1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Cooling de router wifi/modem xavi [kit wifi clix]

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por muddymind, 3 de Março de 2008. (Respostas: 4; Visualizações: 2272)

1. muddymind

muddymind 1st Folding then Sex

Boas!

Há uns meses atrás adquiri um kit wifi da clix e desde então ando com problemas de sobreaquecimento do router e tinha de o desligar todos os dias para arrefecer... Como de certeza que a coisa ia ser bem pior no verão pensei em arranjar forma de o arrefecer...

Depois de abrir o router verifiquei uma coisa muito engraçada... o processador ARM tá parcialmente tapado pelo adaptador wifi e como estes dois componentes são os que mais aquecem (tirando a parte da alimentação) só me leva a crer que os engenheiros da xavi não são lá muito inteligentes...

[​IMG] [​IMG]

Pensei em usar uma fan de caixa de pc e para alimentar usar um carregador dos nokias 3X00 que tnh aos pontapés por casa... Para o lado de fora da fan arranjei um pouco de rede mosquiteira de aço para ficar bem protegido. Tudo feito ficou assim:

Poderia por simplesmente a ventoinha colada sobre o router e desta forma o ar passar pelas ranhuras superiores mas já que estou com as mão na massa e não gosto daquele logotipo da clix (mt abixanado) resolvi cortar essa parte do plastico. Para tal usei um xisato com a ponta aquecida:

[​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG]

Finalmente foi só por a ventoinha em cima e voilá (eu não coloquei o plastico semi-transparente da frente para haver melhor circulação de ar):

ps1-Sim... perdi a garantia do router...

ps2-Não vale a pena dizer que ficou feio pois ele está num local onde nem sequer se vê... é só mesmo para se manter fresco...

Última edição: 3 de Março de 2008
  2. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Bem, como "modder" de routers que sou (Tenho uma thread algures aqui, com um MT882 by clix tb), preferia uma solução com dissipadores + caixa aberta :D Assim, não tens mais uma fonte de ruído e consumo e não tinhas "estoirado" a garantia :P

No caso do MT882, fiz uma base de acrílico para prender o bixo, bem como um enorme dissipador no chipset e outro num mais pequenito, mas que aquecia como o inferno tb.

deixei de ter instabilidade de ligação depois deste "moding" :P

entretanto já vendi o bixo e comprei um kit dos novos, com um speedtouch, mas que foi aberto e meti um dissipador no cpu do mesmo, mas não deixei aberto, visto ter boa ventilação. Se bem que neste o que aquece mais é o circuito de alimentação (enfim, material low cost é o que dá)

Última edição: 3 de Março de 2008
  3. muddymind

Para abrir a caixa tinha de perder a garantia... não dava para evitar... por isso decidi logo por brute force...

Consumo tbm não me preocupa pois são 1,3VA q é muito pouco...

Relativamente ao barulho err.... a minha porta para a varanda é voltada para o nó do eixo norte-sul com a 2ª circular... barulho da ventoinha? nem chega perto do ruído de fundo :lol:

[]

Última edição pelo moderador: 3 de Março de 2008
  4. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

5. muddymind

Sim... tinha selo... Por isso era impossível abrir sem perder a garantia...

Pois... a tua ideia tbm tava engraçada... Mas com a minha solução usei materiais que já tinha (reciclagem :P) e como ele tá num sitio onde lhe podem cair coisas em cima, é preferível estar bem fechadinho :P

[]

Partilhar esta Página