Cooler para lga 1200 ou...

Boas

Tenho um primo que comprou um Dell XPS 8940 com um i5 11400 e uma gtx 1650 super.
Ele jogo um pouco, veio me pedir ajuda porque a jogar de vez em quando o pc 'freeza', para por uns poucos segundos, o som engasga-se, pensei que fosse da ram, como só tem um stick de 8gb, mas verifiquei que a jogar só utiliza entre 60% da ram, portanto penso que da ram não seja, a gráfica anda pelos 64gC a jogar e o CPU anda pelos 92gC.

Penso que seja da elevada temperatura do CPU, estive a investigar e ia encomendar um be quiet! Pure Rock 2, estive a ver uns vídeos como instalar, infelizmente verifiquei que è preciso ir ao lado de trás montar uma peça para o cooler encaixar, o problema ë que na parte de trás da motherboard a caixa não da para abrir, esta presa por arrebites.

Não queria estar a retirar a motherbord da caixa, existe algum cooler em condições para lga 1200 que não seja preciso ir à parte de trás da motherboard?


Ou se acharem que o problema seja outro, para despistar, aceito sugestões.
 
Infelizmente sendo um pre-built acho que não há muito a fazer se quiseres instalar coolers porque usam connectores proprietários..

Eu mandava isso para a assistência, essas temperaturas não são de normais.
 
Eu falei via e-mail com a assistência da Dell, foi cómico, disseram que se o computador não fosse abaixo , não existe razão para alarme.

Os conectores são normais, o problema foi que tinha só um para fans, mas arranjei um splitter noctua para outra fan.

O meu primo como não queria gastar mais dinheiro com o computador, tinha aqui em casa um cpu cooler velho que não usava, não era compatível com lga 1200, mas lá arranjei maneira de o encaixar, foi difícil de arranjar uns parafusos que dessem la, mas la arranjei, pus nova massa térmica, pus também uma fan que para aqui tinha a fazer in-take em frente da gráfica, abri também a gráfica e pus nova massa térmica e uns thermal pads nas vrams.

Depois fiz uns stress testes no cpu e no gpu durante uma hora, e as temperaturas no cpu não passavam dos 70 e na gráfica dos 60, adicionei também mais 8g de ram e o pc ficou top.

O meu primo ficou bastante contente com o resultado, o pc ja rola sem problemas.

FzH59K.png
s6ugZp.png
AtIWum.png
 
Back
Topo