Cooler Zalman 9500AT + Controlador de ventoinhas ZALMAN ZM-MFC1

Caius

Power Member
Agradecia uma opinião para a situação abaixo:

Fiz recentemente um upgrade, com os componentes abaixo, entre outros:

- ASUS P5B DELUXE CHIPSET 965 SOCKET 775
- CORE 2 DUO E6600
- CORSAIR HX520 520W MODULAR SLI

Comprei também um novo cooler para o processador (um ZALMAN 9500AT) o qual foi ligado a um controlador de ventoinhas ZALMAN ZM-MFC1.

Na minha anterior configuração um P4P800 + P4 2.8 + ZALMAN 7700 AlCu quando regulava o 7700 AlCu a resposta era imediata, enquanto que actualmente o 9500AT demora a responder (se fizer um pequeno ajuste no controlador não têm qualquer efeito na ventoinha do 9500AT e esta apenas responde quando levo o controlador ao máximo).
Verifico também através do speedfan que a velocidade do cooler têm pequenas oscilações.

Será que é a Board e o E6600 a terem primazia sobre o controlador de ventoinhas (julgo que estes componentes podem regular automáticamente o cooler) ou poderá ser outra questão (por exemplo a voltagem da fonte não ser adequada - a anterior fonte era um Bequiet 400W).

Obrigado desde já pelas possiveis opiniões.
 
É provável que existe uma opção na BIOS que faça com que as rotações da ventoinha sejam reguladas consoante a temperatura do CPU.

Procura na parte do "Hardware Monitoring" ;)

No meu caso (P4P800-E Dlx) chama-se QFan Control
 
Tenho ideia que essa opção está desligada, mas vou confimar.

Neste momento o regulador está ligado à fan do processador e o cabo possui uma derivação que liga à board (julgo que apenas para leitura das RPM).

Ou esta ligação envia sinais da board para a ventoinha?
 
Última edição:
Desisti de andar às voltas com isto (o problema deve estar entre a fonte e o regulador).

Liguei o cooler apenas à board e regulo a velocidade atravês do Q-Fan.
 
Back
Topo