1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Conversor de 220v para 12v

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por cwally, 7 de Agosto de 2009. (Respostas: 5; Visualizações: 5364)

1. cwally

cwally Power Member

Bom dia,

Tenho uma geleira termo electrica que se liga ao isqueiro do carro. Alguem sabe onde posso comprar um conversor que me permite ligar a geleira à corrente de casa (para nao gastar a bateria do carro). É arrancar a cabeça que liga ao isqueiro e fazer ligação directa com um transformador simples :p ?

2. mgl4evr

mgl4evr Power Member

nao. precisas de saber a potencia da geleira, para saberes qual a potencia do transformador a usar. depois, terias de ligar uma ponte de graetz na saida do transformador para rectificar a corrente. e por fim, terias de ter cuidado com a polaridade :D.
    os transformadores sao relativamente caros, por isso, acho que deves procurar um adaptador. onde, e que ja nao sei :S.

3. WindWalker

WindWalker Power Member

No AKI do Colombo vi um inversor 12V DC com conector de isqueiro -> 230V AC de 40W, salvo erro, e custava entre 20 a 30€.

Mas tens primeiro que saber a potência do aparelho para comprares um transformador adequado (potência minimamente superior à da geleira).

4. mgl4evr

mgl4evr Power Member

o que ele pretende e de 230V -> 12V DC.

5. JoseSimoes

JoseSimoes Power Member

Existem montes de conversores de 220V para um monte de diferentes tensões. Selecciona-se a tensão (voltagem) de saída nalgum tipo de interruptor. Para substituir a bateria qualquer coisa serve (a tensão da bateria nem é lá muito certa). Já vi isso em praticamente todas as lojas onde vendem artigos de electricidade, incluindo grandes superfícies. Chamam-se simplesmente fontes ou transformadores (mas envolvem mais que um transformador).

Nos bom velhos tempo precisávamos de uma rede de diodos + um filtro passa baixo que tinha de ser calculado. Mas hoje isso tudo (não incluindo o transformador) vem num de mil chips disponíveis.

EXCEPTO: Obviamente tem de se ver a potência que a fonte pode fornecer e tem de ser superior ao consumo máximo da geladeira.Os frigoríficos tendem a consumir MUITO durante um segundos e depois não consomem muito durante algum tempo, excepto se tivermos sempre a abrir e fechar. As baterias de carro são boas para isso, já que até aguentam o motor de arranque. E ao fim e ao cabo o consumo da geladeira até nem é muita em média.

Tens de primeiro saber a potência que o frigorífico consome quando arranca (pico de consumo) e depois qualquer fonte capaz de disponibilizar essa potência a 12 V serve. Se esse valor não vier na geleira terás de medir com um multímetro (ou com um amperímetro) a corrente (ou amperagem) e multiplicar por 12 V.

José Simões

6. LSDigital

LSDigital Power Member

boas.
    alguém sabe se estas geladeiras de 12v são alguma coisa de jeito?
    queria comprar algo do genero para uma duzia de dias (quentes) por ano, mas será q conseguem preservar alguma coisa?
    obrigado.

Partilhar esta Página