corel para mac

O illustrator só tem uma pagina por documento, o que é deveras irritante quando alguem manda 20 cartoes ou uma revista dentro de um mesmo documento. Há quem use a tecnica dos layers (1 layer = 1 pagina), há quem mande tudo "espalhado".

Há quem goste do indesign há quem goste de quark. Eu não gosto de indesign porque se parece demasiado com o pagemaker e eu depois de uma infeliz experimencia (no pagemaker), passei a usar quark (na altura só conhecia o pagemaker).
 
Já agora, porque é que chamam "Quark" ao "Xpress"? É que "Quark" é o nome da companhia que fabrica o "Xpress".
Chamar "Quark" ao "Xpress" é o mesmo que chamar "Adobe" ao "Photoshop" ;)
É que a "Quark" faz mais coisas... como por exemplo o Interactive Designer, o Print Collection, o CopyDesk, o Publishing System, o Content Manager, etc. E todos eles começam por "Quark" ;)
E não digam que é porque é a aplicação mais conhecida da "Quark" porque o Photoshop é a aplicação mais conhecida da Adobe e mesmo assim não lhe chamam "Adobe". E o Windows é o produto mais conhecido da Microsoft e ninguém chama "Microsoft" ao Windows ;)

Rui Batista
 
Já agora, porque é que chamam "Quark" ao "Xpress"? É que "Quark" é o nome da companhia que fabrica o "Xpress".
Chamar "Quark" ao "Xpress" é o mesmo que chamar "Adobe" ao "Photoshop" ;)
É que a "Quark" faz mais coisas... como por exemplo o Interactive Designer, o Print Collection, o CopyDesk, o Publishing System, o Content Manager, etc. E todos eles começam por "Quark" ;)
E não digam que é porque é a aplicação mais conhecida da "Quark" porque o Photoshop é a aplicação mais conhecida da Adobe e mesmo assim não lhe chamam "Adobe". E o Windows é o produto mais conhecido da Microsoft e ninguém chama "Microsoft" ao Windows ;)

Rui Batista

O produto também não se chama xpress. Chama-se Quarkxpress. é uma palavra só.
Sendo o produto mais conhecido deles, e uma palavra algo longa, é normal que o pessoal abrevie a palavra para facilitar.
A abreviação ficou simplesmente Quark.:)
Como exemplo, é quase a mesma coisa que chamar Mac aos Macintosh.;)
 
Primeiro, eu não chamo Apple ao Mac. Um Mac é um Mac e eu não pergunto a uma pessoa se usa Apple ou IBM compatível.
Depois, apesar de o nome do QuarkXpress ser todo junto, a Quark também tem outras aplicações que são a justaposição do prefixo Quark e do nome da aplicação específica, como por exemplo, QuarkCopyDesk. Para evitar confusões, devíamos chamar as coisas pelos nomes certos, ou seja, QuarkXpress. Do mesmo modo que, e voltando ao tema, se devia dizer CorelDraw e não apenas Corel ;)
Chamem-me preciosista, mas eu preocupo-me muito com o português, escrito e falado. Algo que, infelizmente, ("tenho" erro por escrita demasiada rápida, editado para...) tem vindo a ver ser "torturado" e "assassinado" cada vez mais.

Rui Batista
 
Última edição:
Pela boca morre o peixe ;)
Mas já editei. Mas quando me refiro ao mau português, refiro-me principalmente à escrita com "k" em substituição dos "c" e "q", e da utilização do "x" em substituição dos "s" e "ch". Isso e as abreviaturas próprias de SMS, desnecessárias num fórum.

Rui Batista
 
O chamar-se Quark ao QuarkxPress já vem de à muuuuito tempo. Originalmente era só xPress.
O facto é de que só se usar o quarkxpres em artes graficas e nao os outros productos da Quark.
Portanto só o facto de se dizer "Quark", toda a gente das artes graficas,
sabe de que se fala do quarkxpress.
Lembro-me de à uns anos um individuo chamar Aldus FreeHand ao FreeHand na altura em que já era da Macromedia. Não faço ideia se existe/existiu outro programa chamado "freehand".
 
O chamar-se Quark ao QuarkxPress já vem de à muuuuito tempo. Originalmente era só xPress.
O facto é de que só se usar o quarkxpres em artes graficas e nao os outros productos da Quark.
Portanto só o facto de se dizer "Quark", toda a gente das artes graficas,
sabe de que se fala do quarkxpress.
Lembro-me de à uns anos um individuo chamar Aldus FreeHand ao FreeHand na altura em que já era da Macromedia. Não faço ideia se existe/existiu outro programa chamado "freehand".
:lol: Não leves a mal, mas ainda deves ser novinho!:D

A Aldus foi das mais importantes empresas de software gráfico que alguma vez existiu... Basta dizer que a norma TIFF foi criada por eles. Em software faziam (entre outros) o Freehand e o Pagemaker... Aí a meio de dos anos 90, a Aldus fundiu-se com a Adobe (semelhante ao que a Adobe fez recentemente com a Macromedia). O Pagemaker (entre outros) passaram para a Adobe. Como a Adobe já tinha o Illustrator, o Freehand teve que ser vendido à Altsys, que mais tarde se aliou a outra empresa e formaram juntos a Macromedia.
Ou seja, isso é mais ou menos o mesmo que ainda hoje chamarem Macromedia Flash ao já renomeado Adobe Flash.
Edit: Na altura, por qualquer motivo estranho, usava-se sempre o nome da empresa antes do nome do produto em conversação normal: "Aldus Pagemaker", "Aldus Freehand", "Adobe Photoshop", "Adobe Illustrator", etc... O indíviduo que fez essa afirmação provavelmente ainda usava o Freehand 4 ou anterior (era Aldus):)
/end of history lesson!:)
 
Última edição:
ja agora, rui_mac (ou alguem que saiba responder), para nao levar o ficheiro original para essas graficas ou centro de copias ou whatever, qual sera a melhor maneira para exportar as paginas todas de maneira a perder o minimo de qualidade?


/offtopic (sorry Demiurgo ^^)
 
As gráficas normalmente aceitam EPS. A vantagem é que é um formato que nem precisa de ser aberto por nenhuma aplicação, podendo ser "injectado" directamente na máquina que vai produzir o fotolito ou mesmo fazer a impressão direct-to-plate. A desvantagem é que não dá para editar seja o que for e tem de ir logo tudo muito bem definido (formatos de saída, número de cores, fontes convertidas, imagens com profiles bem definidos, etc).
Hoje em dia, o PDF também vai sendo aceite quase em todo o lado. No fundo é como se fosse um EPS encapsulado num ficheiro, com a desvantagem de as imagens perderem um pouco (ou muito, dependendo das opções) de qualidade porque, normalmente vão codificadas em JPEG. Felizmente, também dá para integrar as imagens em ZIP. Fica um PDF mais pesado mas as imagens não perdem nada.
De qualquer modo, há que ter em conta que as cores devem ser definidas em CMYK (ou PANTONE) e não em RGB. De qualquer modo, no CorelDraw (pelo menos no PC), a cor visualizada no ecran não tem, normalmente, nada a ver com as que vão ser impressas. Tenham isso em atenção.

Rui Batista
 
sim, em relacao as cores penso nao haver problema, so tou a trabalhar com cores CMYK e no freehand ha uma opcao para o ecra "emular" as cores que vao ser impressas, sem problema.

quanto a exportacao para EPS, tem varios:
QuarkXPress EPS (*.eps)
Photoshop 4/5 RGB EPS (*.eps)
Encapsulated PostScript (*.eps)
EPS with TIFF Preview (*.eps)
DCS2 EPS (*.eps)

tou mais inclinado para os que tao sublinhados, mas nem sequer conheco o ultimo, any ideia?
 
O último sublinhado? EPS com TIFF preview significa que o EPS leva embebido um preview, normalmente a 72 dpi e a 256 cores. Isso vai aumentar o tamanho do ficheiro, claro. O TIFF não vai ser utilizado e serve apenas para visualização em aplicações que não fazem a interpretação do postscript.
Se te referes à última opção (DCS), significa Desktop Color Separations. No fundo, são uma sequência de EPS. Um deles é o compósito, normalmente em baixa resolução, que faz referência aos outros EPS que levam, cada um, a informação de apenas uma chapa de cor. Portanto, um DCS de um ficheiro feito a quatro cores (CMYK) são, de facto, 5 ficheiros: um EPS para o compósito, um EPS para o Cião, um EPS para o Magenta, um EPS para o Amarelo e um EPS para o Preto.

Rui Batista
 
lol pcascais


rui, qual seria entao a melhor exportacao? o trabalho e' para ser impresso em papel com alguma gramagem, mas nao muita.

obrigado pela ajuda!
e peço desculpa pelo grande offtopic
 
No fundo é como se (o pdf) fosse um EPS encapsulado num ficheiro

É engraçado o facto de um PDF ser uma espécie de ficheiro encapsulado de um EPS, que por sua vez é o encapsulamento de um ficheiro Post Script (Encapsulated Post Script). Era fantástico agora poder encapsular ficheiros PDF directamente nos Post Script :joker:

Oldman: pela tua lista mandava o EPS com preview em TIFF, mas mandava também uma exportação para PDF como alternativa. A Adobe tem-se esforçado para que o PDF seja cada vez mais um standard de trabalho também nesta área.
 
Última edição:
agora so volto a pegar nisso 2º feira e espero acabar nesse mesmo dia a ver se faço ja a exportacao e fica pronto, obrigado ;)
 
Back
Topo