Cooler e board = EPIC FAIL

Uncle Sam

Power Member
Boas pessoal.

Então é assim. Tenho um cooler que não é daqueles stock da intel mas é tão fraquinho como esse. Acontece que aquilo para prender à board leva uma peça em forma de "X" na parte de trás da mesma. Mas aquilo não tem nenhuma fixação, ou seja, só fixa quando aperto os parafusos do cooler à peça.

Ora cada vez que eu quisesse fazer limpeza era uma guerra para acertar com a dita peça e não queria estar sempre a tirar a board para alinhar com o cooler. Resolvi então pôr super cola na peça e colei à board. Mas só ontem é que vi o grande erro que cometi pois tenho um cooler para substituir aquele fraquinho e agora não consigo tirar a tal peça que está colada à board.

O que faço agora? Sabem de algum "truque" para tirar a cola? Ou vou ter que esperar até a minha board ficar desactualizada e ter que comprar outra? (not...)

Cumprimentos
 
Puxa um bocado pelo pc ate o cpu aquecer bem, desligas o pc e depois tenta tirar o cooler.. isso e normal acontecer.. mas com um pouco de força, sai
 
Há uns tubos com um produto para remover super cola... às vezes até vêm junto com a supercola num pack de 2.
 
Mais um aparte: Mesmo depois de ter o pc ligado durante várias horas, o dissipador não aquece, fica quase frio mesmo. Já me certifiquei que o dissipador toca no cpu mas não aquece. Ou está a dissipar bem o calor e a ventoinha ajuda ou então passa-se alguma coisa. Sabem do que é?

Não faço ideia se a cola é condutora nem tenho esses tubos com o produto. Vou tentar então aquecer bem o cpu e depois tento tirar a peça.

Cumprimentos
 
(...) Vou tentar então aquecer bem o cpu e depois tento tirar a peça.

Andas a ver se inutilizas a mboard?!?

Super cola não é pasta térmica, duvido muito que fique mole só com o calor do CPU. Se fosse assim tão fácil de remover, não me parece que vendessem produtos para tal. Bastava recomendar um secador ou 'heat gun'.

Além disso, o backplate parece-me demasiado afastado do CPU para a cola poder sequer aquecer consideravelmente.
 
Eu sinceramente não forçava a board...

Deixava estar! Antes isso que uma board estragada! O mal já o fizeste ao colar o backplate à board!
 
Que erro mesmo!
Ainda por cima super cola, mais valia um bocado de cordel ou coisa identica, agora o mal está feito, mais vale estar como esta do que matar a mboard...

cumpz
 
Obrigado pelas sugestões mas finalmente consegui tirar o backplate! Com um pouco de paciência e com uma faca removi a cola que tinha e fui fazendo de alavanca até conseguir. Agora tenho o outro cooler que mencionei e há uma coisa estranha.

O dito cujo é o Thermaltake X5 Orb FXII. Quando ligado, este mostra na ventoinha as rotações por minuto e a temperatura. Ora a temperatura que ele indica é de 29º mas no windows no real temp indica 45-50º em idle. O que há de mal aqui? O termómetro da board ou cooler?

Cumprimentos
 
Última edição:
Não deve haver nada de mal. Uma coisa são as leituras de sensores do CPU (RealTemp), outra é a medição da temperatura do ar no interior da caixa.
 
Pois mas já é o 3º CPU que tem exactamente as mesmas temperaturas. Já tive um E6400 e um Pentium D 820 com os 50º em idle. Ah e já agora, a minha caixa tem a lateral aberta por isso deve estar bem fresca até porque o meu quarto tem sempre uma temperatura ambiente de 24º, tenho quase sempre o ar condicionado ligado. Mas não há uma mínima hipótese do termómetro estar com defeito ou assim? é que é uma diferença de 20º. E assim não sei em qual confiar para fazer OC.

Cumprimentos
 
Só medindo com um multímetro não?

Mais uma coisa. No speedfan mostra-me as temperaturas do Core 0 e do Core 1 que estão nos 45-50º. Mas mostra também uma que diz mesmo CPU e está nos 38º. Adinal qual destas devo ter em atenção?

Cumprimentos
 
Mas onde é que está o sensor da ventoinha? Não é no próprio PCB da mesma? No manual do dissipador não indica que haja qualquer sensor para colocar perto do CPU, logo 29ºC deve ser a temperatura do ar movimentado pela ventoinha.
 
Mas onde é que está o sensor da ventoinha? Não é no próprio PCB da mesma? No manual do dissipador não indica que haja qualquer sensor para colocar perto do CPU, logo 29ºC deve ser a temperatura do ar movimentado pela ventoinha.

Pois deves ter razão porque corri agora o IBT e no windows registou até aos 72º no máximo. Sempre é melhor do que os 82º que tinha com o outro cooler com o mesmo teste. Verifiquei que quando estava a decorrer o teste, a temperatura indicada pelo cooler não se modifica. Ou seja o CPU estava a 72º mas o cooler mantinha-se sempre nos 29º. Concluindo essa temperatura nada tem que ver com o CPU.

Mas voltando ao windows. Achas normal mostrar sempre 50º em idle com 3 CPUs diferentes e com cooler diferente? Relembrando que o E8400 é de 45nm (supostamente mais fresco) e os E6400 e Pentium D 820 são de 65nm se não estou em erro. Não era suposto haver alguma diferença?

Obrigado pelas respostas,
Cumprimentos
 
Sao temperaturas muito elevadas mesmo, usas que massa térmica?
Era suposto haver diferneça sim, mas o cooler pode nao prestar, ou ate a propria board pode fazer aquecer mais os cpu's, ja vi casos disso.
Tens a bios flashada?
 
Última edição pelo moderador:
A massa térmica é marca branca penso eu, comprei numa loja de informática. Não é bem de informática mas tem produtos ligados à mesma. Mas pronto não é nenhuma artic nem nada disso. Quanto à bios penso que não esteja flashada. Mas já não me lembro. :S

Cumprimentos
 
Última edição pelo moderador:
Vê lá se a ventoinha não tem um PCB com o das últimas duas fotos deste site.

(...) Era suposto haver diferença sim, mas o cooler pode nao prestar, (...)

Claro que não presta. Heatpipes batem de longe simples alhetas de alumínio/cobre. Ainda vês aqueles Zalman's 7xxx, do género deste Thermaltake, serem recomendados? :)

Tens a bios flashada?

O que é que isso significa? Se a mboard nunca tivesse tido uma BIOS 'flashada' (chip da BIOS programado), não funcionava.

Seria a pergunta correcta: "tens a BIOS actualizada?"
 
Tudo bem que o cooler não seja grande espingarda mas não deveria haver pelo menos uma diferença? É que nem bate nos 40º, está sempre 45-50º em idle. Ainda se fosse em load mas não, é em idle. Não me deixa nada confortável.

Cumprimentos
 
Back
Topo