Cooler preguiçoso?

l0adinG

Power Member
Boas pessoal,

Tenho um Zalman CNPS9500 LED, e na caixa diz: Fan Speed: 1,350 - 2,600rpm + 10%

O meu problema é que ele no máximo vai às 2,350rpm

A temperatura normal do processador é de 43º, mas durante dias de mais calor (e não precisa ser muito), chega a ir aos 48º.

Gostava de saber se há a possibilidade de aumentar a velocidade da fan, de forma a baixar a temperatura, ou que outra forma aconselham para conseguir baixar estas temperaturas.

De 3 em 3 meses sensivelmente, desmonto toda a caixa, board, processador, cooler, fans, drives, etc etc, até a caixa ficar completamente vazia. Limpo todo o pó, meto nova massa térmica, desmonto a fonte de alimentação, enfim, sai dali todo limpinho. No entanto a temperatura do processador nunca baixou dos 40º

<-----

Podem ver as especificações aí ao lado.

<-----

Abraço e obrigado
 
vê isso com o speed fan, esse CPU já é quente de nascensa, o que nasce torto dificilmente de indireita :-D. Se nao conseguires aumentar a velocidade da fan pode ser falta de energia.
 
O cooler têm um regulador da velocidade da fan, mas metendo no máximo, não passa das 2350rpm's

:\

Obrigado

Não sei se será caso isolado ou não mas por vezes os fabricantes anunciam x e os componentes fazem y.
Pode também por algum razão essa fan tar a fazer menos rpm.

Como está a tua linha dos 12v ?
 
de 2300 pra 2600 deves conseguir baixar 1ºC ou 2ºC, nao te preocupes c isso rapaz...
tinha 1 processador e cooler igual e as minhas temps eram iguais as tuas, em full o meu nunca passava os 60ºC.
 
Qual o valor da linha dos 12v da tua fonte?
O prob é k as leituras por software nc é fidedigno, o ideal era ler com um multimetro.
Qual a tua fonte ?

Eu vejo as temperaturas e rpm's da fan pela bios, julgo que seja o mais real.
A minha fonte é uma LCPOWER 550W SILENT GIANT 140MM

Agora estava a olhar aqui para a caixa, e está aqui a dizer 2x12V rails output.
Não sei se responde à tua pergunta no teu primeiro post :s


de 2300 pra 2600 deves conseguir baixar 1ºC ou 2ºC, nao te preocupes c isso rapaz...
tinha 1 processador e cooler igual e as minhas temps eram iguais as tuas, em full o meu nunca passava os 60ºC.

Bem...o meu nunca chegou aos 50º lol

Abraço
 
na bios o CPU nao usa as instrucoes k o metem idle, ou seja e kase cm estiver a 100%.

Instala o speedfan ou o everest e ve as temps em idle e full, mas nao me parece k estejas c/ problemas...
 
na bios o CPU nao usa as instrucoes k o metem idle, ou seja e kase cm estiver a 100%.

Instala o speedfan ou o everest e ve as temps em idle e full, mas nao me parece k estejas c/ problemas...

Sim Warlord, eu tenho a noção que mesmo os 48º não sejam (muito) graves, mas a minha questão era mesmo sobre a velocidade da fan. E Consequentemente baixava a temperatura, que embora não seja muito má, podia ficar melhor.

Um abraço e obrigado
 
2600RPM - 10% = 2340RPM parace estar a funcionar exactamente de acordo com as especificacoes...

ya, também fiz essas contas há pouco lol

Instalei o Everest, e a temperatura do processador era de 42º

Reiniciei, fui à bios...e fiquei uns segundos a olhar para a temperatura. 48º / 49º e até chegou a ir aos 50º.

Sugestões?
 
para ver mesmo o full do cpu (ver a maxima tempratura) eu uso uma feramente que poe litermalmento o cpu a top em termos de º ... Chama-se Intel Thermal Analysis Tool ... da para fazer um Brun-in e uso o coretemp para ver tempraturas enquanto ele (o Intel Thermal Analysis Tool ) faz o burn-in... na minha opinião e por varios testes feitos e o mais seguro para testar Full Load... e que nem um dual orthos consegue aquecer tanto o cpu como o Intel Thermal Analysis Tool faz... um abraço
 
Back
Topo