corel para mac

Se o trabalho não tiver transparências exporta directo para PDF (que no freehand só vai atá à versão 1.3, sem suporte a transparências).
Se tiver transparências for monofolha (ou só duas ou três páginas), divide as páginas por vários documentos e grava o documento como Save As-> Editable eps. É a melhor opção. Não te esqueças de acrescentar a extensão .eps.
Se nenhuma das opções acima for aplicável no teu caso, usa a opção export->Quarkxpress Eps. É a que dá menos problemas de fontes... Mas mesmo assim, se puderes, converte tudo para curvas antes, e têm atenção às cedilhas (em certas fontes, no sítio em que a cedilha une com o c, o freehand deixa um quadrado branco na sobreposição. Em texto pequeno passa bem, em títulos fica altamente inestético), e a tudo o que seja caractéres acentuados (em certas fontes simplesmente desaparecem). E para prevenir que te escape alguma caixa, manda também as fontes para a gráfica, assim como o documento em texto para o caso de ser preciso emendar alguma coisa.
Se usares uma das opções de Export para EPS para exportar o ficheiro, não te esqueças de criar uma caixa com um stroke branco de 0,25pt de espessura, e colocar uma caixa dessas em todas as páginas, certinho pela medida do bleed. Alguns programas de Imposição não detectam bem a medida de página de documentos de Freehand sem ela, e em certas gráficas preferem passar o ficheiro por um programa de paginação (Indesign ou QuarkXpress que também têm dificuldade em ler o tamanho da página sem a caixa branca) antes de ripar.
Não te esqueças também de verificar se tens as imagens todas em CMYK ou Greyscale.

O Freehand e o Corel são os piores programas de artes gráficas que existem... Mais de metade dos cabelos brancos que eu apanhei no trabalho foram à custa desses dois, e dos problemas esquisitos que eles geram...
Para a próxima pagina isso num programa de paginação, e não num programa de desenho vectorial. Indesign por exemplo. Vais ver que tens menos problemas... E a gráfica também!:D

Boa sorte com isso.:)
 
Última edição:
em relacao as fontes isso foi das minhas primeiras preocupacoes (quando tava a definir o layout) precisamente para que depois do layout definido fosse sempre a abrir por isso creio que depois de as converter nao terei mais problemas com isso.

a ver se percebi aquela cena da caixa que falas em baixo. o que sugeres e' que crie um quadrado com a medida da pagina (A4 neste caso) e que faca um "paste inside", de maneira a todos os objectos ficarem com os limites desse quadrado?

penso que nao tenho transparencias, tenho e' uma especie de efeito de sombra mas nao era o que ja vem com o freehand, ou seja, pus um quadrado amarelo e por tras desse quadrado pus outro cinzento com um desfoque (da para controlar melhor os pontos da "sombra", que e' uma coisa que eu acho que ja devia de tar resolvida nesses photoshops e coisas do genero).

nao sei exactamente onde vou imprimir (aproveito para pedir opinioes nesse aspecto, por PM se for melhor), isto nao e' nada para trabalho, e' apenas um pre requesito para entregar na faculdade a ver se eles me deixam entrar ou nao, eles proprios disseram que nao precisa de ser "banhado a ouro" o que interessa e' a qualidade do conteudo e nao a qualidade do trabalho em si.
portanto, quanto mais barato melhor, alguem tem sugestoes?

so noutro dia e' que tive a conhecer o indesign, nao fazia ideia da sua existencia (apenas de nome) e tenciono experimentar pelo menos, mas talvez quando comprar o mac.
 
a ver se percebi aquela cena da caixa que falas em baixo. o que sugeres e' que crie um quadrado com a medida da pagina (A4 neste caso) e que faca um "paste inside", de maneira a todos os objectos ficarem com os limites desse quadrado?

Tens objectos ao corte?
Sim: Admitindo que deste 3 de bleed neles, então é pores uma caixa sem fill, e com stroke de 0,25 pt de cor branco na posição y=-3; x=-3, quando o ponto zero está no sítio, e com 216x303mm de tamanho... Se o bleed for maior, corrige os valores pelo valor que deste.

Não: então coloca a caixa na posição y=0 e x=0, quando o ponto zero está no sítio, e com 210x297mm de tamanho.


Esse trabalho vai ter muita tiragem? Até 500 exemplares procura uma gráfica que te imprima isso em digital. Mais que isso, já fica mais barato se for offset.
Eu recomendar-te-ia a gráfica em que trabalho, não estivessemos agora com cerca de 500 000 exemplares de 8 livros diferentes atrasados!!!:(
Só vias o teu trabalho daqui a 3 meses no mínimo...


Bom trabalho.

@Encarnado: são editáveis, mas quando vêm do Freehand é preferivel não os abrir em Illustrator...Certos efeitos são mal convertidos, alguns ficam em bitmap, outros desaparecem, outros saem da posição e problemas de fontes então nem se fala...:)
 
Eu cá acho que a malta (todos professioanis na área) te estão a dar informações a mais para o que queres :p

O bleed é uma "técnica" que consiste em teres as imagens (e todos os conteúdos que se encontrem à margem do canvas) X milímetros para fora do print size que queres no final. Se não lhe deres um bleed, poderás acabar com conteúdo cortado.
 
hum... desconheco essa tecnica. nao era suposto o conteudo sair como mostra no ecra? digo em relacao aos alinhamentos, se eu tiver um objecto no canto inferior direito a ficar mesmo justo nao e' suposto aparecer cortado, pelo que o kidloco disse, pode acontecer.

mas eu gostava de ter a certeza se de facto vai acontecer ou nao que e' para ir ja preparado com for para imprimir, ou mais vale levar uma versao com bleed e outra sem?

tambem acho que me estao a dar nozes a mais... eu queria apenas imprimir isto de maneira a sair o mais parecido possivel com o que tenho no ecra.

- em relacao a cores, tou a trabalhar em CMYK, logo nao ha problema.
- fontes ficam todas convertidas.
- o formato vai em EPS
- (essa cena do bleed agora e' que me f*deu) as margens e' que nao convinha que se movam porque estou a ocupar a folha sem margem nenhuma mesmo (em cerca de 10% e nao a toda a volta)
 
Não é pelo facto de estares a trabalhar em CMYK que não vais ter surpresas.
O problema é que o CorelDraw não mostra em ecran uma representação (RGB, porque os ecrans são sempre RGB) fidedigna do CMYK. Portanto, podes estar a fazer, por exemplo, um verde em CMYK e ele aparecer de uma maneira no ecran e depois não ter nada a ver quando impresso.

Rui Batista
 
Não é pelo facto de estares a trabalhar em CMYK que não vais ter surpresas.
O problema é que o CorelDraw não mostra em ecran uma representação (RGB, porque os ecrans são sempre RGB) fidedigna do CMYK. Portanto, podes estar a fazer, por exemplo, um verde em CMYK e ele aparecer de uma maneira no ecran e depois não ter nada a ver quando impresso.

Rui Batista

em relacao as cores penso nao haver problema, so tou a trabalhar com cores CMYK e no freehand ha uma opcao para o ecra "emular" as cores que vao ser impressas, sem problema.

tambem ja fiz uma impressao caseira e as cores nao fugiram muito
 
Se o documento que criaste tem uma margem branca a toda a volta (5mm mínimo), então não precisas de bleed para nada.
O bleed é necessário quando tens objectos que encostam à margem da folha de papel. Como o papel passa por uma série de processos mecânicos de impressão e de dobra em que a precisão não pode ser garantida, é normal um objecto que está à face do papel aparecer 1 ou 2 mm cortado ou aparecer 1 ou 2 mm afastado da margem do papel.
Bleed (ou sangramento no português abrasileirado da maioria dos softwares) consiste em definir um espaço para além da margem do papel (3mm geralmente) que os softwares (imposição, rips, etc.) vão ler. Depois de definido esse espaço, todos os objectos que estejam à face do papel têm que ser prolongados até essa margem.
Vê este exemplo:


A margem 1 representa a borda do papel, a margem 2 o bleed de 3 mm com que eu configurei o documento.

O objecto A está demasiado próximo da margem. É pouco aconselhável mas aceitável.
O objecto B está errado. Não pode ir encostado à margem sem passar para lá dela.
O objecto C está correcto. Encosta à margem, e ultrapassa-a. O que sai para fora da margem vai, em principio, ser eliminado no aparo do livro, mas a margem do livro vai ficar perfeita, sem aparecer nenhuma bordinha de papel em branco.

Espero ter esclarecido.:)

Bom trabalho.
 
LOL sim com o desenhor percebe-se melhor :)

mas por acaso na margem do lado direito tenho uma especie de separadores que nao me dava jeitinho nenhum que fossem cortados, sera preferivel entao arrastar os objectos mais para dentro para nao ficarem cortados, nao? (detesto estas manhosisses... nao podia sair exactamente como um gajo quer!?:004:)

obrigado ;)
 
LOL sim com o desenhor percebe-se melhor :)

mas por acaso na margem do lado direito tenho uma especie de separadores que nao me dava jeitinho nenhum que fossem cortados, sera preferivel entao arrastar os objectos mais para dentro para nao ficarem cortados, nao? (detesto estas manhosisses... nao podia sair exactamente como um gajo quer!?:004:)

obrigado ;)

Esses separaradores, se queres que saíam bem, e não os queres cortar, mete pelo menos 5mm para dentro.:)
 
Tens razão. Puxar para dentro perde a estética. Mas podes puxar para fora, só o fundo, sem mexeres no objecto. Assim o fundo fica ao corte, e o objecto vai permanecer centrado depois do livro aparado... Outra coisa, as diagonais que estão à esquerda e que se prolongam até cima, também têm que sair para fora.

Aqui segue o ficheiro que me mandaste, corrigido no Photoshop. É assim que ele deve ficar.A pass é a mesma:

http://rapidshare.com/files/22780971/Corrigido.rar.html
 
hum.. percebi! se bem que corro o risco daquilo nao ficar centrado na mesma, mas ao menos nao fica cortado :)
obrigado mais uma vez
 
Boas, Instalei recentemente o corel draw e queria saber se alguém me podia ajudar.
Queria abrir ficheiros diferentes em janelas separadas e o corel abre-me tudo na mesma janela o que faz com que passe o tempo todo a fechar o que não quero.
Como posso mudar isso?
 
corel ??

Viva!!
Estive a pesquisar algumas threads, e realmente constatei que a ultima versao do corel para mac , foi a 11.

No entanto ,como tenho alguns trabalhos arquivados no x3, precisava de os editar...
existe outro programa compativel que abra o formato cdr , versao 13 ??

estou a ponderar instalar o tal de parallels ou virtual pc , qualquer coisa que emule o win, de forma rapida sem puxar muito pelo ibookG4.

No entanto se alguem tiver outras opçôes viáveis , agradeço.


Porém, tambem uso outros programas ,que realmente só mesmo em windows...
Swish,Swift3d,alsee, etc
 
Back
Topo