• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Um Componente Cooler para 5900X

Santy

Power Member
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
60/70€, mais uns trocos se valer a pena.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Apenas Cpu cooler

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming (1080p para já)
b) Edição video / imagem / Trabalhos pesados (Adobe, blender..)
c) Office / Navegação web / Filmes


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
5 ou 6 anos

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
Msi B550 Tomahawk
R9 5900X
2x8gb 3600mhz CL16
Lian Li PC-O-11 Air.

6) Vais fazer Overclock?
Se conseguir cooler que aguente alguma coisa de jeito, possivelmente, mas nada extremo.

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).



11) Contexto, comentários adicionais.
Estou a utilizar agora um Cryorig H7, e em idle as temperaturas estão nos 76ºc, de mencionar que a minha caixa só suporta coolers até 155mm de altura.

Pensei no Scythe Fuma 2, ou há algo que seja melhor?
 
Ou moras dentro de um forno ou isso tá mal montado.
Verifica se tá bem apertado! Se estiver então retira e vê se a massa térmica não tá colocada de forma homegena e numa camada fina
 
Parece que já melhorei a coisa. Tirei fora, e olhei para a pasta térmica, estava bem espalhada, mas parece mesmo que o cooler faz mais pressão no meio, no meio nota-se que a pasta foi mesmo espremida para os cantos. Coloquei só um pouquinho de nada no meio, e voltei a apertar tudo bem apertado. Agora está nos 40/45 em idle. Fiz um pequeno stress test no cpu-z e o máximo foi 81ºc, mas anda sempre nos 78/80.

Mesmo assim, acho que vou considerar um upgrade ao cooler. Estava a pensar num Scythe fuma 2.

Edit: As temperaturas que disse acima, foram com o pc deitado. Agora com ele de pé, se fizer um cinebench já bate nos 90ºc. Em idle está melhor pelo menos.
 
Última edição:
Alguma coisa está mal aí, o 5900X faz 105W e é conhecido por ter bom comportamento térmico!!!

AMD-Ryzen-9-5900X-Temperature.jpg
 
Última edição:
Apertei os parafusos até onde dava, a pasta térmica está bem espalhada. Li que este cooler em particular não era bom para ryzen, porque tem um formato concavo. Realmente quando tirei, notei que havia mais pressão no meio que nas bordas.
 
Fuma 2 que isso passa:-D
Overall dimensions of the Fuma 2 are 137mm of width, including the tips of the wire fan clips. It is 131mm from front to back, including the fans, and stands 154.5mm tall
Atençao as memorias pois se tiveres os 4 slots preenchidos poderas ter problemas.
 
Fuma 2 que isso passa:-D
Overall dimensions of the Fuma 2 are 137mm of width, including the tips of the wire fan clips. It is 131mm from front to back, including the fans, and stands 154.5mm tall
Atençao as memorias pois se tiveres os 4 slots preenchidos poderas ter problemas.

Tenho apenas 2, por enquanto.
Acho que por enquanto vou deixar assim, muito dificilmente vou ter isto a utilizar 100%.
Mas já vi que quando quiser dar upgrade vai ter que ser um AIO...
 
Sim para ganhos significativos que justifiquem o upgrade nas temps,mas sao bem mais caros os melhores claro...provavelmente ja viste ainda assim boa info nesta review,cumprimentos.
 
Estive a ver, e tendo em conta a caixa que tenho, que já me está a dar dor de cabeça por causa do cpu cooler, não me importava de dar um pouco mais e já ficava com a margem para OC.
Arctic Liquid Freezer II 360mm é bom, ou pelo preço arranjo algum melhor? Arranjo por 95€.
 
Última edição:
Estive a ver, e tendo em conta a caixa que tenho, que já me está a dar dor de cabeça por causa do cpu cooler, não me importava de dar um pouco mais e já ficava com a margem para OC.
Arctic Liquid Freezer II 360mm é bom, ou pelo preço arranjo algum melhor? Arranjo por 95€.

Por €95 nada bate o Freezer II, é um excelente preço.
Tem atenção que a Artic vai, ou já lançou uma versão V2 desse cooler devido à montagem no AM4 ser um pouco complicada. Acho que a única alteração é mesmo o sistema de montagem,
 
Realmente do que vi, o arctic freezer é mesmo um top performer, mas não me agrada a ideia de ter algo com um shorter lifespan. Pelo que vi o fuma 2 é capaz de fazer o trabalho, embora não tão eficiente.
 
Back
Topo