Cooler para portatil ajuda!

Dinar Al-Katab

Power Member
Pessoal tva a pensar em fazer um cooler pa arrefecer o meu portatil!
Andei paqui a inventar e tinha um carregador de nokia a mais e resolvi secaralo e ligar a uma fan! Vi no carregador q da de saida 5.7 Volts e 800 mili Amperes exo eu!
Vale a pena ligar 3 fans por aqui ou por usb?
Ja agora alguem sabe onde comprar aqcrilico aqui pa zona de evora?
Abraços

Miguel dimas
 
Podes comprar um transformador uiversal a 12v em ***** loja dos chineses ou assim, e spr tens a possibilidade de trabalhar a diferentes voltagens, normalmente entre 5 e 12v, para as fans axo k e o ideal pois a 5v se forem fans de 12v nao valera mt a pena teres isso ligado pois vao estar simplemente a rodar....
 
n faças isso... vai fazer fuminho :D
aranja um transformador de 12V se a fan for de 12V... e diz-nos qual a amperagem da fan..

EDIT:
Peguei numa Fan que tinha...a minha é de 12V e 0,15A ou 150mA... logo se quero ligar isto a uma fonte deve ser até 12V, geralmente no intervalo de 5V a 12V, a 5V a Fan activa e aumenta a veloidade até os 12V, não deves ultrapassar os 12V..para não queimares a dita cuja...

Quanto a Amperagem.. se tiveres um transformador de 450mA para esta fan, dá para juntar 3 FAN (150+150+150)mA=450mA
 
Última edição:
Encontrei um transformador de uma impressora velha ca em casa e da 30 volts da pa ligar pai 3 fans de 10 volts ou assim?
se as fans forem exactamente iguais e as ligares em serie podes fazer isso sem problema nenhum! mas não é das maneiras mais aconselháveis...

carregadores, transformadores e afins dão sempre mais um bocadinho que o que dizem... tenho um transformador universal que se estiver na posição de 12V e eu for medir com um voltímetro da 19V, mas também é uma excepção, normalmente a diferença não passa de 3V

cumps
 
Boas, andava aqui a pensar em criar uma base de ventilaçao para o meu portatil visto qe queria ter algo mais personalizado e pessoal...
alguem sabe de algum tutorial ou qe me possa explicar?

P.S: peço desculpa de desenterrar este topico pois era o que procurava e evito de criar um :D

Sem mais,

DM
 
Boas pessoal.

É assim eu tenho um transformador de 12V e 2 FAN's cada uma de 12V-

Eu posso ligar as 2 ao transformador ou dá mau resultado?

Obrigado.

Cumps.

Se as fans forem de 6v cada, liga em serie.

se as fans forem de 12v cada, liga em paralelo.

se forem por exemplo de 10v, ligas uma fan e um led vermelho,verde ou amarelo em serie. assim tens a queda de 12v
 
Back
Topo