Problema Cooler Amd Wraith Prism com Ryzen 7 3700X

Ricardo Novais

Power Member
boas a todos.
alguém me consegue indicar alguma fan curve para o Cooler Wraith Prism ?
isto porque se tiver com headsets é pouco percéptivel , mas se os retirar , aquilo parece um avião a levantar voo , e tanto aumenta como baixa logo o barulho e assim constantemente .. só menos se não tiver a fazer nada é que está silencioso.
desde já obrigado.
 
Última edição:
A minha está nos mínimos até aos 45° e depois vai subindo lentamente até ir a full aos 70°
Tens tb a opção de fazer com que a subida seja gradual ao invés de disparar logo.
Quer a BIOS, quer o software da board geralmente têm uma opção para auto calibração e diversos perfis, tenta por aí, senão vai testando valores.

Neste momento tenho 5 fans, com a opção silent, e não se houve vivalma.
Claro que com a subida das temperaturas as fans aumentam mas sempre dentro de limites toleráveis.
 
A minha está nos mínimos até aos 45° e depois vai subindo lentamente até ir a full aos 70°
Tens tb a opção de fazer com que a subida seja gradual ao invés de disparar logo.
Quer a BIOS, quer o software da board geralmente têm uma opção para auto calibração e diversos perfis, tenta por aí, senão vai testando valores.

Neste momento tenho 5 fans, com a opção silent, e não se houve vivalma.
Claro que com a subida das temperaturas as fans aumentam mas sempre dentro de limites toleráveis.
ah sim , era algo desse género queeu pretendia .. porque o meu se tiver a mexer nele tanto sobe como desce em segundos , mas assim praticamente sempre , o que torna isso um bocado chato e bastante barulhento.
 
tanto aumenta como baixa logo o barulho e assim constantemente .. só menos se não tiver a fazer nada é que está silencioso.
porque o meu se tiver a mexer nele tanto sobe como desce em segundos , mas assim praticamente sempre , o que torna isso um bocado chato e bastante barulhento.

Apenas a fan curve não vai resolver estes casos... Existe um parametro nos perfis das ventoinhas (seja via software ou bios) para adicionar um ligeiro "delay" na reacção das fans ao aumento da temperatura... Isso evita os picos de subir por segundos para depois baixar...

Outra coisa que ajuda bastante é fazeres um ligeiro undervolt. O que acontece é que em momentos de carga (abrir um video, um aplicação mais pesadita, etc's) certos cores recebem um pico maior de voltagem pq estão alocados a essa tarefa, o que faz a temperatura subir mas rapidamente a ação fica concluida e os cores regressam ao estado idle ... Com um ligeiro undervolt (offset negativo, controlar min/max - o que preferires) consegues controlar melhor as voltagens de forma a que não façam a temperatura disparar...


Nota: tenho um 3700x com o mesmo cooler... tenho a ventoinha em low (tens um botãozito para ajustar no cooler) e fan curve + OC + UC... As temp's são okay numa NR200...

Idle
~45-50ºC

Gaming (1440@144hz)
~65-69ºC

Bench (Cinebench)
~72-74ºC

Se tiver a jogar ou a correr benchs, posso dizer que é audivel.. A trabalhar ou se estiver apenas pela net not really :)
 
Última edição:
Back
Topo