1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Conversão VHS - digital

Discussão em 'Digital Life' iniciada por astg, 24 de Junho de 2008. (Respostas: 6; Visualizações: 1059)

1. astg

astg Power Member

Bem, o título resume o que quero fazer... passar uns videos antigos para o PC...

Já consegui por isto aqui a funcionar com uma Ati x1900gt, com o video in. Usei o programa Windows media encoder. Já deu para colocar isto a gravar e ficou um ficheiro com qualidade bastante decente tendo em conta a fonte... porém foi através do video composto (composite video... o jack amarelo RCA) e segundo o que li o S-video tem melhor qualidade. Quando ponho em S-video o filme só aparece em preto e branco, independentemente das configurações que coloque.

Queria, se alguém soubesse, se há um método melhor. Queria maximizar a qualidade da gravação, mas não queria que ficassem ficheiros enormes sem necessidade. E por outro lado, queria saber qual seria o formato de video mais versátil para eventualmente editar e posteriormente, se necessário gravar em DVD. Eu para as experiencias usei o windows media video 9 advanced e audio o windows media audio 9.1. Dentro do video, há tanta variedade e tanto codec que não sei exactamente qual as melhores apostas.

No video que fiz ficou, quando há movimento, a ver-se "linhas" do video ser "interlaced" acho eu. Sabem como minimizar isso? Tendo em conta que o video deve ser "pal" devo gravar com 240 linhas verticais ou do dobro (480) por causa da história do "video interlaced"? 25fps?

Se alguém souber responder a alguma destas perguntas ou já tiver feito estas experiencias, agradeço se puder dar alguma informação!

2. selipequenote

selipequenote Power Member

Boas,

Também andei a investigar um pouco sobre isso. Infelizmente quanto à questão do s-video e especificamente com essa placa não te sei responder, mas quanto às outras questões acho que este guia servirá de ajuda:

http://www.divx-digest.com/articles/vhs_capture.html

Cumps

3. sirHack

sirHack Guest

Boas.
    É muito mais fácil se adquirir uma placa de TV interna ou externa, do tipo Dazzle, que já tem software incluido e é so para esse efeito, custa 50 euros, e é compativel com fixo e portátil.
    Tem sempre uma pci ,interna com placa de tv com entradas RCA.

cumps

4. selipequenote

Duvido que uma placa que custa 50 euros traga alguma vantagem em relação à configuração actual. Para comprar uma nova placa só se for uma que faça encoding por hardware, senão mais vale ficar como está.

Cumps

5. astg

astg Power Member

Bem, placas dedicadas não era bem a idea... E quanto a ser por encoding por Hardware da placa, não faz mal dar uso ao CPU, que para a qualidade das gravações VHS tem obrigação de se aguentar (c2d [email protected] ghz).

Estive a ver o site. Experimentei o VirtualDub, mas pelo que andei lá a mexer, não o consegui configurar para a imagem dar correctamente. Parecia ter uns breaks. O que retirei do artigo foi o conselho da resolução 640*480. O tamanho é decente... Mas o meu problema com o WMV é se depois não há stresses se quiser passar para um DVD ou editar o filme. É que há tanto formato!

6. sirHack

sirHack Guest

Não isso não há stress's.
    Eu por exemplo faço serviços para o meu avô que é fotografo, e tenho de fazer os trabalhos em WMV, pois o software que uso só me permite este formato. Depois tenho um programa que comprei, o Win Avi (custou-me 25 euros), e convirto o ficheiro.
    Ou então, gravo no nero como DVD de filme, e pronto...

A editar é que não sei pois esse formato microsoft é pouco maneavel... mas tenta fazer um teste de um filmzito a ver...
    No problems !:x2:

7. selipequenote

Os breaks podem ser devido ao disco, não te esqueças que nesse caso estás a gravar video sem qualquer compressão, logo muito maior. Estás a capturar com os frames per second que o guia indica? Podes tentar capturar na outra resolução sugerida: "512x384 at 29.967fps".

Talvez já tenhas reparado mas a parte 2 desse guia responde à tua questão do "interlaced".

Cumps

Partilhar esta Página