Análise Coolermaster CM 690 II Advanced

steelballzz

Folding Member
Autor: Steelballzz
Produto: Caixa Coolermaster CM 690 II Advanced

Data : 04-02-2010



ZWAME Análise

logopretord8.jpg

logo.bmp

Hoje vamos ter a oportunidade de testar e analisar a nova caixa da coolermaster, a CM 690 II advanced.​

Situada no segmento "sub" 100€, esta caixa é a evolução natural da CM 690 original, que por acaso é a minha caixa, já há bastante tempo, o que me permite comparar lado a lado e verificar as evoluções.​

Vamos antes de mais ficar a conhecer esta caixa mais ao pormenor, citando o site da Coolermaster



source_1.jpg

source_2.jpg

source_3.jpg



Confesso que estava expectante, pois a 690 original é uma bela caixa, principalmente pela qualidade que oferece a um preço razoável, e então fui abrir a muito apelativa caixa que envolve o objecto desta análise​


cm690_red_1.jpg

Nada de novo até aqui, os pés são idênticos á anterior, e o peso é sensivelmente idêntico, mas quando se retira o plástico, facilmente se verifica que a qualidade da pintura parece bastante boa, sem arestas vivas, e no geral com um aspecto mais bem acabado​


cm690_red_2.jpg



A 1ª grande alteração dá-se ao nível do painel frontal, dado que, tanto os botões de power e reset, os jacks de head phones e micro e igualmente a porta eSata, passaram para uma posição mais acessível e no topo da caixa​




cm690_red_3.jpg


De seguida temos talvez a maior inovação que esta caixa apresenta, uma docking para discos sata, que permite ligar externamente um disco rigido, sem ser necessário estar a abrir a caixa e com a perfomance que teria ligado dentro dela
Pessoalmente acho esta caracteristica um dos pontos fortes da 690 II​


cm690_red_4.jpg


Passando ao interior, verificamos que a pintura tem um optimo acabamento, e que já estão 2 ventoinhas incluidas na caixa, para além da frontal
Tudo tem uma aspecto de qualidade e robustez, e facilmente nos esquecemos que esta não uma caixa de topo, tal a sensação de "luxo" que oferece​


cm690_red_5.jpg


Chegados á zona dos discos, continua tudo a ser montado sem ser necessário qualquer chave ou acessório, e mais uma vez todos os plásticos parecem resistentes, e capazes de durarem algum tempo, com uma utilização intensiva. sem se estragarem ou partirem
A montagem da drive de cd implica retirar o painel frontal, o que é bastante fácil, e retirar o painel de topo é também simples e permite a montagem de um radiador, sem ser preciso cortar nada​

cm690_red_6.jpg

cm690_red_7.jpg

cm690_red_8.jpg


Outra das novidades desta caixa, é a possibilidade de se retirar parte dos suportes dos discos, aumentando assim a capacidade da caixa, o que aliado á entrada de ar inferior, permite montar ali o radiador principal ou um segundo radiador, mas penalizando fortemente o espaço para discos, pois sobram apenas 2 slots, com a desmontagem efectuada​

cm690_red_18.jpg


cm690_red_16.jpg

cm690_red_19.jpg



Esta caixa é um poço de coisas novas, relativamente ao modelo anterior, e temos mais uma para mostrar
A ventoinha frontal permite ser colocada em 2 posições, sendo possível coloca-la mais rente ao chão​



cm690_red_14.jpg

cm690_red_15.jpg



Na lateral vemos que a furação permite ventoinhas de outras dimensões facilitando a utilização de fans de diversos tamanhos, o que por vezes se revela monetariamente interessante, pois podemos aproveitar algumas que tenhamos em casa​


cm690_red_17.jpg




Aproveitei para ver a forma como tinha feito o painel das ligações, e mais uma vez, não fiquei desiludido, pois tudo está com um aspecto sólido e bem soldado e a cablagem tem uma boa folga​


cm690_red_9.jpg


Instalei primeiro a fonte, que mesmo sendo extremamente volumosa, ficou arrumada na perfeição, e deepois na outra lateral, dá para esconder a maioria dos cabos utilizados, com a vantagem desta caixa ser ligeiramente mais larga entre o tabuleiro da motherboard e a tampa lateral, o que pemite usar esse vão para colocar por ex os cabos excedentes pciex​

cm690_red_10.jpg

cm690_red_11.jpg




Finalmente com o Noctua N-DH14 montado, e mesmo assim ainda sobra espaço
De qualquer forma, o ideal e montar as ventoinhas no final, mas isso será abordado na review do cooler​


cm690_red_12.jpg

De facto estamos na presença de um produto bastante bom proveniente da Coolermaster, que apresenta uma qualidade de construção elevada, com caracteristicas excelentes como a docking para os discos, o facto de ser "tool free", a boa ventilação e a capacidade de se poder gerir o "airflow" de forma muito eficaz, torna-a uma caixa muito interessante, especialmente pelo seu preço razoável, e mais ao alcance de quase todos
È de facto uma boa escolha, com bastante sitios para passagem e arrumação de cabos, e ainda com a possibilidade de se retirar a parte inferior das baias dos discos, o que permite montar um segundo radiador, apesar de reduzir substancialmente a capacidade de levar discos​

Decididamente leva o selo de​


recomendado_zwame.png

A ZWAME agradece à Coolermaster
pela disponibilidade do material para teste.​



Gostou desta análise?
Pode ver mais aqui.



Copyright © Zwame, Lda 2010. Reprodução proibida sem autorização prévia.​
 
Última edição:
É uma excelente caixa para o preço que tem...

Em relação à review esperava mais fotos, até porque muitas novidades desta caixa em relação à anterior não foram referidas.
  • dupla posição da ventoinha de intake frontal
  • alteração do sistema de retenção das placas
  • etc

De qualquer maneira... "valeu" a iniciativa
 
Excelente review, como já vem a ser hábito! Ainda assim, gostaria que me mostrasses, se possível, uma coisa sobre a caixa que ainda não consegui localizar: a fan da cage dos discos. Onde é que está localizada? Que dimensões suporta?
Obrigado;)


<cumps>
 
Se já não tivesse uma CM690 "normal", muito provavelmente a escolha recairia sobre esta caixa, muito boa para o preço que apresenta.

Boa review, como já é habitual. ;)
 
Excelente review.
Uma exclente caixa na faixa de preço que se encontra eu até diria mais, está caixa é o best-buy do momento até 100€
 
Era a caixa que iria comprar para o meu sistema mas tinha que esperar 10 dias para a ter e axim fiquei-me pela lancool K-58. Mas é uma excelente caixa para essa faixa de preço.
 
Por acaso, assim como quem não quer a coisa, podes mandar uma foto com a 5870 ? :009::009:


vou tentar este fim de semana, trocar a vga de caixa, mas não prometo, pois tenho um corator ds da colink para montar
mas cabendo na antiga, cabe nesta de certeza
agora vou acabar a review do noctua, a ver se ainda sai hoje

um abraço Miguel ;)
 
vou tentar este fim de semana, trocar a vga de caixa, mas não prometo, pois tenho um corator ds da colink para montar
mas cabendo na antiga, cabe nesta de certeza
agora vou acabar a review do noctua, a ver se ainda sai hoje

um abraço Miguel ;)

Brigado! :)

Mostra antes o corator! Se me dizes que a vga cabe na antiga não falo mais no assunto! :)

Abraço!
 
Back
Topo