Cooler com conector de 3 pinos existe adaptador para 4 ?

rmgoncalves

Power Member
Boas

Pessoal tenho uma Board Asus P5QC, em que o conhector para o cooler do CPU tem 4 pins, e tenho um cooler: Cooler Master HYPER TX2 - RR-CCH-L9U1-GP mas so tem 3 pins para ligar á board, o que acontece é que ao ligar ao conector CPU FAN, como so tem 3 pin, o cooler vai ficar ao maximo.

Existe algum tipo de adaptador para que um cooler de 3 fios funcione na minha board ?

cumps
 
Para a velocidade da ventoinha ser regulada como a do dissipador da Intel, acho que não, senão essa ventoinha teria também um conector de 4 pinos.

Mas podes comprar um conector 3->3 pinos com um potenciómetro 'no meio', ou seja, um regulador de tensão (logo, de velocidade) da ventoinha.
 
Boas

Pessoal tenho uma Board Asus P5QC, em que o conhector para o cooler do CPU tem 4 pins, e tenho um cooler: Cooler Master HYPER TX2 - RR-CCH-L9U1-GP mas so tem 3 pins para ligar á board, o que acontece é que ao ligar ao conector CPU FAN, como so tem 3 pin, o cooler vai ficar ao maximo.

Existe algum tipo de adaptador para que um cooler de 3 fios funcione na minha board ?

cumps

na bios tens a opção de escolher para 3 ou 4 pinos,é so mudares para o 3.
 
Para a velocidade da ventoinha ser regulada como a do dissipador da Intel, acho que não, senão essa ventoinha teria também um conector de 4 pinos.

Mas podes comprar um conector 3->3 pinos com um potenciómetro 'no meio', ou seja, um regulador de tensão (logo, de velocidade) da ventoinha.


sabes onde posso comprar isso? pq nao vejo em nehuma loja..
 
a minha bios tem e a tua de certeza que tambem tem,tens é de procurar pois não é igual a minha portanto deve estar noutro sitio mas deve de estar no sitio onde controlas as fans.
 
a minha bios tem e a tua de certeza que tambem tem,tens é de procurar pois não é igual a minha portanto deve estar noutro sitio mas deve de estar no sitio onde controlas as fans.

caso possas.. diz me so o nome da opçao.. q assim eu vejo se tenho ou se tenho algo paracedio, pq no locar do controlo das fans, so tenho em cada opçao basicamente para controlar ou para ignorar
 
boas,

será preciso tanta coisa??

vou explicar...

eu tenho uma board Asrock 775dual-vsta(treta) e tenho um cooler ASUS V60...a board tem um conector com 4 pinos, e o cooler apenas três.

conclusao:

agarrei no cooler e liguei-o apenas com os três pinos numa das pontas do conector da board, ou seja, um dos pinos ficou sem uso..

diferenças?? nenhumas porque nao noto falta de potencia na fan.

deduzo que seja mesmo assim e que nao há problema nenhum em usar apenas três, visto no meu caso um deles nao ser necessário porque nao noto a sua falta.

mas isto é apenas no meu PC, nao garanto que seja assim.


cumpz.
 
boas,

será preciso tanta coisa??

vou explicar...

eu tenho uma board Asrock 775dual-vsta(treta) e tenho um cooler ASUS V60...a board tem um conector com 4 pinos, e o cooler apenas três.

conclusao:

agarrei no cooler e liguei-o apenas com os três pinos numa das pontas do conector da board, ou seja, um dos pinos ficou sem uso..

diferenças?? nenhumas porque nao noto falta de potencia na fan.

deduzo que seja mesmo assim e que nao há problema nenhum em usar apenas três, visto no meu caso um deles nao ser necessário porque nao noto a sua falta.

mas isto é apenas no meu PC, nao garanto que seja assim.


cumpz.

no meu tambem funciona.. porem quando liga apita e da erro.. pq o pc nao consegue controlar a FAN, assi, tenho de desligar o controlador da FAN , fazendo com que o cooler fica a andar ao maximo mesmo quando nao precisa..

eu so queria colocar de forma a puder controlar a ventoinha
 
no meu tambem funciona.. porem quando liga apita e da erro.. pq o pc nao consegue controlar a FAN, assi, tenho de desligar o controlador da FAN , fazendo com que o cooler fica a andar ao maximo mesmo quando nao precisa..

eu so queria colocar de forma a puder controlar a ventoinha

boas,

entao parece que interpretei mal...


o meu nao apita nem dá erro nenhum... por isso nunca me preocupei...:confused:

entao secalhar o melhor é procurar na BIOS da board.

desculpem mas nao posso ajudar.

Cumpz.
 
bem ja fui a bios ver onde é na minha e na tua deve ser no mesmo sitio +-, vais a power\hardware monitor depois na minha tem a opção das fans e tem la cpu q-fan mode entre outras mas essa é a que interessa e deve ter escrito a frente PWM ou seja esta para 4 pinos tens de ir la e mudar para DC que é para 3 pinos. depois diz o resultado.
 
boas,

será preciso tanta coisa??

vou explicar...

eu tenho uma board Asrock 775dual-vsta(treta) e tenho um cooler ASUS V60...a board tem um conector com 4 pinos, e o cooler apenas três.

conclusao:

agarrei no cooler e liguei-o apenas com os três pinos numa das pontas do conector da board, ou seja, um dos pinos ficou sem uso..

diferenças?? nenhumas porque nao noto falta de potencia na fan.

deduzo que seja mesmo assim e que nao há problema nenhum em usar apenas três, visto no meu caso um deles nao ser necessário porque nao noto a sua falta.

mas isto é apenas no meu PC, nao garanto que seja assim.


cumpz.


eu tambem tenho esse cooler e ele tem 4 pinos,pelo menos o meu tem,a ti deve ser é o problema contrario deves ter 3 pinos na board e 4 no cooler e é por isso que não tens problemas.
 
bem ja fui a bios ver onde é na minha e na tua deve ser no mesmo sitio +-, vais a power\hardware monitor depois na minha tem a opção das fans e tem la cpu q-fan mode entre outras mas essa é a que interessa e deve ter escrito a frente PWM ou seja esta para 4 pinos tens de ir la e mudar para DC que é para 3 pinos. depois diz o resultado.

nada feito..

  • procurei na bios - nada...
  • procurei no site da ASUS - nada...
  • actualizei a bios - nada...
  • procurei no manual - nada...

comrpei um cooler XPTO q so vem com 3 pins.. e o desgraçado do cooler da intel q vinha com o processador.. ate esse tem 4 pins..
 
mas qual é o mal de ele estar sempre a 100% ? é ruidoso?

compra um controlador de fans, ha baratos e ficas com o problema resolvido
 
mas qual é o mal de ele estar sempre a 100% ? é ruidoso?

compra um controlador de fans, ha baratos e ficas com o problema resolvido

fica a fazer mt ruido.. quando na tem necessidade.. mas a verdade é uma :P o processador ta sempre fresquinho :P

mas vou acaber por ter de comprar um controlador de fans
 
se nao quiseres gastar muito dinheiro em um controlador, compra daqueles da zalman que geralmente vem de oferta nos dissipadores
ou coloca um topico de compras no forum ..de certeza que alguem tem um por casa sem o usar
 
Back
Topo