corel para mac

retlaw

Membro
Boas

precisava q alguem me indicasse onde posso arranjar/comprar o corel 12 ou superior.
tenho ficheiros q precisava de abrir no mac e tenho q recorrer sp ao pc.

Agradecia mt alguma informação sobre isto.
Obrigado
 
Boas

precisava q alguem me indicasse onde posso arranjar/comprar o corel 12 ou superior.
tenho ficheiros q precisava de abrir no mac e tenho q recorrer sp ao pc.

Agradecia mt alguma informação sobre isto.
Obrigado

Não podes. A última versão existente para Mac é a 11. Por isso só consegues arranjar essa mesmo.
 
é verdade...tb gostava mto de ter o meu X3zinho no meu mac...mas so msm o 11 e poupa....
queria tanto acabar com os pc's ca em casa...mas unicamente por causa do corel nao posso.... :(

cumps
 
Só posso dizer que, felizmente, não há mais Corel para Mac. Bem, isto do ponto de vista dos profissionais de design. Quem quiser fazer trabalhos para imprimir numa gráfica, deve afastar-se do Corel como o diabo da cruz.
A minha mulher tem de ter o Corel instalado no computador porque, como é professora, recebe a maioria dos trabalhos dos alunos em formato Corel. Para tal, instalou-o no Windows, a correr no Parallels. Mas ela só o usa mesmo para abrir os trabalhos dos alunos. Quando tem de fazer algum trabalho que tem de enviar para a gráfica (ela também é designer), usa o FreeHand. E agora vai ter de, eventualmente, se converter para o Illustrator, mas Corel? NUNCA!

Rui Batista
 
eu usava corel (em win) e quando entrei para o 10º tive que me habituar a usar freehand. claro que no inicio queria era ver o freehand ao longe, mas agora "qualquer coisa" que precise de fazer abro o freehand, e' um programa muito bom!
 
Não é tanto pelo FreeHand ser bom (que o é, apesar de ter alguns bugs, algumas coisas que podia ser melhorado e que, infelizmente, não vai ser porque foi descontinuado), mas sim pelo facto de o Corel ser mauzinho.
É um programa que, como eu costumo dizer, faz de tudo um pouco, mas muito pouco de tudo.
Com tanta opção automática, normalmente dá para perceber que um trabalho qualquer foi feito no Corel, mesmo que seja feito por pessoas bem diferentes. Depois, para trabalhar com texto no Corel, é um pesadelo. Mas o pior mesmo é quando é preciso enviar algo para a gráfica. Os fotolitos que produz costumam dar problemas e o modo como a cor é tratada está longe de ser profissional. É que nem com profiles!!! Mas aí a culpa não é só do Corel... é do modo como o próprio Windows trata (ou não trata) a cor.

Rui Batista
 
Deixem lá o programa de desenho pra putos quieto.
Em relação ao Corel Draw só tenho uma pergunta:
Quanto é que a Adobe o compra para o exterminar?
 
Deixem lá o programa de desenho pra putos quieto.
nao me lembro de ter visto alguem falar no paint :D

Não é tanto pelo FreeHand ser bom (que o é, apesar de ter alguns bugs, algumas coisas que podia ser melhorado e que, infelizmente, não vai ser porque foi descontinuado), mas sim pelo facto de o Corel ser mauzinho.
É um programa que, como eu costumo dizer, faz de tudo um pouco, mas muito pouco de tudo.
Com tanta opção automática, normalmente dá para perceber que um trabalho qualquer foi feito no Corel, mesmo que seja feito por pessoas bem diferentes. Depois, para trabalhar com texto no Corel, é um pesadelo. Mas o pior mesmo é quando é preciso enviar algo para a gráfica. Os fotolitos que produz costumam dar problemas e o modo como a cor é tratada está longe de ser profissional. É que nem com profiles!!! Mas aí a culpa não é só do Corel... é do modo como o próprio Windows trata (ou não trata) a cor.

Rui Batista
quando trabalhava com o corel nao tinha essa preocupacao de cores tambem porque nao sabia metade do que sei agora, ja com o freehand sou cuidadoso nesse aspecto e noutro dia quando fiz uma impressao caseira fiquei sem saber se a distorcao da cor foi da impressora, dos tinteiros ou doutra coisa qualquer.
de qualquer maneira concordo contigo quando dizes que texto no corel e' pa esquecer... ainda nao vi nenhum programa melhor nesse aspecto que o freehand (nao tou a falar apenas de texto corrido "word style", mas sim com total liberdade de paginacao incluindo objectos de desenho la pelo meio)

btw, o freehand foi descontinuado ou referias-te ao corel?
 
Bem, o FreeHand/Corel/Illustrator podem ser considerados programas de desenho. Os que trabalham ao nível do pixel são considerados de pintura.

E, infelizmente, foi mesmo o FreeHand que foi descontinuado :(
Não haverá mais versões após esta 11. Pelo menos é esta a decisão "oficial" da Adobe.
Quanto ao texto, nunca percebi porque raio o Corel trata o texto corrido de um modo diferente do texto artístico. Para o FreeHand é tudo o mesmo e podemos fazer o que quisermos ao texto.

Rui Batista
 
e' pena :\
a versao 11 ja vai safando bem, pelo menos para o que eu uso... nao costumo passar horas a fazer um desenho vectorial, normalmente e' so mesmo para paginacao que uso (coisas para imprimir portanto). mas toume a lembrar agora que tambem costumo usar para fazer o desenho de sites (ha quem use o photoshop, mas eu doume melhor com o freehand).

*creio que isto ja ta a entrar em offtopic*
 
O Freehand (e já agora o Illustrator e muito menos o CorelDraw) não é uma aplicação de paginação. De facto, nenhuma destas aplicações deve ser utilizada para algo que tenha mais de meia dúzia de páginas... bem, uma a duas dúzias, no máximo ;)
Sem qualquer dúvida, o inDesign é deveras superior para paginações mais extensas, nomeadamente, revistas, jornais, livros, etc. Eu próprio acho o inDesign uma aplicação tremenda!!
Mas, se for para uma publicação de poucas páginas, é de longe mais eficiente fazer tudo em FreeHand ou Illustrator, em vez de andar a fazer ilustrações/pinturas num sítio e depois montar noutro.

Rui Batista
 
lol eu não sei nada dessas coisas ... aliás, nem tão pouco percebo O QUE QUER QUE SEJA.

Era mesmo por curiosidade .... Daqui a uns 2 mesitos terei que preparar uns documentos importantes e se não fosse muito complicado, até me inspirava num programinha desses para paginar a coisa ..... Mas estou a ver que me mantenho com o Word + Photoshop para capas:p
 
A principal razão pela qual muita gente ligada às artes gráficas aqui em Portugal utiliza o FreeHand em vez do Illustrator é a possibilidade que o primeiro tem de ter várias páginas num único ficheiro, o que o torna, de certa forma, uma opção válida para trabalhos de DTP mais simples/reduzidos. Por causa do InDesing, provavelmente a Adobe nunca irá incluir no Illustrator suporte para documentos com várias páginas...
 
Creio que o Illustrator dá para ter mais de uma página por documento, mas só dá para ver uma de cada vez. Bem, não tenho a certeza, mas mesmo que assim seja, é muito pouco versátil.

Rui Batista
 
nunca usei nem illustrator nem indesign, mas gosto do facto de poder ver as paginas todas ao mesmo tempo no freehand

edit: tive a ver a apresentacao do indesignCS2 e axei interessante, talvez experimente quando comprar o mac
 
Última edição:
Back
Topo