Core 2 Duo ou Quad?

petersaints

Power Member
Queria saber o que me aconselham:

É assim devo ir adquirir um novo PC em breve e gostava de saber se compensa meter um Core 2 Quad Q6600 (4 x 2.4 GHZ FSB 1066MHZ) em relação os novos Core 2 Duo E6750 e E6850 (2.67 e 3.0 GHZ respectivamente com FSB 1333MHZ?

Na minha forma de ver acho que mais valem os Dual Core (nomeadamente o E6850) porque tem mais velocidade de relógio em cada core e maior FSB e a não ser montanhas de aplicações em simultaneo que precise de repartir por 4 Cores ou programas optimizados para 4 Cores (para 2 Cores já vai havendo para 4 não sei não!) mais vale o E6850 em relação ao Q6600.

Agora só gostava de saber se estou a pensar de forma correcta ...

A ideia é o PC dar para correr os programas fluentemente e jogar de vez em quando (devo por uma 8800GS de 320MB, talvez va para uma de 640MB)

Portanto digam-me as vossas opiniões SFF!
 
Com o Q6600 tens mais vantagem no multi-tasking, encoding de vídeo,etc.

É verdade que para jogos que só estejam optimizados para um core, o E6850 vai ter vantagem.. mas o futuro cada vez mais será o multi-core.

Eu escolheria o Q6600(isto se estiveres a considerar o E6850)

Cumps
 
eu partilho da mesma opinião, apesar de poucos jogos estarem optimizados para até 2 cores, no futuro isso não acontecerá.. Casos da engine da Valve e do Crysis..
eu escolheria sem exitar o Q6600
 
O Quad-Core da intel é basicamente dois Core 2 Duo ligados.

Se fosse eu, e se tivesse dinheiro, esperava pelo Barcelona da AMD.
 
O Quad-Core da intel é basicamente dois Core 2 Duo ligados.

Se fosse eu, e se tivesse dinheiro, esperava pelo Barcelona da AMD.

e que querias? para já é mais fiavel dois CPUs dual core no mesmo die do que um die com um CPU quad core.. mesmo a AMD referiu que isso é mais vantajoso..

não percebo porque dizes isso..
 
Pois é so pela diferença de MHz e FSB que estou duvidoso porque é 2.4 para 3.0GHz e o FSB também é maior (1066MHz no Q6600 e 1333MHz no E6850). E visto que mudo de PC com regularidade (raramente mais de 3 anos) queria saber se para esse espaço de tempo o E6850 não seria mais vantajoso, pois ainda não sei de nenhum Core 2 Quad com mais de 2.4 GHz (sem ser o Extreme) nem com mais de 1066MHz para acompanhar os Core 2 Duo. Já para não falar que estes E6x50 são de uma revisão mais recente do que o Q6600 :S Eu até percebo o vosso ponto de vista mas será que percebem o meu? E será assim tão disparatado?
 
Pois estive a ler e eles vão lançar os de 45nm no inicio de 2008 (não acredito que o façam ainda este ano) secalhar valia a pena esperar pelos Quad-Core Yorkfield de 45nm e 1333MHz FSB!
 
Pois estive a ler e eles vão lançar os de 45nm no inicio de 2008 (não acredito que o façam ainda este ano) secalhar valia a pena esperar pelos Quad-Core Yorkfield de 45nm e 1333MHz FSB!

Se nao tiveres com pressa espera, mas tambem se estas sempre a espera acabas por nunca mais comprar e o Q6600 actualmente é um exelente negocio e oportunidade.

cumps
 
Simplesmente porque o E6850 tem uma velocidade de relógio mais elevada.. e como os jogos na sua grande maioria ainda são "burros" e só utilizam um core.. o E6850 ganha.

Como já disseram a Valve ia fazer um super-hiper-mega-fixe update para aproveitar o multi-core.. supreme commander também utiliza bem multi-core por exemplo.

Se fores mesmo só um gamer.. talvez seja melhor escolheres o E6850.. mas eu escolheria o Q6600.

Em relação ao Yorkfield, não sei se o primeiro Quad-Core Yorkfield também ficará à volta deste preço... mas pronto isto é como tudo na informática.. se esperares pelo penryn, depois tens vontade de esperar pelo nehalem, and so on.

Cumps
 
Sim faz sentido o que dizes devo ir para o Q6600 mas tive a ver que ele tem duas versões uma inicial a B3 e uma agora mais recente lançada em Julho salvo erro a G0.

A G0 corrige certos problemas de gestão dos 4 núcleos, consumo de energia e aquecimento! Será que é possível saber quando vou à loja se aquele que me vendem é um destes sem abrir a embalagem?

EDIT: Não é só mais rapido o Clock do E6850 é também o FSB ;)
 
nao acredito q aqueça mais q o meu opteron 165 :x2:

de qq forma deve aquecer mais q os c2d, salvo erro o TDP dos quad anda pelos 115W, mas n é nada q um bom cooler a ar nao aguente
 
Sim, tens razão o FSB também é diferente.

Há uma forma de identificar o stepping G0 por uma referência na caixa, não sei os códigos de cor mas facilmente encontra-se isso na net.

Mas acho que os Q6600@G0 estão díficeis de encontrar.. nem sei se já chegaram cá a Portugal.

Cumps
 
nao acredito q aqueça mais q o meu opteron 165 :x2:

de qq forma deve aquecer mais q os c2d, salvo erro o TDP dos quad anda pelos 115W, mas n é nada q um bom cooler a ar nao aguente

O stock não deve dar pois n?

TDP é de
105 W para o B3 e 95 W para o G0
 
Última edição:
Sim, tens razão o FSB também é diferente.

Há uma forma de identificar o stepping G0 por uma referência na caixa, não sei os códigos de cor mas facilmente encontra-se isso na net.

Mas acho que os Q6600@G0 estão díficeis de encontrar.. nem sei se já chegaram cá a Portugal.

Cumps

Também só devo comprar lá para 15 de Setembro para a frente que vou de férias logo no inicio de Setembro e monto quanto voltar :P

Quanto às referências deve ser isto:

SL9UM (B3)
SLACR (G0)

É o que diz na Wikipedia :P
 
Outro dia disseram-me na loja das aguas que o fornecedor so deve mandar G0's para o fim de Agosto.. ca fico eu ha espera.

cumps
 
Acho que lá para Setembro sai o chipset X38 (direccionado para o high-end), por isso poderão surgir novas motherboards entretanto..

Mas para o que existe agora, normalmente qualquer board baseada no chipset P35 parece uma boa opção, eu gosto da ASUS, por isso uma P5K,P5K-E ou P5K Deluxe parece-me bem.

A escolha da motherboard também depende se pretendes fazer SLI ou Crossfire, porque se quiseres fazer SLI terás que escolher uma board com chipset nVidia(680i, por exemplo), o Crossfire está disponível nas boards da Intel referidas acima.

Cumps
 
Back
Topo