Cooler VGA (passivo) que não é suficiente =(

^lupas^

Power Member
Comprei à uns dias um Schooner CL-G0009 (http://www.thermaltake.com/product/Cooler/VGAnCHIPnMEM/CL-G0009/cl-g0009.asp) porque já não aguentava com o barulho da minha x800xt... Não tenho tido muito tempo para puxar por ela, mas o meu irmão a jogar Lineage, já aconteceu ficar sem imagem no ecrã o que aconteceu por causa da tempertatura que a placa atingiu =(

Testei assim que pude e assim que liguei o Everest acusava-me 37ºC... Passado 20 minutos de jogo a placa atingia os 82ºC (!!!!), mas só no tempo que minimizava o jogo para ver a temperatura esta descia uns 5ºC vertiginosamente, o que eu, do alto da minha ignorancia penso que signifique que o cooler está a funcionar bem!

O cooler foi montado por alguém especializado!

A pergunta que eu coloco é: Se isto é assim agora (Inverno), como será no verão que o meu pc já desligava normalmente, porque o CPU desligava por causa das temperturas que o meu quarto atinge nessa época?!

O que me aconselham a fazer?!?!?

PS: meti aquele cooler por causa do braulho, logo, não tenho muito interesse em meter uma fan que não seja fácil de controlar, ou msmo desligar!

 
Qualquer caixa é boa desde que lhe metas uma ventoinha ou duas a obrigar o ar a circular.

Mas mesmo assim, 80ºC ao fim de uns minutos de jogo... tens pasta termica entre o GPU e o dissipador? se não tens convinha ter, se tens, se calhar tens de mais!

Vê bem estes aspectos. Eu estou a achar essas temperaturas demasiado altas... Mas não conheço a placa em questão, por isso já nao digo nada...
 
3 fans que precisas...a frente uma intake a empurrar vento para frente...na lateral a arrefeçer a grafica, atras uma outtake para excluir o ar quente da caixa...

P.S compra um cooler com fan + um controlador e resolve o problema.

Experiencia propria ;)
 
nao vás pela caixa.qualquer caixa serve. o que interessa é o airflow (se existir..).
também nao vai ser pelo airflow que esses valores vao descer drasticamente (até porque o schooner 'recebe o ar' no exterior da caixa).

dá uma olhadela nisto:
http://forums.techpowerup.com/showthread.php?t=2657

graph1.gif


graph2.gif



graph3.gif


'During normal 2D desktop and video playback usage the Schooner has no problems cooling the card (HTPC system *hint* *hint*). When heavily stressed, without any overclocking, the GPU temperature reaches 92°C.'


Ou seja.. se tu estás nos 80º até me parece que estás bem... eheheh LOL :D

Para finalizar:

'The Thermaltake Schooner is the best passive cooler we tested so far. While there were some minor issues it is still a very good product. Thermaltake shows us again, that they have some creative ideas and know how to turn them into products'

Para melhorar esta situação pode-se fazer duas coisas:
-Re-Instalar o Cooler (apesar de me parecer pouco provavel que se note qualquer diferença posteriormente).
-Criar um 'airflow' na caixa... silencioso é claro, que arrefeça (por pouco que seja..) a placa.

um abraço,
 
Última edição:
Back
Topo