Coolbookcontroller (undervolting on mac os x)

JoaoRamalho

Power Member
boas,

não sei se alguem conhece ou ja usa, mas é um programa que há muito esperava para mac os, e so agora o descobri. já reduzi a temperatura de 88ºc para 70ºc em full-load, e o software só custa ~9€. por mim está aprovado.

http://www.coolbook.se/

cumps
 
Qual a forma dele descer a temperatura? Aumentar as rpm das ventoinas?
Acho que o título explica muito bem para o que faz. Undervolting ao cpu do Mac. Ou seja, reduz a voltagem a que o processador opera mantendo a estabilidade.
Assim ocorre menor consumo de energia, o que significa em redução do aquecimento.

Podes encontrar mais informações sobre Undervolting aqui, mas neste caso em Windows :P
 
Obrigado sigul. Perguntei por curiosidade, não tenho interesse/necessidade no programa.
 
Última edição pelo moderador:
Há algum risco em fazer undervolting ao portátil?

É que eu adoro o mac,mas detesto a forma como aquece tanto,então agora que comecei a jogar urban terror isto aquece estupidamente.

Recomendas o programa?Btw o meu mac é dos últimos modelos core2duo(unibody).
 
Última edição pelo moderador:
Há algum risco em fazer undervolting ao portátil?

É que eu adoro o mac,mas detesto a forma como aquece tanto,então agora que comecei a jogar urban terror isto aquece estupidamente.

Recomendas o programa?Btw o meu mac é dos últimos modelos core2duo(unibody).

não há risco nenhum. vais diminuindo e vais testando com o programa que eles te dão até achares a minima voltagem á qual o cpu funciona sem problemas. se diminuires demais, a unica coisa que acontece é que o leopard (ou o SO que uses), vai crashar ou simplesmente tornar-se instável, logo tens de aumentar um pouco. se ele crashar, carrega shift no proximo boot que ele não carrega o coolbookcontroller e assim podes aumentar o vcore

cumps
 
não há risco nenhum. vais diminuindo e vais testando com o programa que eles te dão até achares a minima voltagem á qual o cpu funciona sem problemas. se diminuires demais, a unica coisa que acontece é que o leopard (ou o SO que uses), vai crashar ou simplesmente tornar-se instável, logo tens de aumentar um pouco. se ele crashar, carrega shift no proximo boot que ele não carrega o coolbookcontroller e assim podes aumentar o vcore

cumps
quem fizer o undervolting podia postar ai os resultados, juntamente com o modelo do mac e respectivas características.
 
bem por acaso estou um pouco preocupado pk estou prestes a comprar um MBook Pro 13'' 2,53Ghz, e pelo que ja andei a ler, os MAC aquecem bastante por sinal

(nota é o primeiro mac k vou comprar)

a minha questão é: Eu não queria comprar uma torradeira... :005:

algum feedback motivador para um possivel novo utilizador???
 
Macbook late 2007
intel c2d 2.0ghz santarosa
intel x3100
4gb ddr2-667

actualmente assim, ainda me falta baixar o vcore dos 1.8ghz. 0.85v é o minimo.

coolbook.png


antes 88ºc full load
agora 72ºc full load

so gostaria de ter acesso aos vcores de SuperLFM, ou seja, 0.75v min. mas por enquanto estou satisfeito.

cumps
 
plataforma santarosa reconhece 4gb

Nop... não é verdade. Tenho um MBP 2.16 Santarosa e o meu só reconhece 3Gb, o Macbook dessa plataforma de 2007 só deve reconhecer 2Gb.


EDIT:
*Apple officially supports 2 GB of RAM, but third-parties have been "unofficially" able to upgrade it to 3 GB or 4 GB of RAM (it can hold 4 GB but cannot fully utilize the memory beyond 3 GB).

http://www.everymac.com/systems/app...k-core-2-duo-2.0-white-13-mid-2007-specs.html

Se apenas tiveres os 4Gb colocados, apenas estás a utilizar 2Gb, é o máximo que é suportado. Para utilizares 3Gb (nunca os 4Gb que referes...) precisas de andar a fazer uns tweaks, mas como referi, nunca 4Gb.
 
Eu comprei o programa mas ando um pouco as aranhas com isto.Quando tiver tempo vou me dedicar mais um bocadinho a ler tutorias(pois o manual é uma tanga) e depois posto aqui os valores.
 
Nop... não é verdade. Tenho um MBP 2.16 Santarosa e o meu só reconhece 3Gb, o Macbook dessa plataforma de 2007 só deve reconhecer 2Gb.


EDIT:


http://www.everymac.com/systems/app...k-core-2-duo-2.0-white-13-mid-2007-specs.html

Se apenas tiveres os 4Gb colocados, apenas estás a utilizar 2Gb, é o máximo que é suportado. Para utilizares 3Gb (nunca os 4Gb que referes...) precisas de andar a fazer uns tweaks, mas como referi, nunca 4Gb.


vê lá melhor
http://www.intel.com/Assets/PDF/datasheet/316273.pdf

cumps
 
Back
Topo