1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Converter Ethernet para usar Telefone (RJ11) - É possível?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por nspinheiro, 9 de Março de 2013. (Respostas: 25; Visualizações: 10044)

1. nspinheiro

nspinheiro Power Member

Ora vamos lá ver se eu consigo me explicar.

Tenho a casa toda infrastruturada com Ethernet e com fichas RJ45 Espalhadas pela casa. Não tenho, no entanto, nada RJ11. A verdade é que na altura pensei que nunca ia ter telefone fixo em casa, mas agora tenho de ter.

O telefone liga-se ao router que está junto ao switch que tenho para as portas dentro de casa. Ora, eu tenho a possibilidade de pegar simplesmente numa ficha RJ45, trocar por uma RJ11, removo o cabo existente e meto cabo de telefone.

Mas tava cá a pensar... será que isto faz sentido?

Em teoria eu não posso simplesmente cravar na ponta do cabo Ethernet que tá agora ligado ao switch uma ficha RJ11 e ligar á porta FXS, usando apenas os pares necessários, e deixando os outros simplesmente por usar?

E depois do lado que tenho a ficha, pego no cabo de telefone e cravo-lhe do lado que liga á parede uma ficha rj45 apenas com os pares de telefone de acordo com as ligações feitas na outra ponta do cabo?

Isto faz sentido?

2. marcelo_ribeiro

marcelo_ribeiro Power Member

Bata ligares a ficha RJ11 na tomada RJ45. Funciona na mesma. Não precisas de fazer adaptações. Ligas um chicote RJ11 da porta FXS à tomada RJ45 e aquilo funciona.

3. nspinheiro

nspinheiro Power Member

Grato, mas isso então funciona de um dos lados, ou seja, do lado onde vai ficar o telefone.

Porque do outro lado dessa ficha eu tenho chicote cravado com RJ45, n tenho patch panel

4. marcelo_ribeiro

marcelo_ribeiro Power Member

Então, mas essa tomada vai terminar no ATI, certo?

5. nspinheiro

nspinheiro Power Member

Não tenho ATI. Vai ligar directo ao switch.

Isto é um apartamento remodelado, nao é dos novos que têm essas centrais. O que fiz foi mandar passar CAT5E para os pontos estratégicos da casa e converger todos os cabos num local, tudo em chicotes que ligam directo ao switch

6. JDrEd

JDrEd Power Member

nspinheiro, será possível tirares uma foto a esse local onde tens todos os cabos a convergir? Estou a pensar fazer o mesmo na minha casa que estou a remodelar.

Grato =)

7. nspinheiro

nspinheiro Power Member

Claro, amanhã faço isso... mas nao tem muito que ver, é uma data de cabos a convergir num só espaço.

8. Conspiracy

Conspiracy Power Member

Bem, por acaso tb tenho uma situação semelhante. e tb estava com um problema/duvida semelhante.

No meu caso ainda não tenho o cabos instalados pelas paredes, deixei foi tubagem a sair no sotão não aproveitado mas acessivel, para mais tarde fazer os enfiamentos que necessitar. nas divisões tenho as tomadas, prontas para levar rj45 ou rj11 ou outra coisa qualquer. tb não tenho ATI na caixa de parede.

A minha dúvida é parecida com a tua, mas com a diferença de querer saber se é possivel fazer passar os dois sinais pelo mesmo cabo. Ou seja, se de todos os pares do CAT5 poderei definir 2 para passar o sinal de telefone para um dado local.

nspinheiro, quanto à tua dúvida, pelo que percebi e se na divisão onde queres colocar a ligação de telefone podes ligar mesmo a RJ11 na tomada RJ45 (vou assumir que o marcelo_ribeiro está correto), do outro lado, na caixa, basta pegares nos pares correspondentes e ligares diretamente na tomada que lá deve ter. quando digo diretamente referia-me a ligar mesmo nos terminais. Se não tiveres tomada então podes ligar com uns ligadores proprios para fazer essas divisões.

9. Conspiracy

Conspiracy Power Member

Bem, fui pesquisar um pouco e relembrar algumas coisas que se esquece...

A ethernet só usa 2 pares (4 fios) pelo que ficas com outros 4 fios livres.
    Pelo que vi, há quem fassa passar pelo mesmo cabo 2 ligações de ethernet, sem ter problemas usando as distancias inferiores a 100m como deve ser o utpcat5. por isso, no meu caso não haverá problema passar uma ligação ethernet e um linha telefonica, julgo eu...
    no teu caso julgo que tb não, basta que separes devidametne as ligações. num lado metes uma tomada com duas rj45 e ligas o cabo. do outro lado retiras os condutores certos do chicote rj45 e ligas na linha telefónica.

Acho que funciona assim. mais alguem se pronuncie.

10. news_js

news_js Power Member

Isso é verdade se tiver ligações a 100 Mbps. Nas ligações a 1000 Mbps (gigabit) são utilizados os 8 condutores.

11. Conspiracy

Conspiracy Power Member

no meu caso é ligação de 100Mbps.
    obrigado pelo esclarecimento

12. nspinheiro

nspinheiro Power Member

Como pedido, a foto do local

Então e resumindo, do lado da tomada posso simplesmente ligar lá a ficha RJ11 do telefone.

E do lado da cablagem que aparece na foto tenho de corta a ponta e cravar um RJ11 com os pares de telefone apenas para ligar directo á porta FXS do router.

É isso?

13. varejo

varejo Power Member

14. choakumchild

choakumchild Power Member

Boas,

Eu tenho um problema inverso, tenho em casa toda toda infrastruturada com linha telefonica e fichas rj11 e queria passar Ethernet e com fichas RJ45. è possivel com um adaptador de rj11 para rj45 ? Ou tenho de tirar o cabo de telefone que passa por dentro da parede e passar cabo Ethernet?

15. manelis

manelis Power Member

Tens de trocar, porque tal como já foi dito, o RJ11 apenas precisa ( e só tem) 1 par de cobre, enquanto que o RJ45 tem 4, dos quais usa pelo menos 2.

Além que os cabos RJ11 não têm o par entrançado, que é suposto ter para ethernet pa reduzir interferências. Não sei até que ponto é que isso afecta no entanto.

16. choakumchild

choakumchild Power Member

Então quer dizer que tenho de passar cabo ethernet pela parede e tirar o da linha telefonica ou então arranjar uma powerline, é isso?

Nem com um adaptador de rj11 para rj45 dá?

17. manelis

manelis Power Member

Sim. Se puderes passar cabo é sempre perferivel relativamente à powerline.

Quanto ao adaptador, isso não deve existir porque não faz sentido fisicamente. Já o contrario pelos vistos nem é preciso pelo que têm dito aqui no tópico.

18. pr0p

pr0p Power Member

Tira o cabo de telefone e mete cabo de rede.
    Atenção que normalmente o cabo de telefone está em serie e o de rede não dá.

19. NVRSystem

NVRSystem Power Member

Grande salganhada :) eheh, não precisas cortar nada, apenas necessitas de uma "união" para Rj45 e ligar lá um cordão RJ11 de onde virá o sinal do telefone.

Tipo Isto [​IMG], de um lado o cabo onde vais colocar o telefone e do outro o cabo rj11 de onde virá o sinal de telefone.

20. Boa tarde,

Tenho um modem da Meo com uma saída de telefone que preciso de colocar noutro andar, contudo a única cablagem que temos é um cabo de rede rj45 utp 6.

Do modem sai um cabo rj-11 com dois conectores -> liguei a um switch ethernet ->a esse switch o cabo de rede que vai para o outro piso.

No andar de cima um outro switch onde liga o ethernet que vem de baixo e outro rj-11 que vai ao telefone.

Mas não estou a ter sucesso com isto. Alguma ideia sem ser passar um cabo rj-11 entre os dois locais?

Obrigado

Partilhar esta Página