1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

conversão de .raw para .jpg problemas com cores

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Drackey, 3 de Outubro de 2008. (Respostas: 12; Visualizações: 1647)

1. Drackey

Drackey Power Member

Bem ontem reparei numa coisa que me deixou abismado... foi na diferença das cores da mesma foto em raw e depois convertida para jpg... ou seja em raw tenho por exemplo a cor de pele que se ver normalmente numa pessoa e em jpeg a pele é meio castanha...
    Pergunto se isto será normal? eu uso o camara raw 4.5 para converter as fotos todas em raw para .jpg mas agora coloco em questão a fidelidade do programa...

2. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Detectas essa diferença entre o RAW no programa e o JPEG feito a partir dele?

Se sim, verifica os perfis de cor e isso. Já aqui há tempos houve alguém aqui com um problema igual e acho que era disso.

3. Drackey

Drackey Power Member

Eu uso o brigde para aceder as fotos e visualizalas e depois importo para o camara raw (quando estão em formato raw). Eu tirei fotos aos caloiros da zona praxes etc. e depois converti para jpg. estava no bridge a mostrar as fotos e pareciam 2 fotos iguais em raw e jpg porque eu tinha gravado para o mesmo sitio mas as cores god damit...lol nada a ver fiquei doente...lol no bridge dá para alterar os perfis de cor? ou tenho que alterar no photoshop e este faz ligação com os outros?
    Esperimentei ver noutro programa no picasa que também lê raw e é igual em jpeg a imagem fica acastanhada...

4. helius

helius Power Member

tal como o rui disse, isso é provávelmente relacionado com o perfil de côr.. no Camera Raw, nas opções escolhe o perfil, tens de seleccionar o mesmo que usas na câmara..

cumps

5. Drackey

Drackey Power Member

já ha um ano e tal que tiro fotos e só agora me deparo com isto..lol granda nobise... Eu nunca fiz isto... lol como é que calibro então em função da maquina? tenho uma nikon D80.
    No camera raw tenho que modar no space? (lá tenho 4 opções adobe RGB 1998 + 3 outras opções) Ou é no camera calibration?
    Bem estou a ver que vou ter muito trabalho a exportar as fotos todas outra vez para jpeg...lol Pelo menos já descobri que havia algo de errado...lol

6. helius

helius Power Member

tens que ver primeiro qual é que tens na d80, por default é sRGB..
    no Camera Raw é mesmo no Space que tens de alterar

cumps

7. Drackey

Drackey Power Member

Já alterei mas agora o camera raw altera os raw... ou seja quando clico numa foto raw para ir converter para jpeg essa foto adquire logo as tonalidades castanhas das fotos em jpeg... alguma coisa está a falhar... ainda na vi o quê...

8. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Acho que é normal. Se tinhas os RAWs afinados para outro espaço de cor, agora vão ficar desafinados, tal como os jpegs estavam. Mas como podes ver, já tens o RAW e os JPEGs iguais, agora é só acertares novamente as definições dos RAWs para ficarem bem.

9. Drackey

Drackey Power Member

la se foram as horas de trabalho...lol bem mas pelo menos não me esqueço mais de ver se tenho o camara raw afinado.

Obrigado a todos pela a ajuda.

10. Warlord

Warlord [email protected] Member

ve tb se tens a makina em srgb, ja k pode estar em adobergb

11. redalert

redalert Folding Member

Qual é o problema?

[[]]

12. C0C45

C0C45 Power Member

Não interessa o color space que se tem na maquina porque quem o vai decidir é o programa de conversão, o srgb é o mais utilizado na web depois tens o adobe rgb e o prophoto rgb que é o maior. Poderas é ter um profile de cores que te faça isso, vai ao color management no painel de control e faz delete ao que esta la e usa o calibrize para calibrares mal e porcamente o teu monitor para veres as cores reais. E digo mal e porcamente porquê ? Porque esses programas estão longe de chegar a perfeição é por isso que fotografos e webdesigners utilizam hardware para calibrar o monitor em condições e assim ver as cores reais, o spyder pro 3 por exemplo faz um exelente trabalho...

Abraço

13. Warlord

Warlord [email protected] Member

interessa se ele tirar pelo meio algumas fotos em jpg.

adobergb e mais utilizado em graficas, se nao fazes intencoes de imprimir os teus trabalhos la, entao usa srgb

Partilhar esta Página