1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Cooler preguiçoso?

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por l0adinG, 27 de Agosto de 2007. (Respostas: 18; Visualizações: 1120)

1. l0adinG

l0adinG Power Member

Boas pessoal,

Tenho um Zalman CNPS9500 LED, e na caixa diz: Fan Speed: 1,350 - 2,600rpm + 10%

O meu problema é que ele no máximo vai às 2,350rpm

A temperatura normal do processador é de 43º, mas durante dias de mais calor (e não precisa ser muito), chega a ir aos 48º.

Gostava de saber se há a possibilidade de aumentar a velocidade da fan, de forma a baixar a temperatura, ou que outra forma aconselham para conseguir baixar estas temperaturas.

De 3 em 3 meses sensivelmente, desmonto toda a caixa, board, processador, cooler, fans, drives, etc etc, até a caixa ficar completamente vazia. Limpo todo o pó, meto nova massa térmica, desmonto a fonte de alimentação, enfim, sai dali todo limpinho. No entanto a temperatura do processador nunca baixou dos 40º

<-----

Podem ver as especificações aí ao lado.

<-----

Abraço e obrigado

2. vasco fernandes

vasco fernandes [email protected] Member

vê isso com o speed fan, esse CPU já é quente de nascensa, o que nasce torto dificilmente de indireita :-D. Se nao conseguires aumentar a velocidade da fan pode ser falta de energia.

3. l0adinG

l0adinG Power Member

O cooler têm um regulador da velocidade da fan, mas metendo no máximo, não passa das 2350rpm's

:\

Obrigado

4. VoRtAn_MaDgE

VoRtAn_MaDgE A.S.Team performed

Não sei se será caso isolado ou não mas por vezes os fabricantes anunciam x e os componentes fazem y.
    Pode também por algum razão essa fan tar a fazer menos rpm.

Como está a tua linha dos 12v ?

5. l0adinG

l0adinG Power Member

VoRtAn_MaDgE

Podes explicar-me isso melhor a linha de 12v ? :wvsore:Desculpa a ignorância, mas não sei do que falas :s

Abraço e obrigado

6. VoRtAn_MaDgE

VoRtAn_MaDgE A.S.Team performed

Qual o valor da linha dos 12v da tua fonte?
    O prob é k as leituras por software nc é fidedigno, o ideal era ler com um multimetro.
    Qual a tua fonte ?

7. Warlord

Warlord [email protected] Member

de 2300 pra 2600 deves conseguir baixar 1ºC ou 2ºC, nao te preocupes c isso rapaz...
    tinha 1 processador e cooler igual e as minhas temps eram iguais as tuas, em full o meu nunca passava os 60ºC.

8. l0adinG

l0adinG Power Member

Eu vejo as temperaturas e rpm's da fan pela bios, julgo que seja o mais real.
    A minha fonte é uma LCPOWER 550W SILENT GIANT 140MM

Agora estava a olhar aqui para a caixa, e está aqui a dizer 2x12V rails output.
    Não sei se responde à tua pergunta no teu primeiro post :s

Bem...o meu nunca chegou aos 50º lol

Abraço

9. Warlord

em full load nunca passou dos 50ºC? nesse caso estas-te a keixar do k?

10. l0adinG

l0adinG Power Member

Ah espera, eh full não!

Estou a dizer quando faço um reboot por vezes vou à bios ver a temperatura, e como disse o máximo que já vi foi 48º.
    Mas também nunca o vi baixar dos 42/43º

abraço

11. Warlord

na bios o CPU nao usa as instrucoes k o metem idle, ou seja e kase cm estiver a 100%.

Instala o speedfan ou o everest e ve as temps em idle e full, mas nao me parece k estejas c/ problemas...

12. l0adinG

l0adinG Power Member

Sim Warlord, eu tenho a noção que mesmo os 48º não sejam (muito) graves, mas a minha questão era mesmo sobre a velocidade da fan. E Consequentemente baixava a temperatura, que embora não seja muito má, podia ficar melhor.

Um abraço e obrigado

13. Warlord

2600RPM - 10% = 2340RPM parace estar a funcionar exactamente de acordo com as especificacoes...

14. l0adinG

l0adinG Power Member

ya, também fiz essas contas há pouco lol

Instalei o Everest, e a temperatura do processador era de 42º

Reiniciei, fui à bios...e fiquei uns segundos a olhar para a temperatura. 48º / 49º e até chegou a ir aos 50º.

Sugestões?

15. Warlord

tal cm te disse, e normal, na bios e cm se o cpu estivesse a 100%...

16. l0adinG

l0adinG Power Member

humm, não sabia

Então a temperatura do everest é a mais apróximada da real?

17. CLPDJ

CLPDJ Power Member

para ver mesmo o full do cpu (ver a maxima tempratura) eu uso uma feramente que poe litermalmento o cpu a top em termos de º ... Chama-se Intel Thermal Analysis Tool ... da para fazer um Brun-in e uso o coretemp para ver tempraturas enquanto ele (o Intel Thermal Analysis Tool ) faz o burn-in... na minha opinião e por varios testes feitos e o mais seguro para testar Full Load... e que nem um dual orthos consegue aquecer tanto o cpu como o Intel Thermal Analysis Tool faz... um abraço

18. Warlord

a temp do everest e a temp em idle, normal ser menor k a temp em full ou na bios...

19. l0adinG

l0adinG Power Member

Oki, pronto já fiquei a perceber :P

Obrigado a todos pelos comentários e pela ajuda

abraço

Partilhar esta Página