Cooler barulhento

tiagomdv

Power Member
Boas malta

AMD FX-6300 Six-Core Processor
4GB RAM
NVIDIA GEFORCE GT 1030

Agora com este calor o cooler começou a fazer muito barulho. Só tenho a ventoinha do CPU, da gráfica e da fonte. A torre é Cooler Master, não sei o modelo.

Preciso de ajuda para melhorar as temperaturas. Não estou por dentro do que é necessário fazer e não faço ideia que ventoinhas comprar.

Alguém para me elucidar um pouco?

Algumas dúvidas que tenho:
Comprar uma ventoinha nova para o cooler faz sentido? Uma ventoinha maior?
Que ventoinhas comprar boas, sem serem muito caras? e quantas? e como as colocar dentro da torre.

Obrigado desde já!
 
Boas malta

AMD FX-6300 Six-Core Processor
4GB RAM
NVIDIA GEFORCE GT 1030

Agora com este calor o cooler começou a fazer muito barulho. Só tenho a ventoinha do CPU, da gráfica e da fonte. A torre é Cooler Master, não sei o modelo.

Preciso de ajuda para melhorar as temperaturas. Não estou por dentro do que é necessário fazer e não faço ideia que ventoinhas comprar.

Alguém para me elucidar um pouco?

Algumas dúvidas que tenho:
Comprar uma ventoinha nova para o cooler faz sentido? Uma ventoinha maior?
Que ventoinhas comprar boas, sem serem muito caras? e quantas? e como as colocar dentro da torre.

Obrigado desde já!

Se o cooler tiver uma peça em borracha no centro da ventoinha retira-a, com um conta gotas ou com o dedo pega num pouco de óleo de cozinha não usado e coloca uma gota ou duas. O ruído desaparece é pela fricção e pela falta de óleo.
Depois volta a por a borrachinha na ventoinha claro está.
 
Usei um óleo para máquinas que aqui tinha e aproveitei e limpei mais a fundo o dissipador e a fonte e pus nova massa térmica. O barulho continua, mas agora a ventoinha, talvez por melhor dissipação do calor, não atinge as rpms de antes. Mesmo assim não é propriamente silencioso. Secalhar o problema é mesmo a ventoinha que faz muito barulho ?
 
se o barulho continua, é pq a ventoinha já está nas lonas... as ventoinhas tb têm tempo de vida!

q cooler tens? podes sempre mudar a fan então.

outra coisa q não é recomendável é não teres fans na caixa, se não tens airflow tb é normal q as temps subam :/
 
se o barulho continua, é pq a ventoinha já está nas lonas... as ventoinhas tb têm tempo de vida!

q cooler tens? podes sempre mudar a fan então.

outra coisa q não é recomendável é não teres fans na caixa, se não tens airflow tb é normal q as temps subam :/



Não sei qual é o dissipador, é esse
Então o que tenho a fazer é comprar uma fan para o dissipador e comprar mais 2 para por a entrar e sair ar certo?
Se puser uma a entrar ar de cima e outra a sair ar de lado dá fixe ?

Obrigado!
 
é material antigo já, não sei se essa fan é de 80mm ou 92mm, tens de medir.

em relação ás fans da caixa, pelo menos uma de intake e outra de outake (essa out parece ser 120mm)

tenta comprar fans fluid bearing (as Artic F series são baratas e boas) q não sejam mais de 1000-1300rpms pra caixa, n precisas de mais.
 
Última edição:
é material antigo já, não sei se essa fan é de 80mm ou 92mm, tens de medir.

em relação ás fans da caixa, pelo menos uma de intake e outra de outake (essa out parece ser 120mm)

tenta comprar fans fluid bearing (as Artic F series são baratas e boas) q não sejam mais de 1000-1300rpms pra caixa, n precisas de mais.

A de outake que falas é a que está na traseira da caixa? A de intake é a de cima ?
 
quando mudares a fan do cooler, muda também a pasta térmica. É muito provável de que a antiga já esteja seca também, perdendo a sua performance ;)
 
Quando desmontei fiz isso ;)

Tenho que ter cuidado com problemas de compatibilidade ou algo semelhante na compra das fans? ou só tenho que me certificar que a board tem as entradas suficientes ?
 
a fan de cpu cooler convém ligares no mesmo sitio e se possivel comprar uma versao PWM (velocidade controlada pela board). As da caixa podes ligar á board ou directamente á fonte.
 
a fan de cpu cooler convém ligares no mesmo sitio e se possivel comprar uma versao PWM (velocidade controlada pela board). As da caixa podes ligar á board ou directamente á fonte.

Já mandei vir as 2 ventoinhas de caixa que recomendaste. Lembrei me foi de como vou ligar isto. Como sei que as consigo ligar? A minha board é ASROCK N68C-GS FX

E achas que vale a pena mandar vir isto?
https://www.asrock.com/mb/NVIDIA/N68C-GS FX/

Obrigado
 
mandar vir o q? (o link q enviaste é o da board)

a board tem 2 chassis fan headers além do de cpu, por isso podes ligar as fans á board. Em alternativa usas adaptares 3pin pra molex e ligas directamente à fonte.
 
mandar vir o q? (o link q enviaste é o da board)

a board tem 2 chassis fan headers além do de cpu, por isso podes ligar as fans á board. Em alternativa usas adaptares 3pin pra molex e ligas directamente à fonte.

o link é este: https://www.*****.pt/arctic-cpc-am3-am2-alpine-64-gt-r2
É um conjunto dissipador + fan
 
Back
Topo