Coordenadas do Rato em VB2005

Smoklin

Power Member
Boas noites,

Estou no 11º ano no curso Tecnológico de Informática, tenha a disciplina Bases de programação, ao qual tenho me safado bem! Tenho visto algumas dúvidas acerca de coordenadas do rato, como nas aulas demos um programa acerca disso eu decidi partilhar com vocês e assim talvez poder esclarecer dúvidas dos iniciados tal como eu.

É um programa muito simples:

Se quiserem saber as coordenadas horizontais, criem uma TextBox e insiram o seguinte código:

Private Sub TxtB1_MouseMove(ByVal sender As Object, ByVal e As System.Windows.Forms.MouseEventArgs) Handles TxtB1.MouseMove

TxtB1.Text = e.X

End Sub


Agora é o seguinte o que vêm em Bold têm que ter muita atenção primeiro tem que ter a propriedade mousemove, segunda de puserem no final txtb1.mousemove, só vos irá dar as coordenadas da TextBox, para conseguírem que vos dê as coordenadas do fórum têm que mudar para Me.MouseMove.

Para as coordenadas Verticais, mas inserirem outra TextBox e em vez de porem no código,

TxtB1.Text = e.X ----------> vão meter --------> TxtB2.Text = e.Y

""Muita atenção aos nomes que dão, isto são exemplos""

Pronto agora já conseguem saber as coordenadas do vosso rato dentro do forum.

Se quiserem também brincar um bocado, aqui vai um bocado mais de programação para saberem que botão do vosso rato foi clicado:


Private Sub TxTB3_MouseDown(ByVal sender As Object, ByVal e As System.Windows.Forms.MouseEventArgs) Handles Me.MouseDown
TxTB3.Text = e.Button
If e.Button = Windows.Forms.MouseButtons.Left Then
TxTB3.Text = "O Botão esquerdo do rato foi pressionado"
ElseIf e.Button = Windows.Forms.MouseButtons.Middle Then
TxTB3.Text = "O Botão Central do rato foi pressionado"
ElseIf e.Button = Windows.Forms.MouseButtons.Right Then
TxTB3.Text = "O Botão direito do rato foi pressionado"
End If
End Sub


Não se esqueçam novamente de mudar a propriedade para MouseDown e no final de meterem Me.MouseDown para puderem carregar no fórum e aparecer a mensagem, volto a repetir se não meterem me apenas irá aparecer mensagem quando carregarem dentro da TextBox.

E é tudo! Espero que consiga ajudar alguém com este código! Não tenham problemas em questionar ou criticarem, estamos todos cá para aprendermos!

Agradecimentos

Smok
 
Back
Topo