Converter pc velho em NAS

-Mocho-

I'm cool cuz I Fold
Boas, tenho andado com alguma vontade de ter um nas em casa.
E tenho alguns componentes sem uso.
Gostava de saber se é possível fazer alguma coisa com isto ou esquecer a ideia.

Tenho:
Cpu - i3 4330
Board - h97i (4 conectores sata, gigabit lan)
Memória - 8gb ddr3
Disco - WD Blue 650gb
Psu - CX 450w
Caixa - cooler master elite 130


Objectivo:
Backup do pc e do portátil
Cloud para os 2 telemóveis la de casa
Talvez transmitir vídeos para a box android da sala

Comprar:
ups
Bracket para suportar 3/4 discos na caixa
Discos específicos para nas

Em relação a software tenho visto alguns vídeos e em muitos tanto o Unraid como o FreeNAS são falados.

Antes de avançar para a lista do “comprar” e ver se me consigo orientar com isto, com o que tenho é viável começar?
Algo em falta que seja crítico?

Conselhos/opiniões são bem-vindos
 
Em termos de software, aconselhava o Xpenology :wink:
Vou dar um olho nesse

Possível é, mas se tens de realizar gastos vê lá se no final não comprensa comprares logo o NAS pronto a usar....
Estou dividido entre isso. Porque do que tive a ver NAS para 4 discos rondam entre os 300€ sem os discos.

Nesta ideia (que isto ainda não passa de ideia). Só teria que comprar os discos e encontrar uns brackets para encaixar os discos na caixa.
Mas posso estar a pensar mal e estar algo em falta
 
Vou dar um olho nesse


Estou dividido entre isso. Porque do que tive a ver NAS para 4 discos rondam entre os 300€ sem os discos.

Nesta ideia (que isto ainda não passa de ideia). Só teria que comprar os discos e encontrar uns brackets para encaixar os discos na caixa.
Mas posso estar a pensar mal e estar algo em falta
Quanto fica os 4 discos para NAS, mais uma boa fonte, braquets, é isso que tens de analisar...
 
Fonte tenho uma CX 450M do pc antigo (tem sensivelmente 2 anos de uso, veio para substituir uma cx 430 que deu a alma ao criador)

Por um lado temos um sistema do género (apenas como exemplo) do Qnap tr-004 por a 230€ + o valor por cada disco que comprar,
versus o material que ja tenho + o valor por cada disco + os brackets para os conseguir montar uns em cima dos outros (mas isto será numa fase posterior)
 
Eu tenho um synology e digo que se fosse hoje, preferia montar algo o Xpenology. Muito mais capacidade de processamento, possibilidade de criar VM, maior expansibilidade de RAM para isso e todas as features da Synology.

O meu erro há uns anos atrás foi ter saído da synology para tentar o freeNAS. Foi a pior coisa que experimentei e deu-me cabo de discos que tinha. Voltei de novo para a Synology, mas tivesse eu na altura sabido sobre o Xpenology... :blubomte:
 
metia um ssd a comandar com sistema operativo, e depois dependendo de quantas portas satas tiveres,
e de quantos discos antigos ai parados a um canto, pudias aproveita-los....

colocando os discos em raid, em que no fundo 2 discos são 1.... o que esta gravado num, esta noutro...
se um der o berro, a info está noutro!!!

claro que se for 1 disco de 250gb e um de 2tb, vais ficar prejudicado, pois em raid 1, lida com a capacidade menor
 
Back
Topo