Copiar partição entre dois discos....

muddymind

1st Folding then Sex
Boas!

Comprei agora um WD 250GB 7200rpm para o meu tatil e gostava agora de copiar por imagem a partição onde está o windows do disco antigo para o novo porque agora não me dá muito jeito formatar pois ando sem tempo (exames à porta).

Queria copiar a 1ª partição do disco antigo para a 1ª do novo (têm tamanhos diferentes mas cabe lá tudo e ainda sobra espaço) e depois utilizo o dvd do windows para recuperar o MBR. Estava a pensar usar o livecd do ubuntu para fazer isto mas como nunca usei nada do género tou mesmo às cegas... alguem me pode ajudar?

[]
 
Eu fiz operação semelhante, mas usando o Gparted (live), e funcionou sem problemas. E Também a partição antiga era menor que a nova.
Por isso em principio deve dar no live do ubuntu.
É só selecionar a partição, e colar no disco novo, e esperar :)
 
Eu fiz operação semelhante, mas usando o Gparted (live), e funcionou sem problemas. E Também a partição antiga era menor que a nova.
Por isso em principio deve dar no live do ubuntu.
É só selecionar a partição, e colar no disco novo, e esperar :)

Pois... já estive a pesquisar e descobri dois métodos: usar o BB (cópia byte por byte) ou parted.

A minha partição antiga pelo contrário é maior que a nova (não preciso de tanto espaço na partição do vista pois ando sempre com 7-8GB livres a serem desperdiçados...). Vamos a ver se ele assim não se queixa :P
 
Bem, já está a copiar... infelizmente ele não aceita copiar para uma partição mais pequena :(

Só gostava era de saber qual é a evolução da tarefa :mad: há pelo menos forma de ver a quantidade de informação que está a ser lida ou gravada para ter uma ideia? Algo tipo monitor de recursos do vista...

[]
 
Há uma maneira muito mais fácil:
Norton Ghost para partições Windows, e Clonezilla para GNU/Linux.

E tens o problema resolvido.

Bem... não tive qualquer problema com o gparted tirando mesmo a cena de ver a evolução... Foi também bastante rápido pois copiei uma partição de 150GB em 1h30 o que deu uma média de 30MB/s o que já estava próximo do limite de leitura do disco antigo (e o novo estava ligado através de USB o que também lhe limitava as transferências). No entanto obrigado pelas sugestões e fiquei curioso com aquele clonezilla e talvez o experimente para fazer um backup ;)

[]
 
Boa tarde.

Desenterrando tópico,

Eu preciso de enviar o meu portátil para a garantia. Antes pretendo fazer uma copia da partiçao C, para mais tarde recuperar o sistema tal como está. Conseguiria fazer isso? Algo tipo converter o C numa imagem? e mais tarde recuperá-la?

Obrigado

EDIT: Sorry, falei de windows, recuparando topico na secçao unix, estarei disposto a usar qualquer programa linux para fazer o pretendido.
 
Há uma maneira muito mais fácil:
Norton Ghost para partições Windows, e Clonezilla para GNU/Linux.

E tens o problema resolvido.

Boa tarde.

Desenterrando tópico,

Eu preciso de enviar o meu portátil para a garantia. Antes pretendo fazer uma copia da partiçao C, para mais tarde recuperar o sistema tal como está. Conseguiria fazer isso? Algo tipo converter o C numa imagem? e mais tarde recuperá-la?

Obrigado

EDIT: Sorry, falei de windows, recuparando topico na secçao unix, estarei disposto a usar qualquer programa linux para fazer o pretendido.

a resposta estava a poucos posts a cima :P
 
eu li tudo.. a minha duvida era saber se poderia gravar numa imagem. pois nao tenho disco externo para servir de alojamento, e tenho de passar para outro pc depois.
 
eu li tudo.. a minha duvida era saber se poderia gravar numa imagem. pois nao tenho disco externo para servir de alojamento, e tenho de passar para outro pc depois.

http://www.remastersys.klikit-linux.com/

What is remastersys?

Remastersys is a tool that can be used to do 2 things with an existing Klikit or Ubuntu or derivative installation.

1. It can make a full system backup including personal data to a live cd or dvd that you can use anywhere and install.
2. It can make a distributable copy you can share with friends. This will not have any of your personal user data in it.

Isto faz o que pretendes. Já experimentei (em Ubuntu).
 
Back
Topo