1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

cooler da board?? vs cooler cpu

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por shupifero, 9 de Outubro de 2008. (Respostas: 22; Visualizações: 1381)

1. shupifero

shupifero Power Member

Boas, estou a montar o meu novo pc, e deparei-me com uma situação, tenho a board P5E3 e o cooler para cpu tunnic tower120, a board traz uma pequena ventuinha para colocar no dissipador da board que fica perto do cpu, para poder colocar essa ventoinha tenho de desviar um pouco o cooler do cpu, mas depois não fica centrado com a placa metalica que segura o cooler, e a ventoinha também diz que: FOR USE IN JUNCTION WITH PASSIVE COOLER OR WATER COOLER ONLY, instaling the optional fan will interfere with internal CPU cooler air flow and endanger system stablity.

Tendo eu o tunnic tower não necessito de esta pequena fan, correcto? Pode até fazer mal.. é isso?

E também o cooler tunnic tower 120 tem um ligação de 3 pinos a board tem 4 pinos, como ligo isto?

Última edição: 9 de Outubro de 2008
  2. Weemer

Weemer Power Member

sim essa ventoinha n é para pôr, só se tiveres um sistema watercooling ou arrefecimento passivo.

3. shupifero

shupifero Power Member

Pessoal, já acabei a montagem e actualização do pc, agora estou a ver a temperatura da grafica elevada, está a 72º e estou só a formatar a partição D de 300Gb, se calhar vou ter mesmo de mudar o cooler de origem da grafica para o que tenho aki Zalman VF1000 led.

Como a grafica é nova pensei em usar o cooler de origem por algum tempo..

4. Jonybat

Jonybat Folding Member

Boas

Já foi mais que batido que o cooler de origem dessa gráfica, para além de não ser grande coisa, vem com a velocidade da ventoinha definida a um valor muito baixo. Isso é possível aumentar (a custo de algum silêncio claro), mas visto que tens aí um VF1000 nem penses duas vezes.

Cumps ;)

5. shupifero

shupifero Power Member

Já coloquei o VF1000, mas o de origem tapava toda a grafica, o vf1000 trosse 8 RAM sinks então faz mal a parte da ponta ficar sem nada??

6. WindWalker

WindWalker Power Member

O que é a "parte da ponta"?

7. shupifero

shupifero Power Member

tou a ver se posto uma foto.. só um bocadinho!

Meti os RAM sinks nas memorias, e aquela parte do lado esquerdo, que tinha lá o cooler de origem, agora tá sem nada, faz mal??

Aqui do lado direito

8. WindWalker

WindWalker Power Member

Faz, nos 'chips' pretos (8). Os cinzentos (4 - perto dos pretos) podem ficar assim.

9. HugoMLMC

HugoMLMC Power Member

Nao dá para deixares ai o dissipador do cooler de origem ?

10. shupifero

shupifero Power Member

Então esta bem assim, meti nos chips pretos que estão por baixo do cooler, ou outros cinzentos e pretos mais pequenos ficão destapados

é um conjunto inteiro...

Estou com medo de estragar a placa, existe alguma coisa para meter ali?? Ou não há problema???

Última edição pelo moderador: 10 de Outubro de 2008
  11. WindWalker

WindWalker Power Member

Esses chips, desse lado da placa, são as memórias.

Eu estava a falar daqueles que estão no círculo vermelho que desenhaste.

Será assim tão inteiro? Será que não tem uma placa pequena que cobre aqueles 8 pretos (estão lá dois buracos de parafusos?

Não a coloques em funcionamento enquanto não tiveres nada sobre esses 'chips' pretos.

12. shupifero

shupifero Power Member

É inteiro..

e se eu serrar ali só para ficar com a parte que cobre essas memorias

Enquanto não puxar muito pela grafica, não deve haver problema, ...

Última edição: 10 de Outubro de 2008
  13. WindWalker

WindWalker Power Member

Que azar :s

Na minha HD3870 tenho um 'bocado' à parte só para esses chips.

Agora só metendo uns dissipadores aí. Pelo menos eu não arriscava, tendo em conta que isso são MOSFETs, são atravessados por uma corrente considerável (e trabalham a uma temperatura considerável) e a corrente máxima que suportam diminui com o aumento da temperatura.

14. shupifero

shupifero Power Member

Tive a ver um site onde esta uma ASUS Radeon HD 4850 EAH4850 TOP/HTDI/512M, e não tem nada nesses MOSFETs, é porque não deve haver grande problema, mas seja como for deve ser melhor ter aí qualquer coisa, assim que tiver oportunidade corto o cooler de origem e meto lá a parte do dissipador, fica com 2 parafusos para segurar, deve ser suficiente..

http://www.newegg.com/Product/ShowImage.aspx?CurImage=14-121-272-S03&ISList=14-121-272-S01%2c14-121-272-S02%2c14-121-272-S03%2c14-121-272-S04%2c14-121-272-S05%2c14-121-272-S06&S7ImageFlag=1&Item=N82E16814121272&Depa=0&WaterMark=1&Description=ASUS%20Radeon%20HD%204850%20EAH4850%20TOP%2fHTDI%2f512M%20Video%20Card%20-%20Retail

http://www.asus.com/products.aspx?l1=2&l2=8&l3=725&l4=0&model=2329&modelmenu=1

15. WindWalker

WindWalker Power Member

Pensaste bem naquilo que vais fazer? Cortar o cooler de origem? Depois como fazes com a garantia? ...

Se essa Asus não tem dissipador aí, talvez não seja estritamente necessário. Mas eu não arriscava...

16. shupifero

shupifero Power Member

Pois não tinha pensado nisso!!!

Então alguem sabe o que posso meter ali?? e onde comprar??

Tive a ver estes mas são só 8 e eu precisava de 12, http://www.*****.com/loja/detalhes.php?id=2673

Se calhar compro 2 packs destes http://www.globaldata.pt/index.aspx?p=ProdDetail&ProdId=10768 resta saber se vem com thermal tape

17. shupifero

shupifero Power Member

Tive a ver as temperaturas com o GPU-Z e deu-me isto. Até estão boas
    Não sei se estão aí todas as temperaturas...

18. rav3n

rav3n Power Member

sao todas de pontos do GPU, não há sensores nos mosfets/VRMs ou memórias
    e em load isso aguenta bem?

como o teu cooler tem ventoinha até és capaz de te safar sem nada nos mosfets, mas eu nao arriscava. poe lá qq coisa, nem que sejam uns iguais aos que tens nas memórias

os da zalman cobrem pelo menos 2 mosfets cada um, se nao cobrirem mesmo 4. e sim, trazem adesivo termico
    só precisas mesmo de por nos mosfets, que são os chips pequenos pretos

19. shupifero

shupifero Power Member

Sendo assim compro apenas 1 pack de 8, só há packs de 8, assim meto em todos..
    Obrigado pela atenção

20. Jonybat

Jonybat Folding Member

Nem a Gainward Golden Sample tem dissipadores lá e o cooler é semelhante ao VF1000:
    http://www.tweaktown.com/popImg.php?img=gainhd485_06l.jpg

A Powercolor PCS+ tem um pequeno dissipador em cobre que os cobre todos...:p

Não parece haver problema em ter a placa a funcionar sem dissipadores lá, senão metiam lá nem que fosse um dissipador de alumínio.

É claro que tiver lá dissipadores melhor.;)

Partilhar esta Página