1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Coolbookcontroller (undervolting on mac os x)

Discussão em 'Macintosh e OS X/macOS' iniciada por JoaoRamalho, 11 de Julho de 2009. (Respostas: 112; Visualizações: 17921)

1. JoaoRamalho

JoaoRamalho Power Member

boas,

não sei se alguem conhece ou ja usa, mas é um programa que há muito esperava para mac os, e so agora o descobri. já reduzi a temperatura de 88ºc para 70ºc em full-load, e o software só custa ~9€. por mim está aprovado.

http://www.coolbook.se/

cumps

2. Sox

Sox Power Member

Qual a forma dele descer a temperatura? Aumentar as rpm das ventoinas?

3. sigul

sigul Power Member

Acho que o título explica muito bem para o que faz. Undervolting ao cpu do Mac. Ou seja, reduz a voltagem a que o processador opera mantendo a estabilidade.
    Assim ocorre menor consumo de energia, o que significa em redução do aquecimento.

Podes encontrar mais informações sobre Undervolting aqui, mas neste caso em Windows :P

4. Sox

Sox Power Member

Obrigado sigul. Perguntei por curiosidade, não tenho interesse/necessidade no programa.

Última edição pelo moderador: 13 de Julho de 2009
  5. JoaoRamalho

JoaoRamalho Power Member

2ghz @ 1,0125v estável.

cumps

6. sun7

sun7 Guest

Há algum risco em fazer undervolting ao portátil?

É que eu adoro o mac,mas detesto a forma como aquece tanto,então agora que comecei a jogar urban terror isto aquece estupidamente.

Recomendas o programa?Btw o meu mac é dos últimos modelos core2duo(unibody).

7. JoaoRamalho

JoaoRamalho Power Member

não há risco nenhum. vais diminuindo e vais testando com o programa que eles te dão até achares a minima voltagem á qual o cpu funciona sem problemas. se diminuires demais, a unica coisa que acontece é que o leopard (ou o SO que uses), vai crashar ou simplesmente tornar-se instável, logo tens de aumentar um pouco. se ele crashar, carrega shift no proximo boot que ele não carrega o coolbookcontroller e assim podes aumentar o vcore

cumps

8. oxaxap

oxaxap Power Member

quem fizer o undervolting podia postar ai os resultados, juntamente com o modelo do mac e respectivas características.

9. gucapi

gucapi Power Member

bem por acaso estou um pouco preocupado pk estou prestes a comprar um MBook Pro 13'' 2,53Ghz, e pelo que ja andei a ler, os MAC aquecem bastante por sinal

(nota é o primeiro mac k vou comprar)

a minha questão é: Eu não queria comprar uma torradeira... :005:

algum feedback motivador para um possivel novo utilizador???

10. JoaoRamalho

JoaoRamalho Power Member

Macbook late 2007
    intel c2d 2.0ghz santarosa
    intel x3100
    4gb ddr2-667

actualmente assim, ainda me falta baixar o vcore dos 1.8ghz. 0.85v é o minimo.

antes 88ºc full load
    agora 72ºc full load

so gostaria de ter acesso aos vcores de SuperLFM, ou seja, 0.75v min. mas por enquanto estou satisfeito.

cumps

11. Sox

Sox Power Member

Offtopic... 4Gb? Se a memória não me falha, esse modelo não reconhece 4Gb. Máximo 3.

12. JoaoRamalho

JoaoRamalho Power Member

plataforma santarosa reconhece 4gb

13. ChesterLP

ChesterLP Folding Member

Não recomendo a utilização deste programa com o MBP Early 08, prejudica seriamente a performance da bateria.

14. Sox

Sox Power Member

Nop... não é verdade. Tenho um MBP 2.16 Santarosa e o meu só reconhece 3Gb, o Macbook dessa plataforma de 2007 só deve reconhecer 2Gb.

EDIT:
    http://www.everymac.com/systems/app...k-core-2-duo-2.0-white-13-mid-2007-specs.html

Se apenas tiveres os 4Gb colocados, apenas estás a utilizar 2Gb, é o máximo que é suportado. Para utilizares 3Gb (nunca os 4Gb que referes...) precisas de andar a fazer uns tweaks, mas como referi, nunca 4Gb.

15. Zed_Blade

Zed_Blade Power Member

o late 2007 dá... os anteriores é que não.. estava essa info o site da Apple da altura. Procura lá melhor ;)

16. s e 7 e n

s e 7 e n Power Member

Macbooks:
    O Mid 2007 'Meron', suporta 3GB Max, 2 GB pela Apple
    O Late 2007 'Santa Rosa', suporta 6GB Max, 4GB pela Apple

17. sigul

sigul Power Member

Prejudica? Se o objectivo é baixar a voltagem devia aumentar a performance... Mais detalhes, por favor.

18. sun7

sun7 Guest

Eu comprei o programa mas ando um pouco as aranhas com isto.Quando tiver tempo vou me dedicar mais um bocadinho a ler tutorias(pois o manual é uma tanga) e depois posto aqui os valores.

19. JoaoRamalho

JoaoRamalho Power Member

vê lá melhor
    http://www.intel.com/Assets/PDF/datasheet/316273.pdf

cumps

20. Sox

Sox Power Member

Partilhar esta Página