Cookies em Javascript

bustelo

Power Member
Viva

Gostava de saber como criar um cookies e ler esse cookie em javascript.

Não queria com procedimentos. Queria uma coisa muito simples como gravar uma variavel num cookie e noutra página ler essa variável.

Já pesquisei bastante mas utiliza tudo coisas muito complexas, com procedimentos e para o que eu quero não é preciso.

Alguem consegue ajudar?

Cumprimentos
 
para saberes como usar cookies basta leres isto: http://www.w3schools.com/JS/js_cookies.asp
se não souberes ingles, tens este: http://juliogreff.blog.br/cookies-em-javascript/
(isto nos 3 primeiros resultados do google, não estive a ver se é o melhor ou não, até porque também não sei muito de cookies)

Não queria com procedimentos. Queria uma coisa muito simples como gravar uma variavel num cookie e noutra página ler essa variável.

Já pesquisei bastante mas utiliza tudo coisas muito complexas, com procedimentos e para o que eu quero não é preciso.

não percebo o que queres dizer com isso. queres programar mas sem usar os métodos de programação normais?
se houvesse maneiras mais simples de fazer as coisas, achas que toda a gente ia atrás das mais dificeis?
 
O que eu quero dizer com isto e que só quero passar uma variavel de uma pagina para a outra utilizando cookies.

Já implementei soluções com procedimentos, mas neste caso não queria.~
Depois coloco o codigo que fiz com procedimentos. E explico o que quero fazer. possa ser que me possam ajudar.

Obrigado na mesma.
 
O que eu quero dizer com isto e que só quero passar uma variavel de uma pagina para a outra utilizando cookies.

Já implementei soluções com procedimentos, mas neste caso não queria.~
Depois coloco o codigo que fiz com procedimentos. E explico o que quero fazer. possa ser que me possam ajudar.

Obrigado na mesma.

Porque é que não passas por parametro no URL?
Ou melhor pq é que não passas por submit form?
 
Porque isto é para um login. Se eu passa-se dessa maneira, só ficava na outra página que abria a variavel, e a intenção é ficar em todas as páginas.
 
<script >
//cria cookie de logado
function LoginCookie(login_id, login_valor)
{
var CookieLoginText = escape(login_id) + '=' + escape(login_valor);

document.cookie = CookieLoginText;
}
</script>

<script>
function LerCookie(login_id)
{
var login_valor = null;
if(document.cookie)
{
var arr = document.cookie.split((escape(login_id) + '='));
if(2 <= arr.length)
{
var arr2 = arr[1].split(';');
login_valor = unescape(arr2[0]);
}
}
document.write (login_valor);
}
</script>



var nrUtil;
function autenticacao(){
var username = login.user.value;
// encriptação da password utilizando o algoritmo de encriptação md5
var password = MD5(this.login.pass.value);
var i=0;
var valido=0;

for(i =0; i <nutilizadores; i++){
if((username == user) && password == pass){
valido=1;
nrUtil = i;

}
}
if (valido == 1){
LoginCookie(user[nrUtil], 1)
window.location.reload();

;}

else{
alert("Login Incorrecto\nVerique se inseriu correctamente o seu username e a sua password.");}


}

Até aqui tudo bem.

Quando o login está correcto, faz um reload à pagina e a variavel nrUtil não passa para a outra, como é obvio, porque não a guardei em nenhum cookie.

Para a depois usar a função assim:

<script>LerCookie(user[nrUtil]);</script>

Já perceberem porque só quero passar essa variavel para um cookie?

Cumprimentos
 
Resolvido.

É o que dá não dormir!

Pensei um bocadinho hoje e bastou. Acho que estive ontem duas horas a pensar nisto. Conclusão: "Não programar com sono"; </close>
 
Resolvido.

É o que dá não dormir!

Pensei um bocadinho hoje e bastou. Acho que estive ontem duas horas a pensar nisto. Conclusão: "Não programar com sono"; </close>

Só uma nota adicional. :)

Se o utilizador não tiver as cookies activas não entra na tua página certo?
 
Só uma nota adicional. :)

Se o utilizador não tiver as cookies activas não entra na tua página certo?

Exacto!
Mas isto não é uma página para publicar, passo a explicar.

Um prof mandou-nos fazer uma página o mais dinâmica possivel só com html e Javacript, sem php, ou asp, ou jsp, ou outra linguagem para ver até que ponto é que nós iamos! A página tem que correr correctamente sem servidor. Claro que o Javascript não permite escrever no disco, apenas no disco do visitante, daí só nos cookies e a opção por ter utuilizado cookies.
Há alguma sugestão?

entra. vai ver o código javascript e em dois minutos tá a andar:D

Se reparares, eu uso um algoritmo de encriptação (md5), não ia ser assim tao facil fazeres o login ao ver o código.
 
pois, mas a não ser que também tenhas validação do lado do servidor, isso não te serve de muito, porque o javascript pode ser sempre facilmente contornado
 
pois, mas a não ser que também tenhas validação do lado do servidor, isso não te serve de muito, porque o javascript pode ser sempre facilmente contornado

Tens razão. Mas como já disse isto não é para por em prática. É para um trabalho. Se fosse na prática usava PHP ou JSP, que é o que eu costumo trabalhar :D

Cumprimentos
 
Viva

Não quis colocar outro tópico, por isso escevo aqui!

Acedam à página http://bustelo.no-ip.biz

Na lateral esquerda tem uma sondagem, escolhem uma opção e votem.

Depois façam login:

user: ralmeida
pass: 123456

Porque é que não deixa votar? Eu não ecntro nenhum erro. Já passei a consola de erros do Firefox mas também não admite nenhum erro.

O link do botão passa de sondagem.htm para outro qualquer sem motivo aparente.

Faço logout e já dá para votar. O login apenas escreve no cookie se coincidiam os usernames e as pass. Não interfere nada com a sondagem.

Agradeço todas as ajudas.
obrigado
 
Back
Topo