Cooling "do Além" numa Club3d 9600 XT

DTAngel

Power Member
Enfim....estou aqui eu a morrer rir com isto. Tanto que senti a necessidade de partilhar esta pequena história. (Se calhar até devia ser movida para a secção das anedotas :P)
Há coisa de uns dias, comecei a notar umas temperaturas anormais na placa gráfica. Cerca de 67º graus em "uso normal"(idle) chegando aos 73º após jogar algum jogo...(como já estava ciente do problema quando fiz esse teste(com a demo do Call of Duty), não o corri durante muito tempo, pelo que talvez a temperatura pudesse ter chegado ainda mais alto).
Ela normalmente funcionava com uma temperatura de 50-55º chegando aos 63º após algum vicio intensivo...(como o Doom 3).
Abri-o há umas horitas atrás, e de facto, constatei que a ventoinha da gráfica estava morta. (Bem...lá vou eu ter que ir à loja dos Aquários dar uso da garantia....um dia destes).
Enfim...então do que me lembrei eu! Agarrei numa ventoinha de um 486, e encaixei-a na gráfica (para ver se ajudava, enquanto não arranjo disponibilidade para a trocar).
E agora certamente perguntam-se, "aonde é que na gráfica enfiaste uma ventoinha de um 486!?"
Esquematizando:
-------- <- imaginem que isto é a placa vista de lado, tal e qual ela fica encaixada na MB.
| <- imaginem que isto é a ventoinha do 486, a soprar o ar na direcção deste texto.
A montagem ficou assim: --------|

LOL! Ou seja, a ventoinha ficou presa à borda da gráfica, apoiada somente por 2 patilhas de plástico que deveriam servir para se encaixar num dissipador(sim, só o facto de a ventoinha começar a trabalhar pode ser o suficiente para ela cair do sitio aonde está).Aliás, nem ficou bem bem apoiada pois a ventoinha bate nos slots para a RAM, e por causa disso, acaba por estar cerca de 40% da área da ventoinha em contacto com o "nada" e o restante encaixado no dissipador da gráfica que felizmente tem um dissipador que vai até à beira da gráfica.
http://www.composter.kiev.ua/images/reviews/bigvideotest04/r9600xt.jpg
Ou seja, como dá para ver pela imagem, imaginem agora uma ventoinha de um 486 no extremo direito da imagem, perpendicular à gráfica apoiada por 2 patilhas (sinceramente...ela até ficava melhor presa com fita cola...!).

E agora...vem a parte cómica.... :joker:
Ela está mais fresca agora do que alguma vez esteve!!!!
Está a trabalhar a 45º-46º, e depois de fazer o teste no Call Of Duty (desta vez joguei a demo até ao fim), e quando saí de lá...a temperatura estava a 51º.
Ou seja...com este improviso da tanga, ela em full load está mais fresca do que ficava em idle com a ventoinha de default! :eek:
:joker:
 
Eu tenho a mesma coisa na minha Asus 9600XT. A ventoinha dela faz mt barulho, entao meti tb a velhinha ventoinha do meu PentiumII entre a placa grafica e a placa de rede, com um apoiozinho de papel em baixo para apontar + directamente para o core da gráfica.
O resultado é o mesmo que o teu: temperaturas + baixas e aquilo que eu queria, mais silencio pk a ventoinha esta apenas a 5v . :009:
 
offtopic: ondes ves as temps da tua grafika??

e k pensava k as 9600 n davam pa ver as temps...mesmo com o ati tool na consigo ver....mas k programas usas??
 
Depende das 9600... umas dá para ver as temperaturas e outras não dão... Depende se tiverem um determinado chip

Com sensor de temperatura:
r96xt_od.jpg


Sem sensor de temperatura:
r96xt_no_od.jpg


[[]]
 
Eu queria controlar a ventoinha da minha placa gráfica (asus 9600xt) mas não sei como :\ , e nem sequer sei como fazer para saber as temperaturas da mesma. Se alguem souber, que se acuse :P
 
Só vais poder ver as temperaturas se a tua placa tiver um sensor...(nem todas têm)..como já foi aqui dito..
Para poderes controlar a ventoinha...isso implicava teres alguma forma de controlo sobre a voltagem que estás a mandar para a ventoinha...
Possível..é sem duvida, (pelo menos na da club3d a ligação para a ventoinha está perfeitamente acessível para se poder tirar o cabo da sua alimentação....agora...como fazer para mandar mais voltagem para lá....bem...talvez se conseguisses fazer um conversor...de um dos conectores de 12v que estão na fonte de alimentação..para o conector da ventoinha da gráfica.
Assim talvez pudesses mandar mais do que a voltagem que ela deve levar(que se não estou em erro é 5v)...isto claro..sem sobrecarregar aquilo :P
(Não sei se funciona...e se funcionar...não sei como se faz....electrónica não é o meu forte) :D
 
Eu gostava de saber mesmo a temperatura só, para poder mudar as velocidades de core e memoria para ver até onde a posso levar sem o risco de a queimar.
 
Por falar em desenrascanço tuga.. Quando uma fan das V/ gráficas for à vida façam isto:
graf.jpg

Olhá gráfica fresca e silenciosa. Sei que já postei esta foto da minha gráfica cá no forum mas como fizeram disable aos attachments aqui fica de novo :)

Cumps
 
É sim. Presa com atilhos nos orifícios que a gráfica tem para prender outros coolers :)
Por soft pelo menos da minha (9800pro) n há maneira. A única maneira é com aqueles sensores electrónicos que encosta-se e lê a temp.

Cump
 
Bom, instalei o Asus Smartdoctor e já tenho as temperaturas e posso controlar a velocidade da ventoinha ;)

O problema é que o programa parece-me um bocado instável, está a causar-me problemas com os menus do windows que agora me aparecem com umas barras pretas :\ , tenho a ultima versão, não sei o que fazer para resolver isto.
 
pois, a imagem k puseste da placa sem sensor é uma gexcube e a minha tb...

....kual e a marca da de cima(com sensor)???

....ao menos substitui o sensor pela performance :D :p ....
 
Back
Topo