1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Cooler demasiado grande?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por o_bEnFiQuIsTa, 5 de Abril de 2005. (Respostas: 5; Visualizações: 858)

  1. o_bEnFiQuIsTa

    o_bEnFiQuIsTa Power Member

    Boas,

    Comprei há pouco tempo um Super Silent 4 Ultra TC com o objectivo de reduzir o ruído geral da caixa. O objectivo foi completamente conseguido já que é incrivelmente silencioso.

    [​IMG]
    [​IMG]

    A instalação parecia estar a ser simples mas depressa me deparei com um problema. O cooler toca no bloco cinzento da motherboard (não sei qual é o nome que lhe dão) e parece que não faz contacto perfeito com o processador. Ou seja, dá a ideia de que ele podia ir um bocadinho mais longe se não estivesse aquele maldito bloco de refrigeração passiva da board.

    Vejam o maldito :-D

    [​IMG]
    [​IMG]

    Verificando as temperaturas com o speedfan, nota-se uma diferença térmica enorme de idle para load. Em idle anda pelos 34 mas em full load chega facilmente aos 57. Aliás, ele chega dos 34 aos 50 em poucos segundos, dando-me por isso a ideia de que o contacto pode estar a ser mal feito.

    A questão que vos ponho é a seguinte:

    Como é que eu retiro o maldito bloco para ver se o cooler enterra mais?
    E se for esse o problema, que posso eu fazer para manter o cooler?
     
  2. Koky

    Koky Power Member

    o que te está a acontecer é pura condutividade térmica, ou seja estás a passar calor do dissipador do processador pro dissipador do chip da board. Eu não te aconselho muito a deixar isso assim, pois o processador trabalha a temperaturas mais elevadas do q o chip da board. Aconselho-te a tirares o dissipador da board e cortálo um bocado de forma aos dissipadores não se tocarem.

    Fica bem!
     
  3. o_bEnFiQuIsTa

    o_bEnFiQuIsTa Power Member

    Percebo o que queres dizer, mas a temperatura da board não passa dos 35º. Neste momento tou é preocupado com o processador, porque se nota uma subida galopante de temperatura quando se puxa por ele.
     
  4. God_Lx

    God_Lx Folding Member

    e' normal... Esse cooler não e' de performance, e' de silencio... Essas temperaturas não são preocupantes... Tenta que ele não passe dos 60º e tás bem...
     
  5. o_bEnFiQuIsTa

    o_bEnFiQuIsTa Power Member

    É verdade, mas não achas que melhoraria a temperatura se não tivesse o bloco de dissipação da motherboard?

    O que estava a pensar fazer era o seguinte: Medir 2 alturas; primeiro media a altura que ele tem neste momento e depois media a altura dele sem o bloco da motherboard. Se na segunda ocasião o cooler medisse menos, era porque o heatsink da motherboard realmente impedia um contacto perfeito.

    Mas como tirar o heatsink da motherboard? Ele tem dois botões, um no canto inferior direito e outro no superior esquerdo, como podem comprovar pelas imagens. Basta carregar em ambos ao mesmo tempo e forçar a sua saída? Não estará preso à motherboard?
     
  6. God_Lx

    God_Lx Folding Member

    Não podes, ou não convém teres a board a trabalhar sem o dissipador do Northbrigde... (Esse cinzento)...

    Quanto ao outro se tu dizes k ele em idle tem boas temps se não tivesses bom contacto ele não tinha... Como ja' disse anteriormente essas temps são normais... Penso k na OC-zone eles tinham uma review... E era isso k acontecia em idle ele safava-se em load as temps eram "miseráveis" mas sem duvida k e' silencioso...
     

Partilhar esta Página