Cooler para Powercolor 1950PRO 256MB PCI-E

Stravouguine

Power Member
Boas!

Recentemente comecei a ter problemas com a minha placa gráfica.
Tenho-a à já quase 2 anos sem problemas. Joguei vários jogos como por exemplo o Half-life 2, F.E.A.R, e agora quando revisitei o Far Cry começou a crashar depois de 1 minuto ou 5 minutos. Penso que será da temperatura. Foi a opinião mais concensual nos forums que consultei.
Limpei todo o pc com ar comprimido. Retirei imenso pó do cooler (de origem) da vga, principalmente do cooler passivo, que tinha os tubos de ar com imenso pó, praticamente entupidos.
Desta feita joguei mais de 30 minutos (estava todo contente pois tinha conseguido resolver a situação com 1 lata de ar comprimido), de repente o mesmo de sempre, artefactos, saio do jogo e este foi directo para restart. Tenho o Vista Ultimate 64 e este nunca padeceu do infames Blue Screens. Aliás os primeiros e únicos foram recentemente com o Far Cry.
Ouvi dizer que podia ser da fonte de alimentação, pois estas placas são gulosas, mas a minha fonte chega e sobra (650).
Tenho um sistema bem refrigerado, ventoinha 120mm atrás e frente, uma de 80 mm lateral, Cooler Zalman 9000 para os Duo 2 Core E6400, Kingston 2 Gb de ram a 667 (sei que não é muito vai ser alterado brevemente para 4 Gb 1066), e tudo isto numa das mais estaveis motherboards que conheço a Asus P5B.
Infelizmente não consigo analisar a temperatura da Powercolor pois esta aparentemente não dá para monitorizar-la (pelo menos eu não consegui com montes de aplicações para esse efeito tipo o ATI Tools e outros, se souberem como digam).
Será que devo comprar o um cooler tipo Zalman VF 1000? Parece que o cooler para estas placas tem de ser grandinho pois o problema pode até nem ser a temperatura do processador da vga, mas sim dos condensadores da mesma, ou lá como se chamam.
Aceito dicas. Não me importo de dar 40 euros por um cooler, desde que resolva a situação, agora gastar e não resultar...
Muito obrigado pelas vossas dicas
 
Back
Topo