Coordenadas GPS ! Google Earth ou Virtual Earth ?

magnum2000

Power Member
Tenho reparado que as coordenadas de qualquer lugar são bastante diferentes no Google Earth e no Virtual Earth. Alguém me sabe explicar isto ?
Ora, se o planeta Terra é o mesmo quer num quer noutro sistema, e se as coordenadas da Terra (longitude e latitude) têm a mesma origem (a linha do equador e o meridiano de Greenwich), ou eu já estou maluco ou as coordenadas deveriam ser exactamente as mesmas em ambos os sistemas. Ou não ???...

Tenho um GARMIN (NUVI 200) que funciona pelas coodenadas do Google. Basta tirá-las de lá, colocá-las no GPS e lá vou ter exactamente ao local com precisão total (~1-2 metros).

Será que o NDRIVE também funciona com estas coordenadas do Google?

Será que há algum GPS a funcionar com as do Virtual Earth ?
 
Última edição:
Tenho um NDrive G200 e funciona com as coordenadas do google ou do virtual hearth.

Se calhar tás a fazer confusão com as coordenadas, há vários sistemas de coordenadas geográficas, mas todas vão dar ao mesmo sítio.

Tens as coordenadas
Graus - Minutos - Segundos

Neste sistema, cada grau é dividido em 60 minutos, que por sua vez se subdividem, cada um, em 60 segundos. A partir daí, os segundos podem ser divididos decimalmente em frações cada vez menores.
Deste modo, a localização da Catedral neste sistema é: 22° 54' 21.64"S 47° 03' 38.06"W

Graus - Minutos Decimais

Neste sistema, cada grau é dividido em 60 minutos, que por sua vez são divididos decimalmente.
A localização da Catedral fica sendo: 22° 54.361'S 47° 3.634'W

Graus Decimais

Neste sistema, cada grau é dividido em frações decimais. A forma de nomeação difere um pouco dos dois primeiros sistemas: a latitude recebe a abreviatura lat e a longitude, lon. Há valores positivos e negativos. Os valores positivos são para o Norte (latitude) e o Leste (longitude) e não recebem um símbolo específico. Os valores negativos são para o Sul (latitude) e o Oeste (longitude), sendo acrescidos do símbolo -.
A Catedral tem aqui esta localização: lat -22.906014° lon -47.060571°

P.S. Retirado da wikipédia.

Podes usar qualquer sistema de coordenadas desde que definas no teu gps qual o sistema que queres usar
 
Obrigado, Hugus!

Confirmado, é isso mesmo. Nunca me passou pela cabeça que o Virtual Earth estivesse a usar o sistema "Graus-decimais". Logo eles (americanos), que são todos pelos sistemas sexagesimais!!!

Um abraço. (e para a próxima... Wikipédia! que tantas vezes me esqueço que ela existe...)
 
Última edição:
Back
Topo