Cooler e board = EPIC FAIL

Dissipador ineficiente associado a uma pasta térmica de eficácia duvidosa... é difícil dizer se são temperaturas normais para o dissipador ou se é a eficácia da pasta térmica a limitar a sua performance.

Até pode ser pelo fluxo de ar da caixa ser insuficiente - extracção de ar na parte traseira - para atingir os 40ºC em idle.
 
Pois mas a lateral da caixa não existe mesmo, tirei a tampa. Por isso acho que a extracção traseira não vai fazer muito de qualquer das maneiras. Pronto vou então deixar-me com este cooler, ao menos não atinge os 80º em load como o outro. Vou aproveitar estes meses para comprar um sistema WC no inverno talvez. Escuso de andar a comprar coolers às mijinhas. Assim compro logo uma coisa como deve ser.

Cumprimentos e obrigado pela ajuda!

:)
 
Vê lá se a ventoinha não tem um PCB com o das últimas duas fotos deste site.



Claro que não presta. Heatpipes batem de longe simples alhetas de alumínio/cobre. Ainda vês aqueles Zalman's 7xxx, do género deste Thermaltake, serem recomendados? :)



O que é que isso significa? Se a mboard nunca tivesse tido uma BIOS 'flashada' (chip da BIOS programado), não funcionava.

Seria a pergunta correcta: "tens a BIOS actualizada?"

Verdade que nao sao recomendados, mas nem fui ver ao google o cooler que ele tem.

Bios flashada, é como se custuma dizer, tanto que tu percebeste, nao é isso que esta em questão --'

Tudo bem que o cooler não seja grande espingarda mas não deveria haver pelo menos uma diferença? É que nem bate nos 40º, está sempre 45-50º em idle. Ainda se fosse em load mas não, é em idle. Não me deixa nada confortável.

Cumprimentos

Tudo é relativo, o cooler nao presta, a massa térmica nao é das boas, a bios nao esta actualizada, é muito complicado dar-te uma ideia do que tens.

Dissipador ineficiente associado a uma pasta térmica de eficácia duvidosa... é difícil dizer se são temperaturas normais para o dissipador ou se é a eficácia da pasta térmica a limitar a sua performance.

Até pode ser pelo fluxo de ar da caixa ser insuficiente - extracção de ar na parte traseira - para atingir os 40ºC em idle.

Tambem pode ser, é verdade.
E o artic cooler 7 é bom e barato.

Cumpz
 
Pois mas não vale a pena gastar mais dinheiro agora. Vou esperar uns meses e passo para WC. :)

Ora agora falando de OC. O meu CPU não passa dos 3.6GHz e tenho tudo de origem. So modifiquei o FSB naturalmente e pus as voltagens em manual. Ou seja tudo o que estava am auto eu pus no valor que vinha a seguir, excepto o CPU onde pus o valor igual ao VID. Fiz bem? Depois dos 3.6Ghz ele ou não faz o boot ou crasha no windows. O que acham que posso fazer?

Cumprimentos
 
Pois mas não vale a pena gastar mais dinheiro agora. Vou esperar uns meses e passo para WC. :)

Ora agora falando de OC. O meu CPU não passa dos 3.6GHz e tenho tudo de origem. So modifiquei o FSB naturalmente e pus as voltagens em manual. Ou seja tudo o que estava am auto eu pus no valor que vinha a seguir, excepto o CPU onde pus o valor igual ao VID. Fiz bem? Depois dos 3.6Ghz ele ou não faz o boot ou crasha no windows. O que acham que posso fazer?

Cumprimentos


O que podes fazer?
Deixa te estar quietinho a 3.6 ate teres wc ;)
 
3600/9 (muti desse cpu n é?) = 400.

Por isso não deve ser a ram a limitar, só se foi escolhida para essa frequência no limite. :D

Agora o VID máximo que podes ter definido não corresponde à voltagem efectiva, porque deve ainda levar com o vdrop. Por isso tenta aumentar mais um pouco a voltagem se as temps o deixarem, confirmando a efectiva em Windows com o cpu-z, e testas a estabilidade.
 
Sim é esse o multi. Então segundo vocês os dois "basta" ir aumentando o vcore (tendo cuidado com as temps of course) e o FSB? Não preciso de mudar mais nada? Eu suspeito que as memórias também estejam a provocar alguma instabilidade porque são 2 kits de 2x1gb. Um da team elite e outro da kingston. Acham que isso tem alguma coisa a ver?

Cumprimentos
 
3600/9 (muti desse cpu n é?) = 400.

Por isso não deve ser a ram a limitar, só se foi escolhida para essa frequência no limite. :D

Agora o VID máximo que podes ter definido não corresponde à voltagem efectiva, porque deve ainda levar com o vdrop. Por isso tenta aumentar mais um pouco a voltagem se as temps o deixarem, confirmando a efectiva em Windows com o cpu-z, e testas a estabilidade.

As temps dele estao mesmo mesmo elevadas :X

Sim é esse o multi. Então segundo vocês os dois "basta" ir aumentando o vcore (tendo cuidado com as temps of course) e o FSB? Não preciso de mudar mais nada? Eu suspeito que as memórias também estejam a provocar alguma instabilidade porque são 2 kits de 2x1gb. Um da team elite e outro da kingston. Acham que isso tem alguma coisa a ver?

Cumprimentos

Nao é so vcore, tens o cpu PLL que nao precisares de meter mais de 1.55v por exemplo.
 
Ok! Não te preocupes que eu vou ter cuidado com as temps. Obrigado pelas dicas.

Mais uma coisa. A minha gráfica mal leva 1mhz a mais tanto no core como na memoria, fica logo com artefactos e a driver crasha e reinicia. Tem defeito ou passa-se alguma coisa? As temps estão entre os 30-40º. É uma Asus HD3870 e tem o cooler glaciator.

Cumprimentos
 
Ok! Não te preocupes que eu vou ter cuidado com as temps. Obrigado pelas dicas.

Mais uma coisa. A minha gráfica mal leva 1mhz a mais tanto no core como na memoria, fica logo com artefactos e a driver crasha e reinicia. Tem defeito ou passa-se alguma coisa? As temps estão entre os 30-40º. É uma Asus HD3870 e tem o cooler glaciator.

Cumprimentos


Muitas vezes eu ouvi esses problemas das Asus HD3870, procura uma bios.

Ve aqui.
http://www.techpowerup.com/vgabios/...=Asus&model=HD+3870&interface=PCI-E&memSize=0

Depois tentas actualizar a bios ;)
 
Ui. Nunca flashei a bios duma gráfica. Não corro riscos? Faz-me um how to se não te importares! Obrigado pela ajuda.

Cumprimentos


Precisas do atiwinflash, basta carregar a bios, e carregas em programa, simples.
Corres risco, claro, mas corres o risco em qqr coisa que faças.
 
Pois. Esse programa faz backups? O site que me deste tem tantas bios, não sei qual delas hei-de utilizar. Tens alguma ideia?

EDIT: Ok ia agora flashar a bixa mas curiosamente a gráfica já tem a bios mais recente, ou seja, é a primeira que aparece no site que me deste. Sendo assim não vale a pena flashar ou estou errado?

Cumprimentos
 
Última edição:
Pois. Esse programa faz backups? O site que me deste tem tantas bios, não sei qual delas hei-de utilizar. Tens alguma ideia?

EDIT: Ok ia agora flashar a bixa mas curiosamente a gráfica já tem a bios mais recente, ou seja, é a primeira que aparece no site que me deste. Sendo assim não vale a pena flashar ou estou errado?

Cumprimentos

A primeira nao sei se sera, aquilo nao é por ordem.
Abres e ve as datas.
 
Já vens tarde blaster, já tratei do assunto, mas obrigado pela dica na mesma! :) Sim xuning aquilo está por ordem e a primeira é a mais recente, e é a que eu tenho na gráfica. Mas agora não faz sentido nenhum flashar para uma mais antiga. Ou faz?

Cumprimentos
 
Back
Topo