Cooler CPU Xigmatek não passa das 1400 RPM

Schumy21

Power Member
Boas pessoal.

Estou aparentemente com um problema com o meu cooler do CPU (comprado há cerca de 3 anos e meio) que me está a dar que fazer. Comecei hoje a dar o primeiros toques de OC no meu Q6600 (já bem tarde eu sei :)) e embora tenha corrido tudo bem - estou com o processador a 3,0 GHz como queria e com o VCore a 1.2675 na BIOS - as temperaturas que obtenho não me estão a dar grande margem para manter este clock.

Executando o IntelBurnTest ele chega-me a uns elevadíssimos 85ºC em full load e pelo que vejo através do HWMonitor, grande parte da culpa disto pode ser do cooler do CPU (um Xigmatek SDT-1283) que fica sempre a alternar entre as 1380 e as 1430 RPM. Dado que o cooler chega no máximo às 2200 RPM pelo que vi na página do fabricante, acho estranho que ele não se aproxime sequer desse valor. :005:

Na BIOS não vou longe (só vejo a opção de ligar ou desligar a Q-FAN da ASUS) e através do SpeedFan também não consigo forçar o "full throttle" do cooler - sim, já me estou a marimbar totalmente para o eventual barulho. Já me informei e tentei fazer isso indo ao configure do programa e colocar as fans em Software Controlled, mas essa opção simplesmente não me aparece. Está lá o Manual, mas mesmo assim não consigo ter controlo.

Alguém já teve este tipo de problema ou me pode aconselhar outra forma de pôr o cooler a rodar no máximo do que pode?

Antes de mais nada, obrigado. :)
 
Back
Topo