1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Está disponível o Comparador ZWAME em versão beta.
    Mais informações.
    Remover anúncio

Cooling de A a B

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por Strakata, 31 de Julho de 2002. (Respostas: 78; Visualizações: 55767)

  1. Strakata

    Strakata [email protected] Member

    Ora bem, tinha para aqui uma coisa a apanhar pó à espera da chegada do S. Sebastião, e achei que estava mas é na hora de lhe dar alguma utilidade.


    http://cooling.pt.vu/


    Que tirem bom proveito do artigo e que coloquem aqui todas as críticas; principalmente as negativas porque só assim ele pode melhorar.



    Ps: Lol, ok, ia-me esquecendo, é um artigo sobre Aircooling, Phase-Change Cooling mas principalmente Watercooling.
     
    Última edição: 18 de Agosto de 2002
  2. estik

    estik I folded Myself

    Ainda nao li tudo, mas uma palavra: EXCELENTE!!!
    Muito recomendavel.
     
  3. ShoKinG

    ShoKinG Power Member

    ta Simplesmente PSYCO, mto bom sim senhor e ajuda a perceber os conceitos de toda a Montagem/manutençao :)
     
  4. |Oc|CRASH_OVer

    |Oc|CRASH_OVer Suspenso

    Epah.... "\\\dei um ar de desagrado a fugir pra critica

    Xiça!! por falar em criticas....viram aquilo?... "\\\criador da thread acelera a respiração....as mãos começam a suar

    mas q falhanço q ali tá!!.... "\\\agora o criador vê a sua vida andar pra traz

    admite-se aquilo ?... "\\\suspance

    o C do Cooling ta a vermelho ?!

    -------------------

    tá muito porreiro sim senhor.... pesadito pra um 56k, se isso tivesse aparecido ha 2 meses atraz, tinhas-me poupado 20contos de net...

    congrats!
     
  5. Strakata

    Strakata [email protected] Member

    O "C" de cooling está a vermelho, mas vê lá como é que a cor evolui ao longo do resto da palavra :)




    McFly!! ;)
     
  6. Dutchman.Pt

    Dutchman.Pt Banido

    Tá Excelente... 8o 8o 8o 8o 8o

    E já agora, cá em Portugal ou no Resto da União Europeia onde é que se consegue comprar um Kryotech SuperG ?! Hum ?! Hum ?! A Unreal tem ?!
    Estejam a vontade pa mandar Pm's.


    :-D :-D :-D


    Obrigado Pela Atenção,
     
  7. Tecnoboy

    Tecnoboy Power Member

    Straka deixa-me adivinhar, tinhas feito isso ha espera do concurso da Unreal de artigos não era ?! :D
    Ainda não li, mas vou ler de certeza ! Tenho a certeza que deve tar fx ! :)
     
  8. Tecnoboy

    Tecnoboy Power Member

    Só um reparo logo no principio do artigo:

    "Quanto mais depressa um semicondutor trabalha, menos tempo têm os sinais para atingir os seus estados “0” ou “1”, aumentando a probabilidade de erros.
    Quanto maior a voltagem aplicada ao semicondutor, mais facilmente os sinais chegam aos seus estados “0” ou “1” no intervalo de tempo exigido.
    Quanto maior a voltagem aplicada ao semicondutor, mais quente ele trabalha.
    Quanto mais quente um semicondutor trabalha, menor é a frequência que ele consegue alcançar sem incorrer em erros.


    Pondo isto de outra forma => para overclockar, é preciso arrefecer :)"

    Esta parte sobre overclock está mal redigida, ou não sabes, ou então fostes muito simplista a escrever Straka e isto depois induz quem leu o teu artigo em erro e a pensar que as coisas se passam assim e ficam com uma ideia errada...

    Vou deixar aqui uma ajuda, para o pessoal que ler a thread compreender melhor as coisas, uma vez que isto é tudo física, e não tem nada a ver com código binario (0's e 1's):
    1º - Quando overclockamos processadores, para velocidades que não a default deles, estamos a criar o que é normalmente chamado de "ruido no sinal", e isso traduzido pra miudos quer dizer que estamos a perder qualidade no sinal, e que ele se está a tornar menos claro, para o processador trabalhar com ele, dai que muitas vezes um processador overclockado cause erros no software que está a correr.
    2º - Uma forma fácil de se perceber porque utilizamos voltagem extra é pensarem no sinal que vai para o processador e na informação contida nele, como uma rede entre dois computadores que estão separados por dezenas ou mesmo centenas de km ! Imaginem que está tudo bem configurado nos pc's e que depois existia um cabo sem nada no meio a ligar os dois pc's, devido á distância existente, o sinal acabava por se "perder", uma vez que ia perdendo a sua força ao longo do caminho, porque ia ganhando ruido, é por isso que se usam os repetidores nas redes, para intensificar o sinal nestes grandes percursos e fazer com que ele xegue com boa qualidade e sem ruido, e é por isso que nos aumentamos a voltagem do cpu, para fazer o mesmo ao sinal que lhe xega.
    3º - Ao estarmos a aumentar a voltagem do processador para níveis acima do default, estamos a criar um Delta E (diferença de energia entre a que entrou e a que saiu), como o processador está a receber uma voltagem superior que lhe demos para ele "assimilar" melhor o sinal, ele vai ter que basicamente livrar-se da energia extra, e a força mais comum entre todos os condutores para se luvrarem de energia extra é sobre a forma de calor ! Logo ele vai dissipar a energia extra sobre a forma de calor.
    4º - Até aqui tudo bem, agora é esta a parte em que toda a gente sabe que se tem que ajudar o cpu a dissipar o calor, seja através de que metodos for, mas será que sabem porque são obrigados a fazer isso ? E será que sabem porque se utilizam coolings "abusativos" como o phase changing e etc ? Aposto que não, a maior parte das pessoas a quem se pergunta talvez digam que é por o calor exessivo poder estragar o cpu, e por ele overclockar menos, mas embora isto seja verdade quase ninguem sabe a razão de porque é que as coisas são assim, mas passo a explicar: quanto mais calor existir, e mais exitados vão andar os electrões contidos no condutor e quanto mais exitados eles tiverem, e mais choques vão haver entre eles, o problema é que estes choques são a causa do chamado "ruido no sinal" que tanto prejudica o overclock, e como já referi, para acabar com o ruido é perciso induzir mais voltagem no processador, o que faz com que ele fique mais quente e volte a produzir mais ruido no sinal através dos choques dos electrões, ora isto parece-vos um ciclo vicioso não é ? Exacto ! Porque é mesmo, estudos cientificos concluiram que o condutor ideal (aquele onde não existem choques entre electrões), trabalha a uma tenperatura chamada de: o zero absuluto, mas não, este zero não pensem que é 0º C, são cerca de -200 e muitos graus kelvin (não confundir com graus C), e é por isso que toda a gente quer ou gostava de poder utilizar refrigeração no pc que lhes permita atingir valores de temperatura negativa cada vez mais altos, para poderem cada vez overclockarem mais ! Bem espero que estas explicações tenham ajudado o pessoal a perceber mais sobre os problemas do overclock e porque é que se utiliza o cooling ! ;)

    P.S: Straka na leves a mal, tu pedis-te por comentarios, e axei que devia partilhar estas infos com o resto do ppl, como podes ver, da explicação real, para aquela que escreves-te no teu artigo ainda vai um bom bocado, porque não fazes um updatezinho ao teu artigo, axo que o pessoal que lê-se ia gostar ;)
     
  9. hmf

    hmf Power Member

    Os meus parabens Strakata, 5 estrelas tanto pelo tempo dispendido por tim, assim como pelo bom conteudo e capacidade de resumires ao issencial ......

    Deveria ser incluido na página da unreal (se tiveres de acordo), a melhor review de cooling nacional sem dúvida !!!!
     
  10. Strakata

    Strakata [email protected] Member

    Tecnoboy,

    Li os teus pontos e sinceramente não vejo em que é que os meus (que não são meus) chavões iniciais colidem com eles. Se quiseres faz quotes deles 1 a 1 e corrige-os porque eu não estou a ver onde precisam de ser corrigidos.

    >Vou deixar aqui uma ajuda, para o pessoal que ler a thread
    >compreender melhor as coisas, uma vez que isto é tudo física, e
    >não tem nada a ver com código binario (0's e 1's):
    Uh?! Eu apenas disse que lá os transistores têm como função ter o valor 0 ou o valor 1. Não é verdade?
    É tudo física? Então eu não falo em voltagens, energia e calor...

    Parece-me é que a tua ideia era mais elaborar os tais chavões. Mas repara, nem o artigo é sobre electrónica, nem os leitores estão dispostos a digerir tanta informação em bruto de uma só vez. Por exemplo, quantas pessoas é que achas que vão ler a totalidade do teu post de cima com tantas linhas por paragráfo e sem linhas de intervalo entre paragráfos? ;) Deixa-os respirar! Deixa-os respirar ;)

    Já não é nem o 1º nem o 2º nem o 20º artigo que escrevo e com o tempo vai-se aprendendo a fazer a papinha ao leitor para que ele não feche a janela e vá ver o Big Brother On-Line :D




    Por exemplo, cá está este mesmo post disposto de maneira diferente:

     
  11. RomKnight

    RomKnight Power Member

    fabulastico. nem sabia dos BONG's :D
     
  12. ZezeMan

    ZezeMan Power Member

    Já li o artigo todo. Está u espectaculo, e é facil de perceber todos os tipos de cooling e como funcionam.

    Thks man, este artigo ajuda mesmo a compreender muitas coisas sobre o cooling.
     
  13. Raptor

    Raptor OC Legend

    Eu sempre te disse que eras bem capaz de ter ganho o concurso... mas... ja ganhaste uma GF4 portanto n precisavas deste concurso para nada! :D
     
  14. Strakata

    Strakata [email protected] Member

  15. jcab

    jcab 1st Folding then Sex

    um reparo:
    0 Kelvin = -273 ºC
    Não existem graus Kelvin negativos como tu dizes.
     
  16. Strakata

    Strakata [email protected] Member

    Prof - Então Joãozinho, a quantos graus tens a tua CPU?
    João - A 0 graus.
    Prof - Muito bem!
    João - Kelvin.


    :-D
     
  17. SUp3rFM

    SUp3rFM Guest

    well done. :)

    /me está com ganas de fazer um WC

    Vou ver se encontro um block no ebay. ;)
     
  18. Tecnoboy

    Tecnoboy Power Member

    Obrigado plo reparo ! ;) Era isso que queria ter dito, mas a memoria as xs tb falha lol :D
     
  19. RomKnight

    RomKnight Power Member

    err. parece que ha mais uue os que tu pensas. eu, por exemplo li tudo de uma vez e pus aqui o post assim que acabei.

    alias, até se le bem tirando um ou dois pontos de portugues e uns typos :D mas quem sou eu que ainda venho do tempo dos MUD's e m00 onde nao ha' acentos :D
     
  20. [BIOHAZARD]

    [BIOHAZARD] Power Member

    Ps: Uma salva de palmas para quem conseguiu ler a secção de Watercooling de uma ponta à outra sem parar :D

    Tap tap tap! :P

    Só li a secçao de Wc, tá mt mt bom! i deu-me uns kuantos concelhos :) tks strakata!
     

Partilhar esta Página