• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Core2Duo Vs Core2Quad (Upgrade)

Boas pessoal, eu estou na duvida se devo fazer upgrade do meu C2D E4500 (2.20GHz) para qual tipo de processador...

A minha psu irá provavelmente aguentar o upgrade já que tem 300W e já vi PCs com um maior consumo de energia que o meu e sem problemas quanto à PSU ( não tenho a certeza se é bem assim, se tiver errado pff digam algo ;) )


Bem eu recentemente fiz um upgrade da minha Radeon HD 2350 para uma GT710 2gb pois a placa gráfica morreu e tive de mudar logo rapidamente e foi logo o que me apareceu.
Recentemente também instalei o Windows 10 (já estava mesmo muito farto do WinVista).

Então a duvida é se devo comprar um C2D ou um C2Q.

Specs do meu PC:

Win10
Intel Core 2 Duo E4500 (2M Cache, 2.20 GHz, 800 MHz FSB)
MSI GT 710 (2GB)
3GB RAM DDR2
MB Asus IPIBL-LB

Obrigado e cumprimentos.
 
O importante para comecar e perceber se a MB tem compatibilidade com esses cpus. Por vezes os sockets tem variacoes e ja nao aceitam ;)
Depois e perceber se consegues algum cpu e o preco. No final e comparar entre esse custo ou um melhoramento de sistema, mm que em 2a mao ;)
 
A fonte ter 300Watts não interessa, interessa é a marca da mesma.
Se a 710 foi comprada nova, o mais certo é ter sido mau negócio.

O que tem de suportar é o chipset, tens montes de boards tudo com o mesmo socket e depois conforme o chipset suportam mais ou menos cpu's..
Podes dizer o modelo da board?
E a marca da fonte já agora.
 
É só espreitar ;)

A placa-mãe é compatível com estas atualizações de processador:
  • Intel Core 2 Quad (Y) Q9xxxx
  • Intel Core 2 Duo (W) E8xxx
  • Intel Core 2 Quad (K) até Q6600
  • Core 2 Duo E6x00 (C) até E6700
  • Core 2 Duo E4x00 (C) até E4400
Ou seja, podes ir para os Quad Q6600 ou os Q9xxx , sendo estes ultimos melhores mas mais gulosos.
Agora tudo depende daquilo que consigas encontrar em 2a mao ;) e os valores, claro, mas honestamente... não sei se gastaria dinheiro nisso... mais vale juntar meia duzia de patecos e comprar uma nova arquitectura... nem que fosse um G4400, talvez certamente (sem certeza) deverá ser melhor que esses..
 
Consegues encontrar Q6600 a 25€/30€ de vez em quando. Há pouco tempo alguém vendeu por cá um a 29€ e ainda seria um salto bastante assinalavel sobre o teu E4500
 
Ok obrigado.

É só espreitar ;)

A placa-mãe é compatível com estas atualizações de processador:
  • Intel Core 2 Quad (Y) Q9xxxx
  • Intel Core 2 Duo (W) E8xxx
  • Intel Core 2 Quad (K) até Q6600
  • Core 2 Duo E6x00 (C) até E6700
  • Core 2 Duo E4x00 (C) até E4400
Ou seja, podes ir para os Quad Q6600 ou os Q9xxx , sendo estes ultimos melhores mas mais gulosos.
Agora tudo depende daquilo que consigas encontrar em 2a mao ;) e os valores, claro, mas honestamente... não sei se gastaria dinheiro nisso... mais vale juntar meia duzia de patecos e comprar uma nova arquitectura... nem que fosse um G4400, talvez certamente (sem certeza) deverá ser melhor que esses..

Já agora VrumVrum eu preferia tar a ir para um Quad core ja que não pretendo gravar jogos nem jogar jogos que necessitem de um sistema todo xpto.
Por agora eu so jogo CS:GO mas talvez daqui a 1 ano (sei la) ja jogo outro jogo que tenha saido e que uns amigos meus comprem e eu va atras delas :)
Eu agora jogo CS:GO com mais de 60fps em 720p so por ter mudado duma Radeon HD 2350 (cheia de po) para uma Gt710 (eu sei que não foi um grande negocio mas...)

Talvez futuramente adicione mais RAM mas por agora fico me pelo cpu obrigado.

Obrigado e cumprimentos.
 
Um Q6600 com uma grafica decente, não a gt 610, ainda é um cpu bom e jogos muitos jogos recentes. Tenta encontrar um no ebay ou entao esse xeon x3350 tambem é uma boa opçao mas verifica sempre se a mb aceita esses cpus e se tens a bios mais recente.
 
Sim, ja vi uns C2Q a bbns preços e compativeis com a minha mb.
Não consigo encontrar é a bios mais recente da minha mb...no site da hp so da pra instalar no WinVista :( se me puderem ajudar agradeço...

Recentemente limpei o cooler da cpu e por incrivel que pareça passou de um max de 60 graus para 50 hehe

Se quisesse agora avançar para um q9xxx ou ate mesmo um q6600 nao teria de fazer um upgrade do meu cooler? (alem de ter de comprar pasta termica)

Obrigado e cumprimentos.
 
Vê no site da marca da mb.
Os coolers são compativeis com o socket, nao com os processadores. Se mantiveres a mb, podes manter o cooler
 
A mb é da AsusTek ( penso q seja a Asus ) e eu vi ha pouco tempo que um processador que exija um maior consumo de energia também irá aumentar a temperatura, logo precisa de um dissipador melhorzito...

Obrigado e cumprimentos.
 
Tens o cooler stock do Core2 Duo?
Penso que os Duo usavam um cooler mais franzino que os Quad, sim.
É questão de experimentares e veres se chega. Se vires que isso aquece demasiado, é meter um qualquer cooler de 15-20€, que deverá ser mais do que suficiente.
 
A única coisa que mexia neste pc foi para mudar de placa gráfica por isso tenho o cooler.
E pois foi o que eu pensei. Obrigado.

E quanto a atualização da bios?
Eu sinceramente não percebo muito de atualizações da bios mas pelo que encontro ela ajuda em muitas coisas do pc ( temperaturas da mb, etc )

Se me puderem ajudar agradeço.

Obrigado e cumprimentos.
 
A BIOS é aquela coisa que só se actualiza quando a actual dá problemas.
Já muito boa gente ficou com pisa-papeis na mão por actualizar a BIOS apenas "porque sim". ;)
 
Back
Topo