1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Cooling media center

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por rav3n, 4 de Janeiro de 2008. (Respostas: 8; Visualizações: 873)

1. rav3n

rav3n Power Member

Tenho material para montar um media center, mas precisava dumas dicas em relaçao ao cooling, porque so estou habituado a caixas na vertical. Ainda nao montei nada, mas dava jeito ter umas ideias a priori.

a caixa é uma nox media:
    http://www.hard-h2o.com/review/cajas/nox-media.html

vai levar uma fan de 120 perto do cpu e pelo menos uma de 80 no lado oposto
    isto sem contar com a ventoinha da fonte(140) que faz extracção

a minha duvida é relativa à orientação de ventoinhas na caixa, o ideal (na minha opiniao)seria po-las todas a extrair ar. Estou correcto?

Tenho outra duvida em relaçao à placa grafica. É uma 2600XT da Sapphire. Aquilo aquece muito? Tenho um dissipador que pode funcionar em passivo e tava tentado a monta-lo na grafica. Será que se aguenta bem? É um Coolermaster CoolViva VHC-L61
    http://www.mrpower.com.tw/product_i...d=164&osCsid=6324e481ce48e559f5dcaa57c4659b8f

Cheguei a te-lo montado numa 9600XT mas a grafica nao tinha sensor de temperatura

Tambem poderei usar um Zalman VF-700

o cpu é um x2 3800+ 2GHz @ ~1V, que deverá dissipar uns 50W, se calhar nem tanto
    mas como terá, em principio, uma ventoinha ao lado a fazer extracção, nao deve contribuir muito para o aquecimento do interior da caixa

Tenho mais uma questao, que nao é relativa a esta secção, mas nao justifica abrir um novo topico. Uso o som onboard nforce4 da DFI, ou valerá a pena usar uma X-FI extreme music?

Tenho todo o material referido, portanto nao vou comprar nada de proposito, quero dicas para a montagem com mais vantagens

Obrigado

Última edição: 4 de Janeiro de 2008
  2. V_for_Vendetta

V_for_Vendetta Power Member

Em relação á ventilação e sem ser muito entendido no assunto,uma das ventoinhas fica colocada na parte da frente numa zona mais baixa a meter ar para dentro da caixa e coloca-se pelo menos uma na parte traseira numa zona mais elevada a extrair o ar.

3. Ricasete

Ricasete Power Member

Eu na minha pus 2 noiseblocker xl2 de 120 (silenciosas e bastante boas para o que custam).

A fan que ficou na lateral mais perto do cpu ficou a extrair e a fan do lado oposto ficou a fazer intake.

Na minha opinião convém sempre criar um fluxo de ar dentro da caixa.

Tens sempre a hipótese de colocar mais 2 fans de 80 na traseira (neste caso eu colocaria-as a extrair também).

Para media center a 2600xt chega e sobra. Eu pus uma 2400pro (que é bem mais fraquinha e estou satisfeito). Num media center é importante o silêncio, por isso se puderes por um cooler passivo, força nisso.

Quanto ao som, depende de cada um. Há quem considere o som onboard suficiente (tenho as minhas logitech z4540 ligadas por coaxial à mobo e acho óptimo). Agora tenho a certeza que há muita malta que não hesitaria em comprar uma placa de som porque considera que as vantagens são muitas...

Última edição: 5 de Janeiro de 2008
  4. rav3n

rav3n Power Member

andei a procurar nas tralhas e encontrei mais uma fan de 120, portanto tenho 2 de 120mm e 2 de 80mm

vou po-las a 5v ou 7v

tb já encontrei o VF-700, vai ser usado com a ventoinha a 5v, sempre é melhor que o outro em passivo

Ricasete, pelo que percebi tens uma caixa igual

nao seria mais vantajoso por todas as ventoinhas a extrair?
    assim o ar entra pelas baias dos slots pci/pci-e,que deixo destapadas, criando um airflow mais "certo" e com menos mistura/reciclagem de ar

Última edição: 5 de Janeiro de 2008
  5. Ricasete

Ricasete Power Member

Entendo o que queres dizer, mas no meu caso o media center está num móvel "tapado", ou seja, prefiro "criar" o air-flow, uma vez que não posso esperar que o ar que entre pelos slots seja capaz de arrefecer a caixa.

Espero ter-me feito entender...;)

6. rav3n

rav3n Power Member

andei a ver outras montagens e realmente usam a ventoinha do lado oposto ao cpu para fazer intake

tb vou usar esse esquema, assim a grafica fica fresquinha, e logo ao lado a ventoinha da fonte faz (alguma) extracçao

ontem tive "de volta da caixa" e fiz uns cortes num polegar, com a falta de jeito para tirar a frontal

realmente a caixa é bem construida, só é pena o disco nao ser arrefecido

o VF-700 encaixa na grafica, mas fica demasiado deslocado para um dos lados e tenho medo que eventualmente estrague/rache o core. vou fazer-lhe uns furos à medida

Última edição: 6 de Janeiro de 2008
  7. Ricasete

Ricasete Power Member

Realmente o disco fica numa posição onde não consegue ser arrefecido. Mas na generalidade é uma boa caixa.

O outro defeito tem a ver com o Imon (temos de abrir a tampa frontal direita para funcionar...)

8. rav3n

rav3n Power Member

eu comprei a versao sem IMON pq tenho uma placa de Tv com comando, o receptor posso coloca-lo onde quiser

espero é arranjar software/configurar aquilo

9. rav3n

rav3n Power Member

afinal preciso de um cooler para o cpu, esqueci-me desse pormenor

tenho um ninja, só me lembrei que nao cabia quando tive a montar o material

estou tentado a cortar-lhe um bocado e por uma ventoinha mais pequena, fica um "scythe mini"

Última edição: 7 de Janeiro de 2008

Partilhar esta Página