Cooler Cpu

ruben-moniz

I fold therefore I AM
Boas tenho o stock cooler no meu cpu e queria saber se fluxo de ar é puxado para dentro do dissipador ou empurado para fora.. alguem pode me ajudar?
intel_775_fan.jpg

É que tenho de saber isso para meter a minha fan que esta apontada directamente para o mesmo a puxar ou a meter ar para dentro da caixa

PS: podem-me dizer um programa para eu controlar a velocidade da fan ?
 
Última edição:
Pelo que eu sei o sentido que o ar deve tomar é no sentido do processador, assim: Ventoinha > Dissipador. Pela lei da termodinâmica, o calor passa do corpo com mais calor (mais quente) para o que tem menos calor (o mais frio), como o mais quente é o processador, o calor do mesmo passa para o dissipador e o mesmo começará a esquentar, a ventoinha por sua vez joga ar no interior do dissipador, de forma que o calor passe para o ar e como o dissipador não é um bloco sólido o ar passa pelas aletas e sai pelas laterais. Que eu saiba em alguns cooler é possível inverter a ventoinha, pois a mesma é aparafusada ao dissipador e em ambas as extremidades há buracos que possibilitam que a mesma seja aparafusada ao contrário, mas o selo da marca do fabricante da ventoinha pelo menos ao meu ver serviria para indicar qual é o "lado de cima", pois ia ficar feio uma ventoinha com aquele selo dourado com as suas especificações para cima. Nunca tentei essa experiência de inverter a ventoinha, mas como não quero arriscar vou deixar assim mesmo.

in aqui
 
Última edição:
basta olhar para o formato das laminas da ventoínha para perceber que o ar vai na direcção do dissipador, e não para fora.
 
Pois perguntei isso porque, e gostava que alguem me ajudasse, tenho
uma fan á esquerda do cooler, na traseira da caixa a tirar ar e,
outra no painel lateral a meter o ar para dentro da caixa
e acontece que quando a fan no painel está quase desligada as temps do processador, em full, andam nos 62-63 MAS, quando a meto em maxima rotaçao as temps sobem para 66-67 e a temperatura na caixa sobe de 37 para 38.
Nao deveria a fan colocada no painel ajudar a baixar as temps? ou, por ter uma fan tao perto a fazer outtake a outra tambem deveria estar a fazer outtake ?
 
As temperaturas aumentam porque a fan "espalha" ainda mais o calor que o próprio stock cooler já "espalha", o que dificulta a função da fan traseira, que está a fazer out-take.

Experimenta por a fan do painel a fazer out-take, pode ser que melhore ;)
 
As temperaturas aumentam porque a fan "espalha" ainda mais o calor que o próprio stock cooler já "espalha", o que dificulta a função da fan traseira, que está a fazer out-take.

Experimenta por a fan do painel a fazer out-take, pode ser que melhore ;)
humm vou experimentar e depois digo qql coisa
 
com a ventoinha a fazer outtake fiquei com temps IGUAIS (66-67) mas quando baixo a velocidade das ventoinhas a temps ficam em 65-66 .. n tou mesmo a perceber isso, olhem tenho as 2 ventoinhas perto do cpu por isso devem fazer interferencia certo ? tava a testar a posiçao dessa ventoinha antes de montar as outras duas mas secalhar com as outras duas , uma a fazer intake ao pé do GPU e a outra emcima do cpu a fazer outtake, sera que iria melhorar a performance desta fan e aumentar o airflow ? umas imagens ajudariam?

Agradecia ajuda, e obrigada aos que ja o fizeram (desculpem n responder mais cedo)
 
a picture is worth more than a thousand words

mesmo assim, penso que não te custa nada ires tentando a melhor combinação de acordo com o material que tens :P
 
a picture is worth more than a thousand words

mesmo assim, penso que não te custa nada ires tentando a melhor combinação de acordo com o material que tens :P
Pois mas nao percebo porque e que uma fan nao ajuda a arrefecer ...é esquezito
vou tentar com as fans todas ao mesmo tempo
 
Tens a certeza que a ventoinha traseira está a retirar ar da caixa?

No painel lateral, na zona do CPU, penso que não vale a pena colocar uma ventoinha.

Na zona da GPU talvez a injectar ar.
 
Tens a certeza que a ventoinha traseira está a retirar ar da caixa?

No painel lateral, na zona do CPU, penso que não vale a pena colocar uma ventoinha.

Na zona da GPU talvez a injectar ar.
Boas,
sim a ventoinha esta a retirar ar ...
Aqui ficam umas imagens:
1copykb8.jpg
2copyqt8.jpg
tenho mais 2 ventoninhas para meter no pc e gostava de saber onde as meter .
1º tirar a nº5 e meter a 6 afazer intake a 2 e 3 a fazer outtake
2º 2 ou 3 a fazer outtake a a 6 intake
Se na posiçao 5 nao convem ter uma fan nao é melhor tapar aquele "buraco" para melhorar o airflow?

Perguntas extra:
-na posiçao 5 ou 6 as fans fazem um ruido enorme quando estao a fazer intake e tenho que baixar muito as rotaçoes para nao fazer barulho, alguem tem o mesmo problema?
- na Mb os fan headers têm alguma limitaçao ou posso ligar uma fan com leds lá sem problemas ?(tou sem cabos)
 
2, 3 e 4 a extrair ar, e a 1, 5 e 6 a por ar (intake).
e a melhor soluçao.
apesar de achar serem ventoinhas a mais...mas se o baulho nao te incomodar...
 
2, 3 e 4 a extrair ar, e a 1, 5 e 6 a por ar (intake).
e a melhor soluçao.
apesar de achar serem ventoinhas a mais...mas se o baulho nao te incomodar...
falta-me uma fan (so tenho cinco) qual deixavas de fora ?
se leste o que disse acima referi que a ventoinha 5 tanto a fazer intake como out subia-me as temps co cpu achas que com as outras instaladas vai melhorar o airflow?
 
falta-me uma fan (so tenho cinco) qual deixavas de fora ?
se leste o que disse acima referi que a ventoinha 5 tanto a fazer intake como out subia-me as temps co cpu achas que com as outras instaladas vai melhorar o airflow?

Acho que a tua parte de cima está a provocar efeito remoinho essa ventoinha 4 deve sêr fraca e não dá vazão á lateral.
 
Última edição:
Acho que a tua parte de cima está a provocar efeito remoinho essa ventoinha 4 deve sêr fraca e não dá vazão á lateral.
pois talvez seja isso que acontece so se substituir as fans pk a 5 aparenta uma maior potencia
lohka_86 vou experimentar como tu disseste e depois digo as temps
 
Última edição:
Eu acho que a melhor maneira de testar isso e experimentando, e já montei algumas caixas com as fans todas a extrair e testei com o fumo de um cigarro e acreditem que o ar é puxado de fora da caixa, mesmo sem fans intake.
 
Eu acho que a melhor maneira de testar isso e experimentando, e já montei algumas caixas com as fans todas a extrair e testei com o fumo de um cigarro e acreditem que o ar é puxado de fora da caixa, mesmo sem fans intake.
Boas, acabei de meter a 3 e 5 a fazer outtake e a 6 a intake e as temps foram : 66º do cpu e 28 na MB
a ventoinha 6 a fazer intake deve ser a responsavel pela baixa de temperatura da MB
vou fazer mais testes mas penso que o cooler do meu processador foi mal montado pk tenho um core sempre 4 graus mais quente que outro e as temps sao altissimas para um cpu sem overclock
 
Back
Topo