1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Core 2 Duo ou Quad?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por petersaints, 6 de Agosto de 2007. (Respostas: 36; Visualizações: 3695)

1. petersaints

petersaints Power Member

Queria saber o que me aconselham:

É assim devo ir adquirir um novo PC em breve e gostava de saber se compensa meter um Core 2 Quad Q6600 (4 x 2.4 GHZ FSB 1066MHZ) em relação os novos Core 2 Duo E6750 e E6850 (2.67 e 3.0 GHZ respectivamente com FSB 1333MHZ?

Na minha forma de ver acho que mais valem os Dual Core (nomeadamente o E6850) porque tem mais velocidade de relógio em cada core e maior FSB e a não ser montanhas de aplicações em simultaneo que precise de repartir por 4 Cores ou programas optimizados para 4 Cores (para 2 Cores já vai havendo para 4 não sei não!) mais vale o E6850 em relação ao Q6600.

Agora só gostava de saber se estou a pensar de forma correcta ...

A ideia é o PC dar para correr os programas fluentemente e jogar de vez em quando (devo por uma 8800GS de 320MB, talvez va para uma de 640MB)

Portanto digam-me as vossas opiniões SFF!

2. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Com o Q6600 tens mais vantagem no multi-tasking, encoding de vídeo,etc.

É verdade que para jogos que só estejam optimizados para um core, o E6850 vai ter vantagem.. mas o futuro cada vez mais será o multi-core.

Eu escolheria o Q6600(isto se estiveres a considerar o E6850)

Cumps

3. Romani48

Romani48 Power Member

eu partilho da mesma opinião, apesar de poucos jogos estarem optimizados para até 2 cores, no futuro isso não acontecerá.. Casos da engine da Valve e do Crysis..
    eu escolheria sem exitar o Q6600

4. Xmeagol

Xmeagol Power Member

O Quad-Core da intel é basicamente dois Core 2 Duo ligados.

Se fosse eu, e se tivesse dinheiro, esperava pelo Barcelona da AMD.

5. jimmy70

jimmy70 Power Member

Penso que neste caso as opniões sao unanimes.. mais um voto no Q6600!

Cumps

6. Romani48

Romani48 Power Member

e que querias? para já é mais fiavel dois CPUs dual core no mesmo die do que um die com um CPU quad core.. mesmo a AMD referiu que isso é mais vantajoso..

não percebo porque dizes isso..

7. petersaints

petersaints Power Member

Pois é so pela diferença de MHz e FSB que estou duvidoso porque é 2.4 para 3.0GHz e o FSB também é maior (1066MHz no Q6600 e 1333MHz no E6850). E visto que mudo de PC com regularidade (raramente mais de 3 anos) queria saber se para esse espaço de tempo o E6850 não seria mais vantajoso, pois ainda não sei de nenhum Core 2 Quad com mais de 2.4 GHz (sem ser o Extreme) nem com mais de 1066MHz para acompanhar os Core 2 Duo. Já para não falar que estes E6x50 são de uma revisão mais recente do que o Q6600 :S Eu até percebo o vosso ponto de vista mas será que percebem o meu? E será assim tão disparatado?

8. Xmeagol

Xmeagol Power Member

Não tou a dizer que seja lento

tou a dizer que podia ser muito mais rapido :\

9. petersaints

petersaints Power Member

Pois estive a ler e eles vão lançar os de 45nm no inicio de 2008 (não acredito que o façam ainda este ano) secalhar valia a pena esperar pelos Quad-Core Yorkfield de 45nm e 1333MHz FSB!

10. technon

technon Power Member

Se nao tiveres com pressa espera, mas tambem se estas sempre a espera acabas por nunca mais comprar e o Q6600 actualmente é um exelente negocio e oportunidade.

cumps

11. petersaints

petersaints Power Member

12. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Simplesmente porque o E6850 tem uma velocidade de relógio mais elevada.. e como os jogos na sua grande maioria ainda são "burros" e só utilizam um core.. o E6850 ganha.

Como já disseram a Valve ia fazer um super-hiper-mega-fixe update para aproveitar o multi-core.. supreme commander também utiliza bem multi-core por exemplo.

Se fores mesmo só um gamer.. talvez seja melhor escolheres o E6850.. mas eu escolheria o Q6600.

Em relação ao Yorkfield, não sei se o primeiro Quad-Core Yorkfield também ficará à volta deste preço... mas pronto isto é como tudo na informática.. se esperares pelo penryn, depois tens vontade de esperar pelo nehalem, and so on.

Cumps

13. petersaints

petersaints Power Member

Sim faz sentido o que dizes devo ir para o Q6600 mas tive a ver que ele tem duas versões uma inicial a B3 e uma agora mais recente lançada em Julho salvo erro a G0.

A G0 corrige certos problemas de gestão dos 4 núcleos, consumo de energia e aquecimento! Será que é possível saber quando vou à loja se aquele que me vendem é um destes sem abrir a embalagem?

EDIT: Não é só mais rapido o Clock do E6850 é também o FSB ;)

14. rav3n

rav3n Power Member

nao acredito q aqueça mais q o meu opteron 165 :x2:

de qq forma deve aquecer mais q os c2d, salvo erro o TDP dos quad anda pelos 115W, mas n é nada q um bom cooler a ar nao aguente

15. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Sim, tens razão o FSB também é diferente.

Há uma forma de identificar o stepping G0 por uma referência na caixa, não sei os códigos de cor mas facilmente encontra-se isso na net.

Mas acho que os [email protected] estão díficeis de encontrar.. nem sei se já chegaram cá a Portugal.

Cumps

16. petersaints

petersaints Power Member

O stock não deve dar pois n?

TDP é de
    105 W para o B3 e 95 W para o G0

Última edição: 6 de Agosto de 2007
  17. petersaints

petersaints Power Member

Também só devo comprar lá para 15 de Setembro para a frente que vou de férias logo no inicio de Setembro e monto quanto voltar :P

Quanto às referências deve ser isto:

SL9UM (B3)
    SLACR (G0)

É o que diz na Wikipedia :P

18. technon

technon Power Member

Outro dia disseram-me na loja das aguas que o fornecedor so deve mandar G0's para o fim de Agosto.. ca fico eu ha espera.

cumps

19. petersaints

petersaints Power Member

pronto agora que em principio irei para o Q6600 que Motherboard e memórmias me aconselham? (2GB ou 4GB?)

20. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Acho que lá para Setembro sai o chipset X38 (direccionado para o high-end), por isso poderão surgir novas motherboards entretanto..

Mas para o que existe agora, normalmente qualquer board baseada no chipset P35 parece uma boa opção, eu gosto da ASUS, por isso uma P5K,P5K-E ou P5K Deluxe parece-me bem.

A escolha da motherboard também depende se pretendes fazer SLI ou Crossfire, porque se quiseres fazer SLI terás que escolher uma board com chipset nVidia(680i, por exemplo), o Crossfire está disponível nas boards da Intel referidas acima.

Cumps

Partilhar esta Página