Converter BD Access para VB/C ?

Boas. Tenho uma questão que gostava de ver esclarecida. Pretendo converter uma base de dados MS Access para um formato "stand-alone". O intuito é criar uma pequena aplicação que possa servir de interface para manipular a base de dados em questão, se possível com print dos reports.

Procurei no Google por soluções para isto, mas apenas encontrei alguns "how to" explicativos de como criar interfaces VB que permitam manipular (de forma extremamente básica, com apenas adição, consulta e remoção de dados) a base de dados. Eu pretendia saber se não existe nenhuma aplicação que permita criar este tipo de interface, pois é algo estranho desenvolver uma base de dados que necessite de ter o MS Access instalado em qualquer computador em que se pretenda correr...

Agradeço desde já a vossa atenção.
Cumprimentos.
 
Uma base de dados access não é mais de que um ficheiro com os dados todos. Mesmo não tendo o access instalado, basta teres o driver (que o windows já tem) instalado e acedes ao ficheiro como base de dados.

Assim sendo, desenvolves o teu projecto em VB e acedes à base de dados (ao ficheiro) utilizando o que preferires.. OLE por exemplo. Depois, quando fores "instalar" a tua aplicação apenas tens de levar o ficheiro access ctg, o driver já deverá estar instalado. Caso não esteja é gratuíto, sacas da net.

Portanto, crias a interface e acedes ai ficheiro do access através da classe OLE (do VB). Depois levas o executáves e o ficheiro access ctg.

Procura como acederes a bases de dados via OLE. Presumo que conheças SQL.
 
Back
Topo