Cores estranhas ou mal calibradas em MacBookPro 2006 (Modelo pré backlight LED)

MacCross

Membro
Tenho um macbookpro 2,33Ghz; 15'' de Dez 2006

Quando ao lado de um MacBook Pro com tecnologia LED fizemos os seguinte teste:
[TESTADO EM TIGER E LEOPARD]

a) Fundo com cor plana, cinzas e azuis apple
O meu - por comparação ao de tecnologia Led (nova versão Julho) - parece violeta, enquanto que no outro é um cinza neutro

b) Usamos um cinza neutro 127,127,127
No de LED é de facto um cinza bem plano, e bem neutro
No meu... :-( Até parecia cinzento, mas agora por comparação... Aquilo não se pode chamar cinzento. parece que puxa sempre aos azuis.

Alguém me pode esclarecer
Já andei nas definições, mas parece tudo normal:
LCD a cores
(É a única admitida para o LCD do MBP, e nenhuma das outras dá, em qualquer caso, resultados mais satisfatórios)

Criei o meu próprio perfil, e "a olho" consegui minorar alguns dos efeitos... Mas quando se põe um Mac ao lado do outro não tem nada a ver.


- Sendo o MacBook Pro dirigido aos profissionais das artes visuais, o que se passa?

- Será que isto tem mais que ver com a diferenças entre "ATI" e "Nvidia" que outra coisa?


Que processos devo usar para garantir que o que vejo é de facto "a realidade"?

Abraços,
MacCross


________________________________________________________


_________________________________________________________________________



Aqui fica a solução que eu próprio encontrei para o problema:


Após ligar o meu macbook ao ecrã da sala - Samsung LCD 26'', o mac imediatamente descobre o perfil exacto, correspondente ao monitor!

O cinzento neutro que referi, é de facto cinza neutro, tal como devia ser.

Conclui portanto que nada tinha que ver com a placa gráfica ser ATI, ou Nvidia, mas exclusimamente com o LCD que vem nos MacBook "pré retroiluminação a LED."

Em:
http://docs.info.apple.com/article.html?artnum=304534

Pode ler-se:

"Issue or symptom
After installing the Mac OS X 10.4.8 update, some MacBook computers will have a new color profile that is more consistent with other MacBook and MacBook Pro computers but may appear to have a blue tint when compared to the previous profile."
(...)

"Previous profile
If you prefer to return to the color profile you had before updating, you can download it here. (The profile has been compressed into a .zip file - you may need to unzip the file in order to get the color profile with the .icc suffix.)"


Ou seja!!!!
A partir de dada altura, ou no meu casso até veio de fábrica, tenho um perfil de cores manhoso no meu MacBook Pro - Mais exactamente a partir do Mac OsX 10.4.8



Instalei "de raiz" o leopardo, e continuo com o mesmo perfil ranhoso!?!?!?!


Tive que andar a correr atrás de um perfil que, pelo que explicam no site da apple, é uma versão antiga (imediatamente anterior ao 10.4.8), para ter umas cores de jeito no meu"designer/artist oriented" MacBook Pro de 2500€. (Ora bolas!!?)



Tenho estado há um ano a trabalhar dentro de um aquário!



Ora... Convínhamos que "o artista é um bom artista... Num havia necessidade..e...e ezzz.. ezzz ezzzzz"


CONCLUSÃO:

ALERTA A TODOS QUANTOS TÊM MACBOOK PRO VERSÕES ANTERIORES AO UPGRADE DE JUNHO DE 2007
(versões anteriores - São aquelas equipada com ATI Radeon e LCD "normais" - apenas a titulo de exemplo. Não é a placa gráfica que está em questão)

Alerta! Alerta! Podem não saber ( LOL ), mas as cores do vosso ecrã estão todas a fugir pós azuis!!! Eu até me agrada... mas

Basta mudar para o perfil de cores mais antigo e tudo fica bem!... menos bonito, é certo, mas mais realista! :-)
 
Última edição:
tens 2 hipotestes...

ou arranjas um perfil icc da adobe compativel com o teu monitor...ou entao só msm com um calibrador de monitor (aconselho o hue da pantone)...

a segunda hipotese torna-se dispendiosa, visto que tem de ser comprado, e sendo da PANTONE, como deves saber, nao é nada barato...

cumps
 
Back
Topo