Converter de 220v para 12v [Para os genios da electronica]

depende. se for DC-DC e so arranjares uma ou + resistencias e ir fazendo a tensao cair no has de ter 12V. como queres fazer cair 208. o valor da resistencia depende do valor da corrente k kiseres. se for AC-DC e + dificil
 
Um transformador? daqueles " tipo loja dos 300? " .... é isto?


Mas se quiseres fazer mesmo TU , assim de cabeca, é preciso o transformador, uma ponte rectificadora e uns 2 condensadores para a filtragem....
 
Bom, eu andava com essa ideia também... de utilizar um simples trasformador.

Isto é para a bomba de água de WC que tenho já que ando com a caixa aberta (uma Chieftec), por causa do cabo, e a minha ideia era simplesmente para que a bomba recebe-se 12v para funcionar, 12v esses que vinham da fonte de alimentação.

"uma ponte rectificadora e uns 2 condensadores para a filtragem...."


Xi vocês expliquem-me isso... não entendo um c* :D
Condensadores sei o que são... agora isso de ponte?


Mas mesmo assim... um simples transformador assim para o *adaptado* vai dar resultado ou nem por isso?
 
sim, podes utilizar um transformador mas tens de ver a amperagem que o transformador da e o que a bomba consome.

Depois ha transformadores baratos e transformadores mais caros....


Isso do fazer o transformador : podes ver mais por esta figura :

image031.jpg


Tens um transformador certo? A entrada tens os 220 voltes mas sao alternados , tem a forma do seno.

O que acontece é qeu de uma certa forma com o numero de espiras e tal, vais converter uma grande voltagem/baixa amperagem numa baixa voltagem/grande amperagem....

Mas mesmo assim, a corrente de saida do transformador é alternada, ou seja tens a forma do seno, nao tens nada a mudificar a " onda " da corrente.

Em vez de teres 220v a oscilar como o seno, tens 12 voltes a oscilar com o tempo... certo? Mas queres é corrente continua ou seja , tens um positivo e um negativo....

Ha uma coisa que podes utilizar que sao diodos, ou seja sao pecas que a corrente so passa num sentido. Entao isto é optimo, numa parte da onda, nao ha nada pk a corrente so passa num sentido pelo diodo ( se calhar ta um bocado confuso ).

é o qeu vês aquela coisa preta a sair do transformador.


Mesmo assim, alem de teres corrente ja continua, tens o efeito da onda, ou seja, comeca em 12 voltes, depois decresce para 0, torna em 12 e decresce ate 0.... Como evitas isso? Com condensadores, quando maiores, melhor Na altura em que a corrente falha, o condensador preenche essa lacuma

Quando maior de capacidade for o condensador, menor é a descida da corrente e mais linear esta se torna.

Enquanto em transformadores da loja dos 300 tens condensadores regulares, " ordinarios " em transformadores bons, tens ( supostamente ) melhores condensadores.

Depois em seguida tens aquele bicho de 3 patas, vai-te regular a voltagem ja que a saida do transformador nao é exatamente a que tu queres, depios mais uma rectificacao e entao tens a saida

Acho que nao me enganei no que disse mas se sim digam algo :)


Mas sim, um transformador dessses resolve-te o problema.... Ainda por cima tens uma bomba de 12v , a minha é de 220 e tenho de andar sempre com o cabo atras :(
 
é isso mesmo mas tambem podes fazer uma derivação e para além de pores um regulador de 12v pode também por um regulador de 5v para o resto dos MODs, mas melhor ainda arranjas um regulador LM317 e um reostato e tens a voltagem que kiseres apenas ajustando a o reostato. inté povo fica aki a sugestao.

PS: os reguladores encontram-se em qq loja de electronica tanto o 78x12 como o 78x05 como 0 LM317.:rolleyes:
 
hummmm embora não perceba acho que tirar 220v duma linha de 12...é um bocado impossivel! ou será que dá pa overclockar 12v a 220v ? :D
 
Por incrivel que pareça SIM isso é possivel e ate puxar muito mais... mas só por um curtissimo intervalo de tempo... tipo a as stoleGUN's (ta mal escrito mas estou com sono), no fundo aqueles aparelhos pra porem uma pessoa K.O atraves de choques electricos descaregam algo como 2000 V ou mais apartir de uma pilha de 9V .... :)
Hum.. acho que isto nao responde muito bem a tua question mas prontos tou COM SONO lol:P
 
Originally posted by wEs
hummmm embora não perceba acho que tirar 220v duma linha de 12...é um bocado impossivel! ou será que dá pa overclockar 12v a 220v ? :D


Podes, pelo seguinte , a potencia é sempre constante, logo tens de jogar com a corrente/voltagem transformando uma delas de grande para pequena e a outra ao contrario.
 
Originally posted by wEs
hummmm embora não perceba acho que tirar 220v duma linha de 12...é um bocado impossivel! ou será que dá pa overclockar 12v a 220v ?

Claro que sim, podes ter 12V correnre contínua e com um transformador/conversor, tirares 220V corrente alterna.
_____________________________________________

Respondendo á pergunta original, o meu conselho é comprares um adaptador de 220V para 12V numa loja de electrónica.

Leva as caracteristicas da bomba para saber a potencia necessária.

Se é para a bomba de água, vale mais prevenir.

Isso pode custar 15 ou 20 €, mas vale a pena.

Nas lojas dos 300, é duvidoso... se for para luzes, ou para um rádio da treta, tudo bem, mas para o que queres não dá.

Quanto a FAZER um adaptador 220V/12V...

Sai-te mais caro!!

Já aqui foi dito (e muito bem) como se faz
 
Bem, possivel é ... mas nao é la muito barato.

Para esse efeito é preciso adquirir um Inversor de corrente.

bem, eu ainda nao percebi muito bem o porquê mas se isto tudo é para por a bomba de agua a ligar e desligar com o pc, eu acabei agora uma pagina que resolve esse problema utilizando um simples relé.

Checkem e façam os vossos comentarios :)

http://toxynproject.pt.vu/
 
Crusher ao que percebi, queres ligar a bomba do WC á fonte né ? É que ca em PT existe uma loja que vende fontes de alimentação já com a saida interior para a bomba do WC ! O que dá um geitão ! ;)
Aqui fica o link:

*LINK*
 
Originally posted by Tecnoboy
Crusher ao que percebi, queres ligar a bomba do WC á fonte né ? É que ca em PT existe uma loja que vende fontes de alimentação já com a saida interior para a bomba do WC ! O que dá um geitão ! ;)
Aqui fica o link:

*LINK*

Sim era essa a minha ideia... mas minha nossa não ando com vontade de gastar tanto €€€ por uma PSU! :D

Bom aquilo também é modado por eles... hum... já ando cá uma ideia:

A fonte que tenho é uma Chieftec 360W (era a que vinha com a caixa).

Por exemplo (não sei como eles fizeram) se fizermos então um furo na PSU para botar outro conector que dei-a para a bomba, e se ligarmos esse novo conector no proprio conector da fonte, dará resultado? Uma bomba de água como devem perceber não puxa praticamente pela corrente, dai talvez não der problema... mas prontos não sei... :)

Acho que esse mod que foi feito por eles é igual ao que estou a pensar...duh

Que acham ppl?
 
Epá sinceramente, eu perferia comprar aquilo já feito, porque duvido que aquela saida que a fonte tem, fosse exactamente o que tu tavas a pensar fazer, penso que aquele mod, não é feito por eles, mas é sim um kit e eles quando compram as fontes, elas já vem assim do distribuidor que eles usam ! E também era "pecado" ires estragar uma fonte tão boa como essa que tens Crusher ! Eu tenho uma igual, e só posso dizer uma coisa: É FANTASTICA !

Mais vale venderes essa que já tens, e comprares uma daquelas, até porque vi uma review delas, e acredita que tb são mt fx's e axo que são mais silenciosas que as Chieftech !
 
Da me impressao que queres um conversor 230 AC (os 220 ja nao se usam ...) para 12 DC. Tal como foi dito podes comprar um pequeno transformador e converter para um tensao alternada intermedia . Depois precisas de rectificar isso ou seja passar de alternado para continuo. A soluçao barata e simples e utilizar um ponte de diodos. Nao precisas de comprar diodo a diodo porque isso vende-se integrado. O andar intermedio de tensao alternada deve ser escolhido de maneira a a partir dele o rectificador obter os 12 v dc. Depois colocas sempre como carga do rectificador um condensador apropriado de maneira a alisar a tensão rectificada de maneira a ficar menos parecida com bocados de sinusoides e mais com um valor continuo. mesmo assim nao tens a garantia de ter 12 v dc porque a tensao da rede (230 v ac) nao sao bem constantes. por isso e que as fontes dos pc's tem sempre um terceiro conversor dc/dc este comandado (ou seja com um circuito de comando e outro de "potencia" que aqui nao e grande coisa) que garante minimamente o valor de tensao pretendido. Um bom conversor destes funciona a uma frequencia relativamente alta em relaçao a rede e nao e nada facil de fazer.
portanto o conselho e : compra ja feito para teres uma coisa decente. Por outro lado como queres usar isso com um motor a perfeiçao dos 12 v e capaz de nao ser essencial por isso arriscar so com um transformador e rectificador e capaz de ser uma experiencia interessante e engraçada
 
ja agora passar 12 v para 230 v e extremamente simples. e so ligar o transformador ao contrario. tem e uma corrente mais elevada do lado da tensao baixa. a proporçao mantem-se
por exemplo os geradores daas centrais electricas trabalham todos a volta dos 10 kV e depois a tensao e elevada para transporte para 400 ou 200 kV. Claro que as correntes nos geradorse depois sao na ordem dos varios milar de ampere.
 
Nao, ele nao pode querer 12Volts DC porque a bomba funciona a 220 AC..


Continuo aq dizer que se realmenente nao queres gastar uns €€€ numa fonte jáa com saída de Wc, poe-lhe um relé ligado aos 12v de uma ficha qq da fonte, e puxa dois fios de 220 voltes pelo interior.

Assim a bomba so liga quando o Pc arrancar e quando o desligares ela tambem desliga.
 
ja agora passar 12 v para 230 v e extremamente simples. e so ligar o transformador ao contrario. tem e uma corrente mais elevada do lado da tensao baixa. a proporçao mantem-se
por exemplo os geradores daas centrais electricas trabalham todos a volta dos 10 kV e depois a tensao e elevada para transporte para 400 ou 200 kV. Claro que as correntes nos geradorse depois sao na ordem dos varios milar de ampere.

Se os 12 V for em contínuo não dá.
 
Back
Topo