Cooling de HDD de 15k rpm

Cyph3r

I folded Myself
Boas
Comprei recentemente em Inglaterra 2 Discos Seagate Cheetah 15.5 ST3146755SS 146GB 15K SAS
s.gif
.
Estes discos são mesmo brutais, juntando a 15000 rpm o sistema de gravação perpendicular, atingindo em média transferências na ordem dos 130 Mb sec. Um desempenho geral que supera em muitos aspectos os Raptor em Raid 0
O meu problema é que eles aquecem demasiado, mais do que os processadores, só para dar uma idéia, eles aquecem 3 a 4 vezes mais depressa que os WD raptor.
Alguma sugestão para arrefecer estes monstros (de perfomance é claro:-D)?
 
Ok ...obrigado, estava a ver se evitava ter de instalar a solução de watercooling, pois é um desperdicio não poder usar para arrefecer os processadores, ainda não vi adaptadores, ou blocos para socket 771 ( Xeon 51xx e 53xx) :'(
 
Na *****.com tem uns blocos para WC, que me parecem ser óptimos, nomeadamente um duplo, por 99€. Acho que vou encomendar 1 + 1 kit básico WC (sem bloco p cpu)
Mas vi no Ebay uma prommy por menos de 200€, uma mach 2, para socket 939 (falta-lhe só os 2 parafusos para acoplar o processador. Será que dá para adaptar, ou só funciona com processadores?:002::002::002:
 
um cooler tipo revoltec que tem duas fans de 4 ou 5cm...ou o da coolink k tem uma fan de 8cm...com isso ja baixas prai uns 7º
na ***** tens muitos coolers para discos.
 
Na *****.com tem uns blocos para WC, que me parecem ser óptimos, nomeadamente um duplo, por 99€. Acho que vou encomendar 1 + 1 kit básico WC (sem bloco p cpu)
Mas vi no Ebay uma prommy por menos de 200€, uma mach 2, para socket 939 (falta-lhe só os 2 parafusos para acoplar o processador. Será que dá para adaptar, ou só funciona com processadores?:002::002::002:

Cypher, vai por mim, nem WC nem coolers a ar todos XPTO "especiais para HD".

WC tens o problema de que (pelo menos em todos os que vi até agora) o bloco arrefecia o chassis mas se alguns dos chips aquececem a sério (como por vezes acontece) o PCB ficava a frita à mesma. Ou seja, podes meter WC para baixar a temp do chassis, mas vais precisar de uma fan à mesma para o PCB. Acaba por ser redundante...

Coolers a ar xpto têm sempre o problema de airflow reduzido. Uma "cage" para HD's com fans de 120mm vai sempre conseguir melhor airflow e cooling que essas "especiais de corrida". Têm o problema ainda mais grave que devido ao brilhante método de colocação usado, se tiveres o azar como eu tive (com TT's e Titans) de a fan "semi-queimar" ou encravar, ficas com o motor da fan a juntar ainda mais calor ao PCB. E a menos que metas os hds de patas pró ar, o calor sobe. Sobe até encalhar no PCB....

Sinceramente, uma cage p/ HD's que permita a fixação em baias de 5 1/4 com uma fan de 120mm ou uma tower que tenha a zona de hd's em frente a uma fan com bom intake.
 
Back
Topo