente no AOSP, código para dar uma exception que impede de fazer uma pesquisa sem o Google Search estar instalado, mesmo que esteja outra app de search instalada. E o erro que dá é "could not find a web search provider". Ainda por cima foram manhosos e a exceção não reporta o erro correto. Isto já foi em 2009. Entretanto acredito que já devem ter mudado as coisas mas não faço ideia se continua a ter o bloqueio no código. Provavelmente não tem mas passou a ser uma cláusula que os OEMs têm de respeitar quando licenciam a Play Store.
 
@lightMC

Essa app foi descontinuada no Android 2.1, alias essa app nunca suportou mais nada alem de pesquisa da Google. Nem têm, é de código aberto e nada impede a Google de fazer esse hardcoding no AOSP, o problema é obrigar essas imposições.
 
Última edição:
São opiniões e mantenho a minha que para mim mais parece caça à multa do que outra coisa qualquer, já o caso da Apple é bem diferente se tinham impostos devidos que não estavam a pagar é natural que os façam pagar, btw lá por depois os € da multa serem aplicados cá isso não faz da prática mais ou menos correcta.

Só não muda de browser (o mesmo com o Windows no passado) ou motor de busca quem não quiser e espero que no futuro se isto der em algo que seja tão fácil colocar gapps num smarphone Android sem elas (actualmente não é) como hoje o é para mudar um browser ou motor de busca e espero que a liberdade daqueles que consideram que Android com serviços Google é a melhor experiência no mercado também seja igualmente respeitada.

Também espero é que amanhã não tenha de pagar mais € por um smartphone só porque vem com gapps, é que isto da conversa das liberdades e livre concorrência bla bla bla é muito bonita até a usarem como desculpa para nos virem directamente ao bolso. :rolleyes:


EDIT:


Com pouca liberdade como consumidor sinto-me eu no W10m em o browser da plataforma se resume ao Edge que o resto é uma bela trampa e o Bing como motor de busca é meh para não dizer mais.

Ahh e coitadinhos dos OEMs que são uns santos e do mais transparente que há, vitimas do bullying da Google no mobile, poupem-me. :D

PS: Para que fique claro (se é que não ficou já nos posts anteriores) sou da mesma opinião em relação à multa que a Microsoft teve há uns anos atrás relativamente aos browsers no Windows, outro drama existencial esse, tanta m**** para depois no final levar com um pop up no arranque do OS para instalar outro browser...:-D
 
Última edição:
Sempre pudeste, desde que introduzas os números à velocidade certa :)

PS: já vou no dia 5.
Continuo com receio
https://blogdoiphone.com/2017/10/bug-calculadora-ios-11/
Tive de inventar um nome para descrever aqueles bloqueios.

Nos PC, quando há um bloqueio normal, resolve-se com reset ou desligar. Caso tenhas de retirar a fonte de alimentação é um superbloqueio :D
Dramático. Estou aqui a pensar naqueles pobres coitados que têm telefones que não dá para remover a bateria ( 930, X3, 4s etc), tss...tss
 
@Ace-_Ventura

Por acaso nunca me apercebi de nada mas se é assim então é porque as sanções são pequenas, é a mesma treta relativa a normas ambientais que muitas empresas insistem em não cumprir por cá porque a multa é muito inferior aos custos para poluir menos, enfim é o que temos.

É como a CE agora querer cobrar também a taxa turística a quem chega de avião a Lisboa mesmo que resida lá porque segundo eles será discriminação para quem a paga não morando lá para fazer turismo, isto só para dizer que nem tudo o que a CE cospe cá para fora faz todo o sentido e é automaticamente justo ou correcto.


@yamahia

Esse blog é teu? :-D
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo