Core 2 Duo -- The Embarassing Secrets

Eu reparei nisso, mas custa-me crer que à distância que estamos do lançamento de ambos haja dados tão precisos sobre as vantagens de uns relativamente a outros. Sendo essas diferenças tão assinaláveis. Mas uma coisa é certa... é preciso saber o OC de cada um antes de se precipitar para conclusões.

Eu espero bem que sim e que a AMD se safe, agora esta história de "embarassing secrets" parece-me pouco apropriada e de certa forma sintomática de alguma preocupação da AMD face aos knockouts sucessivos dados pela intel

Ainda não se confirmou se a pic dobre o X4 1900+ oc'arem até os 3.0GHz com stock vcore é fake ou real
 
Sinceramente, o C2D é melhor nos jogos, é quanto baste. Terminou aí qualquer teoria que diga que está optimizado para benches...
Raio de teorias da conspiração. 0_o

Não axo que seja bem assim...

A partir do momento em que reduziram para metade o antigo WR do super pi, e a performance no resto das aplicações normais do dia a dia, não acompanhou este ganho....
 
Linda review, agora overclockem um e overclockem outro e vejam qual é o melhor... E pode ser com o 6300 à mesma, não é preciso o e6420...

Pois, e só mesmo com essa diferença em default e ao mesmo preço é que a AMD tenta safar-se...

Espero bem que estes novos K10 batam forte nos C2D, se os preços forem bons e a performance melhor, venham eles!!!
 
Sim, há-de haver uma GRANDE diferença no overclock, isso já é sabido.
No entanto, para quem não faz overclock (arrisco a dizer que será a esmagadora maioria), a política agressiva de preços, da AMD, oferece um conjunto melhor.
Não sabia que nos states já andavam X2 5600+ a $186. Excelente preço.
Por esse preço, também eu não hesitava.
No fundo, acho que quem ganha somos nós, os consumidores, por isso venha de lá a próxima fornada deles :D
 
lol isso foi pk não formataste o windows ao mudar o hardware :P
Ando desactualizado na área dos processadores, o que são esses K8 e tal ? :x
 
Não axo que seja bem assim...

A partir do momento em que reduziram para metade o antigo WR do super pi, e a performance no resto das aplicações normais do dia a dia, não acompanhou este ganho....

Super PI=Bench sintético.

Por exemplo tens o caso do Athlon64 onde em resultados em latência de memória e aproveitamento da largura de banda melhoraram bastante em relação aos AthlonXP... foi algo que não se notou no mesmo grau em aplicações do dia a dia, mas notou-se.

Optimizar um CPU para benchmarks? Agora os fabricantes de CPUs iriam gastar preciosos transítores para optimizar benchmarks... :D
 
Última edição:
Esse Super-Pi é daqueles benchmarks engraçados. Na verdade não serve para nada a não ser para o picanço. No fundo é um jogo para overclockers. :D

Os benchmarks reais são aqueles que interessam e estes dependem da utilização que se faz do PC. Se eu quiser um PC para jogar Crysis (e na verdade vou comprar uma nova máquina Wintel para jogar este jogo) o benchmark que me interessa é apenas UM. É o jogo. Claro que estou a ser radical. O mesmo se passou com o Core (2) Duo. Uma boa parte do mercado é "movimentada" pelos gamers e a estes só lhes interessa os FPS do jogos. E pronto. Ao contrário do que é dito pelo Blastarr e seus seguidores é exactamente sobre estas questões que retrata o artigo. Os grupos que só olham para os SPEC Ints e SPEC FP em função do consumo continuam e vai continuar a comprar Opterons. Infelizmente para a AMD esta não tem sido a fatia que mais dinheiro gera. Por isto é que não se compreende porque razão introduzem os K10 para Desktops só lá para o fim do ano (isto já não está relacionado com o artigo).
 
Esse Super-Pi é daqueles benchmarks engraçados. Na verdade não serve para nada a não ser para o picanço. No fundo é um jogo para overclockers. :D

Os benchmarks reais são aqueles que interessam e estes dependem da utilização que se faz do PC. Se eu quiser um PC para jogar Crysis (e na verdade vou comprar uma nova máquina Wintel para jogar este jogo) o benchmark que me interessa é apenas UM. É o jogo. Claro que estou a ser radical. O mesmo se passou com o Core (2) Duo. Uma boa parte do mercado é "movimentada" pelos gamers e a estes só lhes interessa os FPS do jogos. E pronto. Ao contrário do que é dito pelo Blastarr e seus seguidores é exactamente sobre estas questões que retrata o artigo. Os grupos que só olham para os SPEC Ints e SPEC FP em função do consumo continuam e vai continuar a comprar Opterons. Infelizmente para a AMD esta não tem sido a fatia que mais dinheiro gera. Por isto é que não se compreende porque razão introduzem os K10 para Desktops só lá para o fim do ano (isto já não está relacionado com o artigo).

O problema é que o "artigo" é um monte de disparates pegados. Algo que o ajax e seus "seguidores" não conseguiram aínda compreender, aparentemente.
 
O problema é que o "artigo" é um monte de disparates pegados. Algo que o ajax e seus "seguidores" não conseguiram aínda compreender, aparentemente.

Disparates esses que não os sublinhas. Referiste-te a uma frase, que entendo que é infeliz, mas creio que não a compreendeste. Mais, até a compreendeste ao contrário.

A frase era:
"Estimates have ranged from 5% to 40% faster. Unfortunately, most of the hardware review sites have shown no desire to narrow this range."

Claramente que se percebe que ele pretende dizer que os DIVERSOS resultados espalhos pelos review sites vão de 5% a 40%. Ora ele fala em vários benchmarks mas tu rematas com:

"Assume que a performance de um chip é passível de ser definida por um qualquer valor absoluto em pontos percentuais, como se tratasse de um processador que só faz uma única tarefa durante 100% do tempo
Vamos substituir todos os benchmarks de software/hardware já existentes por um só, não é verdade ?
"

Quando diz, e aqui fá-lo de uma forma infeliz, que os sites não reduzem esta margem recorrendo a outros benchmarks mais favoráveis à AMD tem razão porque é a verdade. Agora ele julga que é para prejudicar a AMD e aqui erra por ser "biased". Os sites não recorrem a benchmarks tipo SPEC, por exemplo, que dão vantagem à AMD não com segundas intenções mas porque simplesmente não interessam à maioria dos leitores desses sites, que o que querem é jogos, e porque é uma benchmark cara. Quem se interessa por computação a sério e usa o SPEC para avaliar plataforma não recorre a estes sites de "entretenimento".

O curioso é que ele diz uma coisa completamente diferente da tua interpretação:

Determining performance requires benchmarks but today's benchmarks have been created haphazardly without any type of standards or quality control. The fact that a benchmark claims to be a benchmark does not mean that it measures anything useful. When phrenology was believed to be a genuine science, one enterprising individual patented a device that automatically measured bumps on the head. This device then gave a score that purportedly showed the person's mental characteristics. Unfortunately, many of today's benchmarks have the same lack of utility. When benchmark code is too small or is run in an environment far simpler than a real application environment we get an artificial sensitivity to cache size.

Não estou a ver nenhum disparate neste excerto mas tu lá sabes.


Este homem é que deve saber como. O artigo dele é que é um enorme "bitaite", do princípio ao fim, e o facto de referir orgulhosamente que pertence a um site que apoia a concorrente directa daquilo sobre o que fala não ajuda nada a credibilizá-lo.

No teu estilo inconfundível voltas à carga dizendo que é tudo um disparate porque te "apetece".
 
Última edição:
Eu não digo porque me apetece.
Digo porque testei com os meus Core 2 Duo e verifiquei a diferença para um A64 e para um Opteron dual-core.

Ele compara testes de hardware a frenologia ?
Por amor de Deus...

O desenho presente no hardware dos Core 2/Xeon 51xx está aí, todos os testes independentes (ao contrário deste, "patrocinado" indirectamente pela AMD, como se pode ver pela fonte) lhe dão a superioridade em practicamente tudo o que é workload de processamento, a quota de mercado da AMD recuou cerca de 5% na globalidade e esses são factos incontornáveis.



Agora, se queres atirar areia para os olhos de toda a gente neste fórum (e não são poucos) que mudou de AMD para Intel precisamente porque o hardware é de facto muito superior, está à vontade.
A Intel até podia mentir, mas, ao contrário do que a AMD reclama, não o tem feito.
Pelo contrário, é a AMD que continuamente vai dando "leaks" de benchmarks duvidosos - no mínimo - com o propósito único de manter a opinião pública consciente do suposto potencial do "Barcelona" (um chip para servidores que tão cedo não está no mercado em quantidade realmente "visível").
Enquanto isso, a Intel deixa os jornalistas mexer em computadores com o Core 2 "Penryn" e estão a funcionar.
A AMD mostra números em websites, patrocina artigos que visam tentar distorcer a realidade perfeitamente óbvia e comprovada por quem tem os Core 2, e promete, promete, promete... e nada dá a testar.


Eu prefiro confiar nos meus olhos e ver a velocidade claramente superior a que renderizo imagens no Alias Studio, comparativamente aos tempos que atingia com os Opteron dual-core.
 
Última edição:
Eu não digo porque me apetece.
Digo porque testei com os meus Core 2 Duo e verifiquei a diferença para um A64 e para um Opteron dual-core.


Claro, no Alias Studio (SSE) e em jogos (SSE). Experimenta compilar código num Core 2 Duo e num Pentium 4 3Ghz para veres a diferença.

Voltas a mostrar que não compreendeste nada do que foi escrito. Ninguém está a dizer que o Core 2 Duo é mais lento que qualquer um dos AMDs. O objectivo é perceber um pouco o que vale cada um mas é coisa que te transcende. Ainda tu andavas a brincar aos Athlons A64 já eu tinha antecipado toda a família dos Conroe e quais as suas vantagens. É fácil perceber para quem acompanha isto. A questão central que é de certa forma explorada no artigo é que o futuro dos Cores está em mais cache mas com menos ganhos e não vão subir tanto em frequência porque está estrangulado em termos de consumo. Os seis meses de avanço no 45nm que a Intel tem pode não chegar. Esta distância é cada vez mais curta e estima-se que possa chegar aos 3 meses para os 32nm. O truque de duplicar a performance das SSE + cache, que no fundo é o que todos os Gamers e pessoal do processamento de video vê nos benchmarks não vai evoluir muito mais até à chegada da nova arquitectura.
 
Ainda tu andavas a brincar aos Athlons A64 já eu tinha antecipado toda a família dos Conroe e quais as suas vantagens. É fácil perceber para quem acompanha isto.

Se formos por ai, acho que tu e mais uns poucos por aqui teriam que engolir mais alguns "sapos" acrescentar aos entrentanto já engolidos ao longo do ultimo ano.

Lembras-te quando foi publicado o 1º bench do Conroe?!... Foi numa data engraçada... Lembraste que bench foi?!... Tu e mais alguns gozaram com a situação e com quem acreditou na altura que o avanço da AMD estava em risco!... É melhor não ires por ai...

A questão central que é de certa forma explorada no artigo é que o futuro dos Cores está em mais cache mas com menos ganhos e não vão subir tanto em frequência porque está estrangulado em termos de consumo. Os seis meses de avanço no 45nm que a Intel tem pode não chegar. Esta distância é cada vez mais curta e estima-se que possa chegar aos 3 meses para os 32nm. O truque de duplicar a performance das SSE + cache, que no fundo é o que todos os Gamers e pessoal do processamento de video vê nos benchmarks não vai evoluir muito mais até à chegada da nova arquitectura.

O avanço da Intel a nivel de performance é mais do que 6 meses, estamos a pouco mais 3 meses de realizar 1 ano desde o lançamento do Conroe, esse é o avanço actual da Intel sobre a AMD relativamente a CPUs de Desktop.

A distancia vai reduzir?!... Certamente que vai, assim desejo e creio deveriamos desejar todos... Mas em 1º lugar isso tem que acontecer, enquanto assim não for de nada adianta argumentar com base em informação de fonte imparcial (AMD) e fora do alcance de fontes independentes contra factos reais actuais ao alcance de todos.

Já agora... A titulo de alerta... «Para quem acompanha isto..»... Quando a Intel chegar ao processo de fabrico 32nm, os CPUs terão ao que tudo indica muito provavelmente controlador de memória e algumas variantes com GPU incorporado, não será somente cache e clocks. Logo é um erro fazer contas relativamente ao futuro dessa forma tão linear e crua, relativamente á tecnologia da Intel, algo que não fazes de forma alguma em relação á AMD, seja em que circunstancia for... Mas já todos conhecemos a razão e o motivo.
 
Última edição:
Já agora... A titulo de alerta... «Para quem acompanha isto..»... Quando a Intel chegar ao processo de fabrico 32nm, os CPUs terão ao que tudo indica muito provavelmente controlador de memória e algumas variantes com GPU incorporado, não será somente cache e clocks. Logo é um erro fazer contas relativamente ao futuro dessa forma tão linear e crua, relativamente á tecnologia da Intel, algo que não fazes de forma alguma em relação á AMD, seja em que circunstancia for... Mas já todos conhecemos a razão e o motivo.

Não vai ser preciso esperar pelos 32nm.
O Intel "Nehalem" já terá controlador de memória integrado e nova arquitectura em 2008, aínda no node 45nm.
 
Não vai ser preciso esperar pelos 32nm.
O Intel "Nehalem" já terá controlador de memória integrado e nova arquitectura em 2008, aínda no node 45nm.

Eu tinha precisamente essa ideia, mas não tinha a certeza tal como tenho em relação ao processo de 0.32nm.

Obrigado pela correcção!
 
Lembras-te quando foi publicado o 1º bench do Conroe?!... Foi numa data engraçada... Lembraste que bench foi?!... Tu e mais alguns gozaram com a situação e com quem acreditou na altura que o avanço da AMD estava em risco!... É melhor não ires por ai...

E não há links disso?

O avanço da Intel a nivel de performance é mais do que 6 meses, estamos a pouco mais 3 meses de realizar 1 ano desde o lançamento do Conroe, esse é o avanço actual da Intel sobre a AMD relativamente a CPUs de Desktop.

Estava a falar em avanços no processo de fabrico.

Estas a comparar o Conroe com um CPU com alguns anos de idade? Em termos de arquitectura temos a AMD com vantagem nos servidores (K10), desvantagem nos desktops e mobile. No fim do ano vão estar todos empatados apesar da AMD estar nos 65nm e a Intel nos 45nm. O problema é a Intel começa o seu ramp-up enquanto a AMD apresenta-se na sua força máxima. Talvez a Intel consiga subir a frequência do seu "Pilinhas".

Por outro lado há o rumor da compra da AMD pela American Applied Materials (AMAT). Se acontecer não sei o que esperar. Quando se junta materia prima com criador!!!

A distancia vai reduzir?!... Certamente que vai, assim desejo e creio deveriamos desejar todos... Mas em 1º lugar isso tem que acontecer, enquanto assim não for de nada adianta argumentar com base em informação de fonte imparcial (AMD) e fora do alcance de fontes independentes contra factos reais actuais ao alcance de todos.

Isso é uma falácia. Estamos a falar de CPUs para servidores. Achas mesmo que os sites em que estas a pensar sabem lá avaliar a performance de um CPU para servidor. ahah! Cómico!
Quem vai usar os K10 já os tem para testes há 2 meses. Sabem mais ou menos o que vai dar a versão final. Não me digas que julgas que estão à espera que o Tomshardware corra o super-pi??? ahhah! HP, Dell, Cray, Apple e até a Intel sabem perfeitamente qual é a performance do K10. Já os testam há 2 meses. A Cray está a 2 meses de entregar para produção um dos maiores supercomputadores do mundo construído com K10s. Não me vais dizer que achas que eles estão não sabem quanto vale o K10.


Já agora... A titulo de alerta... «Para quem acompanha isto..»... Quando a Intel chegar ao processo de fabrico 32nm, os CPUs terão ao que tudo indica muito provavelmente controlador de memória e algumas variantes com GPU incorporado, não será somente cache e clocks. Logo é um erro fazer contas relativamente ao futuro dessa forma tão linear e crua, relativamente á tecnologia da Intel, algo que não fazes de forma alguma em relação á AMD, seja em que circunstancia for... Mas já todos conhecemos a razão e o motivo.

Isso está retratado no meu post. Chama-se nova arquitectura. Talvez não tenhas lido portanto volto a escrever.

"que no fundo é o que todos os Gamers e pessoal do processamento de video vê nos benchmarks não vai evoluir muito mais até à chegada da nova arquitectura."
É, dá trabalho ler o que os outros escreve mas ainda bem que falas na nova arquitectura. É como bons olhos que vejo a Intel a copiar tudo o que a AMD já usa há anos. Pá, até já avançaram para o Torenza e se não me engano vão avançar para o cpu+gpu, quiça primeiro que AMD. Se a AMD parar de inovar, acredito que lá para 2009, um processador da Intel não será muito diferente de um AMD.
 
É, dá trabalho ler o que os outros escreve mas ainda bem que falas na nova arquitectura. É como bons olhos que vejo a Intel a copiar tudo o que a AMD já usa há anos. Pá, até já avançaram para o Torenza e se não me engano vão avançar para o cpu+gpu, quiça primeiro que AMD. Se a AMD parar de inovar, acredito que lá para 2009, um processador da Intel não será muito diferente de um AMD.

Quem te ouvir até pensa que a AMD não faz cópias, a começar pela própria arquitectura x86, passando pelas instruções MMX, SSE, SSE2, SSE3, NX Bit (uma cópia da feature XD bit, presente nos planos do Intel "Merced" -Itanium- desde 1998), suporte a audio HD, PCI-Express/PCI-Express 2.0, USB/USB 2.0, PCI, AGP, HDMI c/HDCP, etc, etc...

Tudo isto foi criado pela Intel.
 
Back
Topo