Cores no Photshop

Hiver

Power Member
Boas pessoal!

Bom,aki vai mais 1 topico meu.

Mas e o seguinte,basicamente tou a dar e maluco...
pk?

Tiro as fotos com a minha nikon, sempre em raw.
Uso no meu windows o eskema de cores Adobe RGB (1998) e no photoshop (cs4 k e o k uso) tb.
O problema e k de um momento pro outro as cores nao coincidem minimamente.

Se abrir os raw no capture nx ta tudo bem,igual ao k vejo na makina,se abro no photoshop ja nao.
As cores ficam mais pobres,com - saturaçao.

No photoshop,em color mamagement setings, existe um icone k diz se tudo esta sincronizado,
e,embora eu saiba k o meu windows esta em Adobe RGB (1998), e tb saiba k o photoshop tb esta,ele continua a indicar k nao esta sincronizado.

na propria makina tb uso adobe rgb.

Bom,e pelo k reparei agora mesmo, as cores de uma foto ja editada sao iguais tanto no Capture nx como no photoshop.
Apenas o visualizador de imagens do windows as mostra errads...?

Alguem me pode ajudar?

No photoshop

e sorry pelo engano a escrever cores no titulo... lol
 
Última edição:
Podes alterar o título ;)

Quanto à diferença nas cores, suspeito que tenha a ver com os modos personalizados da Nikon que só são reconhecidos pelo software da própria, ou pelo lightroom (não a 100%, mas quase).
 
Nao percebo.Neste momento estou a usar outro viewer e as cores ja coincidem tanto com as do photoshop como com as do capture nx.

Mas no viewer do windows continua na mesma.
Ja tentei de tudo. Ja alterei para todos os profiles possiveis e faz o mesmo.
Estranho tb e o facto de o photoshop dizer k nao esta sincronizado,quando esta..

Sera mesmo dos ficheiros da nikon?
 
E ainda ha outro pormenor.

Os raw quando visualizados no capture nx dao com as cores correctas. Visualizados no conversor raw do photoshop ja nao.

Tou a dar em doido com isto pk me esta a estragar todo o workflow.

:(
 
nunca vais conseguir ver os RAW nikon com os settings que usaste na câmara no ACR, apenas no Capture NX, o ACR não consegue interpretar os settings usados, saturação, contraste, sharpening, etc, a única coisa que se mantém é o wb, de resto tudo é processado de uma forma neutra, e tens de aplicar todas as alterações dentro do próprio ACR e depois continuar a trabalhar no ps..

no capture nx os raw aparecem exactamente como os vês na câmara.. isto não é um defeito, é mesmo assim visto que os .NEF são um formato proprietário e a Nikon não disponibilizou a source à Adobe (julgo que o mesmo se aplica à Canon)

uma forma de solucionar este problema é abrir os RAW no Capture, convertê-los para Tiff e depois continuar o trabalho no ps..

cumps

Podes alterar o título ;)

Quanto à diferença nas cores, suspeito que tenha a ver com os modos personalizados da Nikon que só são reconhecidos pelo software da própria, ou pelo lightroom (não a 100%, mas quase).

o lightroom usa como motor o ACR, por isso o problema mantém-se..
 
Última edição:
Os perfis de calibração lançados recentemente pela Adobe para o ACR e o Lightroom ajudam bastante (muito mesmo) a diminuir a diferença para o Capture.

Pelo que oiço dizer, continua a haver diferenças. Mas só o facto de poder eliminar do workflow o passo "converter de NEF para TIFF no capture" é uma vantagem bastante grande, pelo menos para mim.

Quanto a haver programas que "entendem" os NEFs completamente, isso não é supreendente. A Nikon fornece um SDK gratuito para desenvolver programas que interpretem os seus NEFs. A Adobe não usa esse SDK e tem as suas razões:

But the Nikon SDK does not provide what Camera Raw needs to operate, and using it would limit Camera Raw’s speed, UI features, and quality of results (e.g. Camera Raw’s special highlight recovery algorithms).
 
Bom.Entao agora entendo pk isso acontece. Curiosamente nunca tinha ligado a tal facto. So agora e k dei mesmo conta de k acontece. lol (estupido eu sei)

E sim. Para mim tb e xato o facto de ter deir ao capture e passar pra tiff. Gosto de abrir no camera raw e ir logo ao photoshop.

O meu problema tb em abrir no capture e passar para tiff e k nao sei bem pk, as imagens dp parecem k levam com uma quantidade de sharpening em cima no capture.

E mto mau a Nikon fazer isso. So tinham a ganhar. Ainda por cima o capture nx paga-se,e paga-se bem.
Ao - na canon o software deles e gratis.

Goso mto de Nikon,mas nestes aspectos sao uns ladroes do catano. lol

Bom pesoal. Ajudram-me. Acho k fikei esclarecido.

Parece k foi tudo uma pouco falta de conhecimento meu.

Ja agora nao sei se sabem, mas a prorpria microsoft tem uma visualizador de raws directo. Tipo o visualizador de imagens mas para raw.

E curiosamente aparecem com o aspecto do capture nx. e o microsoft raw image viewer.

Obrigado pessoal.
 
Back
Topo