Cooling de router wifi/modem xavi [kit wifi clix]

muddymind

1st Folding then Sex
Boas!

Há uns meses atrás adquiri um kit wifi da clix e desde então ando com problemas de sobreaquecimento do router e tinha de o desligar todos os dias para arrefecer... Como de certeza que a coisa ia ser bem pior no verão pensei em arranjar forma de o arrefecer...

Depois de abrir o router verifiquei uma coisa muito engraçada... o processador ARM tá parcialmente tapado pelo adaptador wifi e como estes dois componentes são os que mais aquecem (tirando a parte da alimentação) só me leva a crer que os engenheiros da xavi não são lá muito inteligentes...


Pensei em usar uma fan de caixa de pc e para alimentar usar um carregador dos nokias 3X00 que tnh aos pontapés por casa... Para o lado de fora da fan arranjei um pouco de rede mosquiteira de aço para ficar bem protegido. Tudo feito ficou assim:


Poderia por simplesmente a ventoinha colada sobre o router e desta forma o ar passar pelas ranhuras superiores mas já que estou com as mão na massa e não gosto daquele logotipo da clix (mt abixanado) resolvi cortar essa parte do plastico. Para tal usei um xisato com a ponta aquecida:


Finalmente foi só por a ventoinha em cima e voilá (eu não coloquei o plastico semi-transparente da frente para haver melhor circulação de ar):


ps1-Sim... perdi a garantia do router...

ps2-Não vale a pena dizer que ficou feio pois ele está num local onde nem sequer se vê... é só mesmo para se manter fresco...
 
Última edição:
Bem, como "modder" de routers que sou (Tenho uma thread algures aqui, com um MT882 by clix tb), preferia uma solução com dissipadores + caixa aberta :D Assim, não tens mais uma fonte de ruído e consumo e não tinhas "estoirado" a garantia :P

No caso do MT882, fiz uma base de acrílico para prender o bixo, bem como um enorme dissipador no chipset e outro num mais pequenito, mas que aquecia como o inferno tb.

deixei de ter instabilidade de ligação depois deste "moding" :P

entretanto já vendi o bixo e comprei um kit dos novos, com um speedtouch, mas que foi aberto e meti um dissipador no cpu do mesmo, mas não deixei aberto, visto ter boa ventilação. Se bem que neste o que aquece mais é o circuito de alimentação (enfim, material low cost é o que dá)
 
Última edição:
Bem, como "modder" de routers que sou (Tenho uma thread algures aqui, com um MT882 by clix tb), preferia uma solução com dissipadores + caixa aberta :D Assim, não tens mais uma fonte de ruído e consumo e não tinhas "estoirado" a garantia :P

Para abrir a caixa tinha de perder a garantia... não dava para evitar... por isso decidi logo por brute force...

Consumo tbm não me preocupa pois são 1,3VA q é muito pouco...

Relativamente ao barulho err.... a minha porta para a varanda é voltada para o nó do eixo norte-sul com a 2ª circular... barulho da ventoinha? nem chega perto do ruído de fundo :lol:

[]
 
Última edição pelo moderador:
porque abrir perde a garantia? tinha selo?

os 2 routers que abri nao tinham nada!
Sim... tinha selo... Por isso era impossível abrir sem perder a garantia...


Pois... a tua ideia tbm tava engraçada... Mas com a minha solução usei materiais que já tinha (reciclagem :P) e como ele tá num sitio onde lhe podem cair coisas em cima, é preferível estar bem fechadinho :P

[]
 
Back
Topo